Samyutta Nikaya XII.26

Upavana Sutta

Upavana

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Em Savatthi. Ento o Venervel Upavana se aproximou do Abenoado e depois de cumpriment-lo, sentou a um lado e disse:

"Venervel senhor, alguns contemplativos e brmanes afirmam que o sofrimento criado pela prpria pessoa, alguns contemplativos e brmanes afirmam que o sofrimento criado pelos outros; alguns contemplativos e brmanes afirmam que o sofrimento criado tanto pela prpria pessoa como pelos outros; alguns contemplativos e brmanes afirmam que o sofrimento surge ao acaso sem ser criado pela prpria pessoa e tampouco pelos outros. Agora, venervel senhor, o que o Abenoado diz acerca disso? O que ele ensina? Como deveramos responder se fssemos dizer aquilo que foi dito pelo Abenoado sem deturp-lo com algo contrrio aos fatos? E como deveramos explicar de acordo com o Dhamma, de tal modo que nada que d margem censura possa com legitimidade ser deduzido da nossa declarao?

Upavana, eu disse que o sofrimento tem origem dependente. Dependente do que? Dependente do contato. Se algum dissesse isso estaria falando o que foi dito por mim e no estaria me deturpando com algo contrrio aos fatos; estaria explicando de acordo com o Dhamma, de tal modo que nada que d margem censura possa com legitimidade ser deduzido da sua declarao.

Nesse sentido, Upavana, no caso dos contemplativos e brmanes que afirmam que o sofrimento criado pela prpria pessoa, e aqueles que afirmam que o sofrimento criado pelos outros, e aqueles que afirmam que o sofrimento criado tanto pela prpria pessoa como pelos outros, e aqueles que afirmam que o sofrimento surge ao acaso sem ser criado pela prpria pessoa e tampouco pelos outros em cada um desses casos, o sofrimento condicionado pelo contato.

Nesse sentido, Upavana, no caso dos contemplativos e brmanes que afirmam que o sofrimento criado pela prpria pessoa, e aqueles que afirmam que o sofrimento criado pelos outros, e aqueles que afirmam que o sofrimento criado tanto pela prpria pessoa como pelos outros, e aqueles que afirmam que o sofrimento surge ao acaso sem ser criado pela prpria pessoa e tampouco pelos outros em cada um desses casos, impossvel que eles experimentem [qualquer coisa] sem o contato.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Setembro 2004

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