Samyutta Nikaya XII.46

Aatra Sutta

Um certo Brmane

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


Em Savathi. Ento, um certo brmane foi at o Abenoado e ambos se cumprimentaram. Quando a conversa corts e amigvel havia terminado ele sentou a um lado e disse para o Abenoado:

Como isso, Mestre Gotama: aquele que age o mesmo que experimenta (os resultados da ao)?

(O Buda:) (Dizer,) Aquele que age o mesmo que experimenta, um extremo.

(O brmane:) Ento, Mestre Gotama, aquele que age algum diferente daquele que experimenta?

(O Buda:) (Dizer,) Aquele que age algum diferente daquele que experimenta, um outro extremo. Evitando esses dois extremos, o Tathagata ensina o Dhamma pelo meio: Da ignorncia como condio, as formaes volitivas [surgem]. Das formaes volitivas como condio, a conscincia. Da conscincia como condio, a mentalidade-materialidade (nome e forma). Da mentalidade-materialidade (nome e forma) como condio, as seis bases dos sentidos. Das seis bases dos sentidos como condio, o contato. Do contato como condio, a sensao. Da sensao como condio, o desejo. Do desejo como condio, o apego. Do apego como condio, o ser/existir. Do ser/existir como condio, o nascimento. Do nascimento como condio, ento o envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero surgem. Essa a origem de toda essa massa de sofrimento.

Agora, do desaparecimento e cessao sem deixar vestgios dessa mesma ignorncia cessam as formaes volitivas. Da cessao das formaes volitivas, cessa a conscincia. Da cessao da conscincia, cessa a mentalidade-materialidade (nome e forma). Da cessao da mentalidade-materialidade (nome e forma), cessam as seis bases dos sentidos. Da cessao das seis bases dos sentidos, cessa o contato. Da cessao do contato, cessa a sensao. Da cessao da sensao, cessa o desejo. Da cessao do desejo, cessa o apego. Da cessao do apego, cessa o ser/existir. Da cessao do ser/existir, cessa o nascimento. Da cessao do nascimento, ento o envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero, tudo cessa. Essa a cessao de toda essa massa de sofrimento.

Quando isso foi dito, o brmane disse para o Abenoado: Magnfico, Mestre Gotama! Magnfico, Mestre Gotama! Mestre Gotama esclareceu o Dhamma de vrias formas, como se tivesse colocado em p o que estava de cabea para baixo, revelasse o que estava escondido, mostrasse o caminho para algum que estivesse perdido ou segurasse uma lmpada no escuro para aqueles que possuem viso pudessem ver as formas. Eu busco refgio no Mestre Gotama, no Dhamma e na Sangha dos bhikkhus. Que o Mestre Gotama se recorde de mim como um discpulo leigo que nele buscou refgio deste dia em diante, pelo resto da sua vida.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Setembro 2004

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.