Samyutta Nikaya XLI.9

Acelakassapa Sutta

O Contemplativo Nu Kassapa

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


Agora, naquela ocasio o contemplativo nu Kassapa, que na vida laica havia sido um velho amigo de Citta o chefe de famlia, havia chegado em Macchikasanda. Citta, o chefe de famlia, ouviu sobre o fato e foi ao encontro do contemplativo nu Kassapa. Eles se cumprimentaram e quando a conversa corts e amigvel havia terminado ele sentou a um lado e disse:

Faz quanto tempo, Venervel Kassapa, que voc seguiu a vida santa?

J so trinta anos, chefe de famlia, desde que segui a vida santa.

Nesses trinta anos, venervel senhor, voc alcanou alguma distino supra-humana de conhecimento e viso digna dos nobres, e tem uma permanncia confortvel?

Nesses trinta anos desde que segui a vida santa, chefe de famlia, eu no alcancei nenhuma distino supra-humana de conhecimento e viso digna dos nobres, e no tenho uma permanncia confortvel, tenho apenas a nudez, a cabea raspada e a escova para limpar o meu assento.

Quando isso foi dito, Citta o chefe de famlia disse: de fato admirvel, senhor! de fato maravilhoso, senhor! Quo bem exposto o Dhamma no qual, depois de trinta anos, voc no ainda no alcanou nenhuma distino supra-humana de conhecimento e viso digna dos nobres e no tem uma permanncia confortvel, mas apenas a nudez, a cabea raspada e a escova para limpar o seu assento.

Mas, chefe de famlia, quanto tempo faz que voc se tornou um discpulo leigo?

No meu caso tambm, venervel senhor, j so trinta anos.

Nesses trinta anos, chefe de famlia, voc alcanou alguma distino supra-humana de conhecimento e viso digna dos nobres, e tem uma permanncia confortvel?

Como no alcancei, venervel senhor? Pois de acordo com a minha vontade, afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades no hbeis, eu entro e permaneo no primeiro jhana, que caracterizado pelo pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos do afastamento. Depois, de acordo com a minha vontade, abandonando o pensamento aplicado e sustentado, eu entro e permaneo no segundo jhana ... Depois, de acordo com a minha vontade, abandonando o xtase ... eu entro e permaneo no terceiro jhana ... Depois, de acordo com a minha vontade, com o completo desaparecimento da felicidade ... eu entro e permaneo no quarto jhana. Alm disso, se eu morrer antes do Abenoado, no seria surpresa se o Abenoado declarasse a meu respeito: No h grilho pelo qual Citta o chefe de famlia poder retornar a este mundo. [1]

Quando isso foi dito, o contemplativo nu Kassapa disse: de fato admirvel, senhor! de fato maravilhoso, senhor! Quo bem exposto o Dhamma em que um leigo vestido de branco pode alcanar uma distino supra-humana de conhecimento e viso digna dos nobres, e tem uma permanncia confortvel. Poderei receber a admisso nesse Dhamma e Disciplina, poderei receber a admisso completa como bhikkhu?

Ento, Citta, o chefe de famlia, levou o contemplativo nu Kassapa at os bhikkhus seniores e disse: Venerveis senhores, este contemplativo nu Kassapa um velho amigo nosso da vida laica. Que os bhikkhus seniores o aceitem na vida santa, que ele receba a admisso completa como bhikkhu. Eu cuidarei para que lhe sejam proporcionados os mantos, comida esmolada, moradia e medicamentos.

Ento, o contemplativo nu Kassapa recebeu a admisso no Dhamma e Disciplina, e ele recebeu a admisso completa como bhikkhu. E pouco tempo depois da sua ordenao, permanecendo s, isolado, diligente, ardente e decidido, o Venervel Kassapa alcanou e permaneceu no objetivo supremo da vida santa pelo qual membros de um cl deixam a vida em famlia pela vida santa, tendo conhecido e realizado por si mesmo no aqui e agora. Ele soube: O nascimento foi destrudo, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, no h mais vir a ser a nenhum estado. E assim o Venervel Kassapa tornou-se mais um dos Arahants.

 


 

Notas:

[1] Isso significa que ele um que no retorna, tendo erradicado os cinco primeiros grilhes que aprisionam os seres ao reino da esfera sensual. [Retorna]

 

 

Revisado: 18 Novembro 2006

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.