Samyutta Nikaya XLIV.8

Vacchagotta Sutta

Vacchagotta

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Ento o errante Vacchagotta foi at o Abenoado e ambos se cumprimentaram. Quando a conversa corts e amigvel havia terminado, ele sentou a um lado e disse:

"Como , Mestre Gotama, o mundo eterno?

Vaccha, eu no declarei isso: o mundo eterno.

Nesse caso, o mundo no eterno?

Vaccha, eu no declarei isso: o mundo no eterno."

Nesse caso, o mundo finito?

Vaccha, eu no declarei isso: o mundo finito.

Nesse caso, o mundo infinito?

Vaccha, eu no declarei isso: o mundo infinito.

Nesse caso, a alma e o corpo so a mesma coisa?

Vaccha, eu no declarei isso: a alma e o corpo so a mesma coisa.

Nesse caso, a alma uma coisa e o corpo outra?

Vaccha, eu no declarei isso: a alma uma coisa e o corpo outra.

Nesse caso, aps a morte um Tathagata existe?

Vaccha, eu no declarei isso: aps a morte um Tathagata existe.

Nesse caso, aps a morte um Tathagata no existe?

Vaccha, eu no declarei isso: aps a morte um Tathagata no existe.

Nesse caso, aps a morte um Tathagata tanto existe como no existe?

Vaccha, eu no declarei isso: aps a morte um Tathagata tanto existe como no existe.

Nesse caso, aps a morte um Tathagata nem existe nem no existe?

Vaccha, eu no declarei isso: aps a morte um Tathagata nem existe nem no existe.

Mestre Gotama, qual a causa e razo pela qual, quando os contemplativos de outras seitas so assim questionados, eles do respostas como: 'o mundo eterno' ... 'aps a morte um Tathagata nem existe nem no existe'. Qual a causa e razo pela qual, quando o Mestre Gotama assim questionado ele no d esse tipo de resposta?

Vaccha, os errantes de outras seitas consideraram que a forma o eu, ou o eu possudo de forma, ... ou a forma como estando no eu, ... ou o eu como estando na forma. Eles consideram que a sensao o eu, ou o eu possudo de sensao, ... ou a sensao como estando no eu, ... ou o eu como estando na sensao. Eles consideram que a percepo seja o eu, ou o eu possudo de percepo, ... ou a percepo como estando no eu, ... ou o eu como estando na percepo. Eles consideram que as formaes sejam o eu, ou o eu possudo de formaes, ... ou as formaes como estando no eu, ... ou o eu como estando nas formaes. Eles consideram que a conscincia seja o eu, ou o eu possudo de conscincia, ... ou a conscincia como estando no eu, ... ou o eu como estando na conscincia. Portanto, quando so assim questionados, eles do respostas como: 'o mundo eterno' ... 'aps a morte um Tathagata nem existe nem no existe'. Mas Vaccha, o Tathagata, um arahant perfeitamente iluminado no considera que a forma o eu ... ou o eu como estando na conscincia. Por conseguinte, quando o Tathagata assim questionado ele no d esse tipo de resposta."

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Maro 2013

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