Samyutta Nikaya XLI.8

Nigantha Nataputta Sutta

Nigantha Nataputta

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


Agora, naquela ocasio o Nigantha Nataputta havia chegado em Macchikasanda com uma grande comitiva de niganthas.[1] Citta, o chefe de famlia, tomou conhecimento disso e junto com um grande nmero de discpulos leigos foi at o Nigantha Nataputta e ambos se cumprimentaram. Quando a conversa corts e amigvel havia terminado ele sentou a um lado. O Nigantha Nataputta ento lhe disse:

Chefe de famlia, voc tem f no contemplativo Gotama quando ele diz: H uma concentrao sem o pensamento aplicado e sustentado, h uma cessao do pensamento aplicado e sustentado? [2]

Com respeito a isso, venervel senhor, eu no me guio pela f no Abenoado quando ele diz: H uma concentrao sem o pensamento aplicado e sustentado, h uma cessao do pensamento aplicado e sustentado.

Quando isso foi dito, o Nigantha Nataputta olhou com orgulho para a sua comitiva e disse: Vejam isso, senhores! Quo franco esse chefe de famlia, Citta! Quo honesto e aberto! Quem pensa que o pensamento aplicado e sustentado pode ser parado imaginaria ser capaz de capturar o vento com uma rede ou interromper a correnteza do rio Gnges com as prprias mos.

O que voc pensa, venervel senhor, o que superior: o conhecimento ou a f?

O conhecimento, chefe de famlia, superior f.

Bem, venervel senhor, de acordo com a minha vontade, afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades no hbeis, eu entro e permaneo no primeiro jhana, que caracterizado pelo pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos do afastamento. Depois, de acordo com a minha vontade, abandonando o pensamento aplicado e sustentado, eu entro e permaneo no segundo jhana ... Depois, de acordo com a minha vontade, abandonando o xtase ... eu entro e permaneo no terceiro jhana ... Depois, de acordo com a minha vontade, com o completo desaparecimento da felicidade ... eu entro e permaneo no quarto jhana.

Posto que eu assim conheo e vejo, venervel senhor, em qual outro contemplativo ou brmane devo depositar f com relao afirmao de que h uma concentrao sem o pensamento aplicado e sustentado, uma cessao do pensamento aplicado e sustentado?

Quando isso foi dito, Nigantha Nataputta olhou com desconfiana para a sua comitiva e disse: Vejam isso, senhores! Quo desonesto esse chefe de famlia, Citta! Quo fraudulento e enganador!

Agora mesmo, venervel senhor, entendemos que voc disse: Vejam isso, senhores! Quo franco esse chefe de famlia, Citta! Quo honesto e aberto! no entanto, agora entendemos que voc diz: Vejam isso, senhores! Quo desonesto esse chefe de famlia, Citta! Quo fraudulento e enganador! Se a sua primeira afirmao verdadeira, venervel senhor, ento a sua ltima afirmao falsa, enquanto que se a primeira afirmao falsa, ento a sua ltima afirmao verdadeira.

Alm disso, venervel senhor, estas dez questes lgicas vm mente. Quando voc compreender o significado delas ento poder me responder juntamente com a sua comitiva. Uma questo, um resumo, uma resposta. Duas questes, dois resumos, duas respostas. Trs ... quatro ... cinco .... seis ... sete ... oito ... nove ... dez questes, dez resumos, dez respostas.

Ento, Citta, o chefe de famlia, levantou do seu assento e partiu sem ter pedido que o Nigantha Nataputta respondesse essas dez questes lgicas. [3]

 

 


 

Notas:

[1] Nigantha Nataputta o mesmo que Mahavira, o histrico progenitor do Jainismo. Embora ele aparea vrias vezes no Cnone (veja em particular o MN 56), no h relatos de que ele tenha encontrado o Buda pessoalmente. [Retorna]

[2] Isto se refere ao segundo jhana. [Retorna]

[3] Ao que parece o Nigantha no aceitou o desafio de Citta e por isso ele partiu sem formular as questes. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 18 Novembro 2006

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.