Samyutta Nikaya XII.11

Ahara Sutta

Alimento

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Assim ouvi. Em certa ocasio o Abenoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. L ele se dirigiu aos monges desta forma: Bhikkhus Venervel Senhor, eles responderam. O Abenoado disse o seguinte:

"Bhikkhus, existem esses quatro tipos de alimentos para a manuteno dos seres que j nasceram e para o sustento daqueles que esto em busca de um nascimento. Quais quatro? O alimento comida, grosseira ou sutil, o contato como o segundo, a volio mental como o terceiro e a conscincia como o quarto. Estes so os quatro tipos de alimento para a manuteno dos seres que j nasceram e para o sustento daqueles que esto buscando o nascimento.[1]

Agora, bhikkhus, o que esses quatro tipos de alimento possuem como origem, qual o seu princpio, do que eles nascem e so produzidos? Esses quatro tipos de alimento possuem o desejo como origem, desejo como o seu princpio; eles nascem e so produzidos pelo desejo.

E esse desejo possui o que como origem, qual o seu princpio, do que ele nasce e produzido? O desejo possui a sensao como origem, sensao como o seu princpio; ele nasce e produzido pela sensao.

E essa sensao possui o que como origem...? A sensao possui o contato como origem ... E esse contato possui o que como origem...? O contato possui as seis bases como origem ... E essas seis bases possuem o que como origem? As seis bases possuem a mentalidade-materialidade (nome e forma) como origem ... E essa mentalidade-materialidade (nome e forma) possui o que como origem ...? A mentalidade-materialidade (nome e forma) possui a conscincia como origem ... E essa conscincia possui o que como origem...? A conscincia possui as formaes volitivas como origem ... E essas formaes volitivas possuem o que como origem, qual o seu princpio, do que elas nascem e so produzidas? As formaes volitivas possuem a ignorncia como sua origem, ignorncia como o seu princpio; elas nascem e so produzidas pela ignorncia.

Portanto, bhikkhus, da ignorncia como condio, as formaes volitivas [surgem]. Das formaes volitivas como condio, a conscincia. Da conscincia como condio, a mentalidade-materialidade (nome e forma). Da mentalidade-materialidade (nome e forma) como condio, as seis bases dos sentidos. Das seis bases dos sentidos como condio, o contato. Do contato como condio, a sensao. Da sensao como condio, o desejo. Do desejo como condio, o apego. Do apego como condio, o ser/existir. Do ser/existir como condio, o nascimento. Do nascimento como condio, ento o envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero surgem. Assim a origem de toda essa massa de sofrimento. Mas com o desaparecimento e cessao sem deixar vestgios dessa mesma ignorncia cessam as formaes volitivas. Da cessao das formaes volitivas cessa a conscincia. Da cessao da conscincia cessa a mentalidade-materialidade (nome e forma). Da cessao da mentalidade-materialidade (nome e forma) cessam as seis bases dos sentidos. Da cessao das seis bases dos sentidos cessa o contato. Da cessao do contato cessa a sensao. Da cessao da sensao cessa o desejo. Da cessao do desejo cessa o apego. Da cessao do apego cessa o ser/existir. Da cessao do ser/existir cessa o nascimento. Da cessao do nascimento, ento o envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero, tudo cessa. Essa a cessao de toda essa massa de sofrimento.


Notas:

[1] Os alimentos so condies, (paccaya), pois as condies so chamadas de alimentos, (ahara), porque elas nutrem (ou produzem) os seus prprios efeitos. Embora existam outras condies para a existncia, apenas estas quatro so chamadas de alimento porque servem como condies especiais para o contnuo da vida. O alimento comida uma condio especial para o corpo fsico daqueles seres que se alimentam de comida. No corpo mental o contato uma condio especial para a sensao, a volio mental para a conscincia e a conscincia para a mentalidade-materialidade (nome e forma). [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Setembro 2004

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