Samyutta Nikaya XLIII.3

Savitakkasavicara Sutta

Sem o Pensamento Aplicado e Sustentado

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Em Savatthi. Bhikkhus, eu ensinarei para vocs o incondicionado e o caminho que conduz ao incondicionado. Ouam e prestem muita ateno quilo que eu vou dizer. Sim, venervel senhor, os bhikkhus responderam. O Abenoado disse o seguinte:

E o que, bhikkhus, o incondicionado? A destruio da cobia, a destruio da raiva, a destruio da deluso: isso chamado de incondicionado.

E qual, bhikkhus, o caminho que conduz ao incondicionado? Concentrao com o pensamento aplicado e sustentado; concentrao sem o pensamento aplicado, s o sustentado; concentrao sem o pensamento aplicado e sustentado: [1] isso chamado o caminho que conduz ao incondicionado.

Portanto, bhikkhus, eu ensinei para vocs o incondicionado e o caminho que conduz ao incondicionado. Aquilo que por compaixo um Mestre deveria fazer para os seus discpulos, desejando o bem-estar deles, isso eu fiz por vocs, bhikkhus. Ali esto aquelas rvores, aquelas cabanas vazias. Meditem, bhikkhus, no adiem, ou ento vocs se arrependero mais tarde. Essa a nossa instruo para vocs."

 


 

Nota:

[1] Essa trade de concentraes aparece em outros suttas nos nikayas (veja por exemplo o AN VIII.63 e MN 128). Uma concentrao sem o pensamento aplicado e com o pensamento sustentado no se encaixa dentro da sequncia familiar de quatro jhanas, na qual o primeiro jhana inclui ambos o pensamento aplicado e sustentado e o segundo jhana exclui ambos. Para reconciliar os dois esquemas o Abhidhamma complementa o esquema de quatro jhanas com uma sequncia de cinco jhanas em que o segundo jhana no tem o pensamento aplicado apenas o sustentado e o terceiro jhana corresponde ao segundo jhana no esquema de quatro jhanas. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Dezembro 2004

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