Samyutta Nikaya XII.62

Assutava (dutiya) Sutta

Sem Instruo

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Assim ouvi. Em certa ocasio o Abenoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika.

Bhikkhus, a pessoa comum sem instruo poder experimentar o desencantamento em relao a este corpo composto dos quatro grandes elementos; ela poder se tornar desapegada dele e libertada dele. Por que razo? Porque o crescimento e o declnio podem ser vistos neste corpo composto dos quatro grandes elementos, ele visto sendo tomado e deixado de lado. Portanto, a pessoa comum sem instruo poder experimentar o desencantamento em relao a este corpo composto dos quatro grandes elementos; ela poder se tornar desapegada dele e libertada dele.

Mas, bhikkhus, quanto quilo que chamado mente ou mentalidade ou conscincia a pessoa comum sem instruo incapaz de experimentar o desencantamento em relao a isso, incapaz de se tornar desapegada e libertada disso. Por que razo? Porque, durante muito tempo, isso foi digno da confiana dela, foi tomado como propriedade dela e compreendido por ela da seguinte forma: Isso meu, isso sou eu, isso o meu eu. Portanto, a pessoa comum sem instruo incapaz de experimentar o desencantamento em relao mente, incapaz de se tornar desapegada disso e libertada disso.

Seria melhor, bhikkhus, que uma pessoa comum sem instruo tomasse como o eu este corpo composto dos quatro grandes elementos ao invs da mente. Por que razo? Porque este corpo composto dos quatro grandes elementos visto durando um ano, dois anos, trs, quatro, cinco ou dez anos, vinte, trinta, quarenta, cinqenta ou sessenta anos, cem anos ou at mais. Mas aquilo que chamado mente ou mentalidade ou conscincia surge como uma coisa e cessa como outra de dia e de noite.

Nesse sentido, bhikkhus, o nobre discpulo bem instrudo observa com cuidado e ateno a origem dependente da seguinte forma: 'Quando existe isso, aquilo existe; Com o surgimento disso, aquilo surge. Quando no existe isso, aquilo tambm no existe; Com a cessao disto, aquilo cessa.' Bhikkhus, na dependncia de um contato para ser experimentado como prazeroso, bhikkhus, surge uma sensao prazerosa. Com a cessao daquele contato para ser experimentado como prazeroso, a correspondente sensao - a sensao prazerosa que surgiu na dependncia daquele contato para ser experimentado como prazeroso tambm cessa e aplacada.

Na dependncia de um contato para ser experimentado como doloroso, bhikkhus, surge uma sensao dolorosa. Com a cessao daquele contato para ser experimentado como doloroso, a correspondente sensao - a sensao dolorosa que surgiu na dependncia daquele contato para ser experimentado como doloroso tambm cessa e aplacada.

Na dependncia de um contato para ser experimentado como nem doloroso, nem prazeroso, bhikkhus, surge uma sensao nem dolorosa, nem prazerosa. Com a cessao daquele contato para ser experimentado como nem doloroso, nem prazeroso, a correspondente sensao - a sensao nem dolorosa, nem prazerosa que surgiu na dependncia daquele contato para ser experimentado como nem doloroso, nem prazeroso tambm cessa e aplacada.

Bhikkhus, assim como o calor e o fogo so produzidos pela juno e frico de dois gravetos de madeira, mas quando os gravetos so separados e postos de lado o calor resultante cessa e aplacado, da mesma maneira na dependncia de um contato para ser experimentado como prazeroso ... na dependncia de um contato para ser experimentado como doloroso ... na dependncia de um contato para ser experimentado como nem doloroso, nem prazeroso ... a sensao nem dolorosa, nem prazerosa que surgiu na dependncia daquele contato para ser experimentado como nem doloroso, nem prazeroso tambm cessa e aplacada.

"Vendo assim, bhikkhus, o nobre discpulo bem instrudo experimenta o desencantamento em relao ao contato, desencantamento em relao sensao, desencantamento em relao percepo, desencantamento em relao s formaes volitivas, desencantamento em relao conscincia. Experimentando o desencantamento ele se desapega. Atravs do desapego a sua mente libertada. Quando ela est libertada surge o conhecimento: 'Libertada.' Ele compreende que: 'O nascimento foi destrudo, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito, no h mais vir a ser a nenhum estado.'"

 


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Revisado: 15 Maro 2014

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