Samyutta Nikaya XII.28

Bhikkhu Sutta

Um Bhikkhu

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Em Savatthi. "Aqui, bhikkhus, um bhikkhu compreende o envelhecimento e morte, a sua origem, a sua cessao, e o caminho que conduz sua cessao. Ele compreende o nascimento ... ser/existir ... apego ... desejo ... sensao ... contato ... seis bases dos sentidos ... mentalidade-materialidade (nome e forma) ... conscincia ... formaes volitivas, a sua origem, a sua cessao, e o caminho que conduz sua cessao.

"O que, bhikkhus, envelhecimento e morte? O envelhecimento dos seres nas diversas classes de seres, a sua idade avanada, os dentes quebradios, os cabelos grisalhos, a pele enrugada, o declnio da vida, o enfraquecimento das faculdades - a isto se chama envelhecimento. O falecimento dos seres nas vrias classes de seres, a sua morte, a dissoluo, o desaparecimento, o morrer, a finalizao do tempo, a dissoluo dos agregados, o cadver descartado - a isto se denomina morte. Com o surgimento do nascimento surge o envelhecimento e morte; com a cessao do nascimento cessa o envelhecimento e morte. Justamente este nobre caminho ctuplo o caminho que conduz cessao do envelhecimento e morte: isto , entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto, ateno plena correta, concentrao correta.

"O que, bhikkhus, nascimento? O nascimento dos seres nas vrias classes de seres, o prximo nascimento, a precipitao [em um ventre], a gerao, a manifestao dos agregados, a obteno das bases para contato - a isto se denomina nascimento. Com o surgimento do ser/existir surge o nascimento; com a cessao do ser/existir cessa o nascimento. Justamente este nobre caminho ctuplo o caminho que conduz cessao do nascimento: isto , entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto, ateno plena correta, concentrao correta.

"E o que ser/existir? Existem esses trs tipos de seres: seres do reino sensual, seres do reino da matria sutil, (ou com forma), e seres do reino imaterial, (ou sem forma) - a isto se denomina ser/existir. Com o surgimento do ser/existir surge o nascimento; com a cessao do ser/existir cessa o nascimento. Justamente este nobre caminho ctuplo o caminho que conduz cessao do ser/existir: isto , entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto, ateno plena correta, concentrao correta.

"O que apego? Existem esses quatro tipos de apego: apego a prazeres sensuais, apego a idias, apego a preceitos e rituais e apego idia da existncia de um eu - a isto se denomina apego. Com o surgimento do apego surge o ser/existir; com a cessao do apego cessa o ser/existir. Justamente este nobre caminho ctuplo o caminho que conduz cessao do apego: isto , entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto, ateno plena correta, concentrao correta.

"O que desejo? Existem essas seis classes de desejo: desejo por formas, desejo por sons, desejo por aromas, desejo por sabores, desejo por tangveis, desejo por objetos mentais - a isto se denomina desejo. Com o surgimento do desejo surge o apego; com a cessao do desejo cessa o apego. Justamente este nobre caminho ctuplo o caminho que conduz cessao do desejo: isto , entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto, ateno plena correta, concentrao correta.

"O que sensao? Existem essas seis classes de sensaes: sensaes que surgem do contato no olho, sensaes que surgem do contato no ouvido, sensaes que surgem do contato no nariz, sensaes que surgem do contato na lngua, sensaes que surgem do contato no corpo, sensaes que surgem do contato na mente - a isto se denomina sensao. Com o surgimento da sensao surge o desejo; com a cessao da sensao cessa o desejo. Justamente este nobre caminho ctuplo o caminho que conduz cessao da sensao: isto , entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto, ateno plena correta, concentrao correta.

"O que contato? Existem essas seis classes de contato: contato no olho, contato no ouvido, contato no nariz, contato na lngua, contato no corpo, contato na mente - a isto se denomina contato. Com o surgimento do contato surge a sensao; com a cessao do contato cessa a sensao. Justamente este nobre caminho ctuplo o caminho que conduz cessao do contato: isto , entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto, ateno plena correta, concentrao correta.

"O que so as seis bases dos sentidos? Existem essas seis bases: a base do olho, a base do ouvido, a base do nariz, a base da lngua, a base do corpo, a base da mente - a isto se denomina seis bases dos sentidos. Com o surgimento das seis bases dos sentidos surge o contato; com a cessao das seis bases dos sentidos cessa o contato. Justamente este nobre caminho ctuplo o caminho que conduz cessao das seis bases dos sentidos: isto , entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto, ateno plena correta, concentrao correta.

"O que mentalidade-materialidade (nome e forma)? Sensao, percepo, volio, contato e ateno - esses so chamados de mentalidade (nome). Os quatro grandes elementos e a forma material derivada dos quatro grandes elementos - esses so chamados de materialidade (forma) - a isto se denomina mentalidade-materialidade (nome e forma). Com o surgimento da mentalidade-materialidade (nome e forma) surgem as seis bases dos sentidos; com a cessao da mentalidade-materialidade (nome e forma) cessam as seis bases dos sentidos. Justamente este nobre caminho ctuplo o caminho que conduz cessao da mentalidade-materialidade (nome e forma): isto , entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto, ateno plena correta, concentrao correta.

"O que conscincia? Existem essas seis classes de conscincia: conscincia no olho, conscincia no ouvido, conscincia no nariz, conscincia na lngua, conscincia no corpo, conscincia na mente - a isto se denomina conscincia. Com o surgimento da conscincia surge a mentalidade-materialidade (nome e forma); com a cessao da conscincia cessa a mentalidade-materialidade (nome e forma). Justamente este nobre caminho ctuplo o caminho que conduz cessao da conscincia: isto , entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto, ateno plena correta, concentrao correta.

"O que so formaes volitivas? Existem esses trs tipos de formaes: a formao corporal, a formao verbal e a formao mental - a isto se denomina formaes volitivas. Com o surgimento das formaes volitivas surge a conscincia; com a cessao das formaes volitivas cessa a conscincia. Justamente este nobre caminho ctuplo o caminho que conduz cessao das formaes volitivas: isto , entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto, ateno plena correta, concentrao correta.

"O que ignorncia? No ter o conhecimento do sofrimento, no ter o conhecimento da origem do sofrimento, no ter o conhecimento da cessao do sofrimento, no ter o conhecimento do caminho que conduz cessao do sofrimento - a isto se denomina ignorncia. Com o surgimento da ignorncia surgem as formaes volitivas; com a cessao da ignorncia cessam as formaes volitivas. Justamente este nobre caminho ctuplo o caminho que conduz cessao da ignorncia: isto , entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto, ateno plena correta, concentrao correta.

"Quando, bhikkhus, um bhikkhu assim compreende o envelhecimento e morte, a sua origem, a sua cessao, e o caminho que conduz sua cessao; quando ele assim compreende o nascimento ... ser/existir ... apego ... desejo ... sensao ... contato ... seis bases dos sentidos ... mentalidade-materialidade (nome e forma) ... conscincia ... formaes volitivas, a sua origem, a sua cessao, e o caminho que conduz sua cessao, ele chamado um nobre discpulo com o entendimento perfeito, com a viso perfeita; ele realizou o verdadeiro Dhamma, ele v esse verdadeiro Dhamma, ele possui o conhecimento de um treinando, que entrou na correnteza do Dhamma, um nobre com a sabedoria penetrante que est s portas do Imortal.

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 27 Julho 2013

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