Samyutta Nikaya VII.2

Akkosa Sutta

Abuso

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


Em certa ocasio, o Abenoado estava em Rajagaha, no Bambual, no Santurio dos Esquilos. O brmane Akkosaka Bharadvaja, Bharadvaja o Abusivo, ouviu: Dizem que um brmane do cl Bharadvaja deixou a vida em famlia e seguiu a vida santa sob o contemplativo Gotama. Furioso e desgostoso ele foi at o Abenoado e abusou dele e o insultou com palavras grosseiras e rudes.

Quando ele terminou de falar, o Abenoado lhe disse: O que voc pensa, brmane? Os seus amigos e colegas, pares e parentes, bem como convidados vm visit-lo?

Algumas vezes eles vm me visitar, Mestre Gotama.

Voc ento lhes oferece algo de comer ou uma refeio ou um aperitivo?

Algumas vezes ofereo, Mestre Gotama.

Mas se eles no aceitarem isso de voc, a quem pertence a comida?

Se eles no aceitarem aquilo de mim, ento a comida ainda nos pertence.

Da mesma forma, brmane, ns que no abusamos de ningum, que no berramos com ningum, que no censuramos ningum com grosserias recusamo-nos a aceitar de voc o abuso e insulto e censura que voc fez desencadear sobre ns. Isso ainda lhe pertence, brmane! Isso ainda lhe pertence, brmane!

Brmane, aquele que abusa quem o abusa, que insulta quem o insulta, que censura com grosserias quem o censura com grosserias diz-se que ele comparte da refeio, realizou uma permuta. Mas ns no compartimos da sua refeio; ns no realizamos uma permuta. Isso ainda lhe pertence, brmane! Isso ainda lhe pertence, brmane!

O rei e a sua corte entendem que o contemplativo Gotama um arahant, no entanto o Mestre Gotama ainda fica enraivecido. [1]

[O Abenoado:]

Como pode a raiva surgir naquele que eliminou a raiva,
naquele que domado e tem um modo de vida virtuoso,
naquele que libertado atravs do perfeito conhecimento,
naquele que firme e que permanece em paz?

Quem retribui a um homem enraivecido com a raiva
desse modo faz com que as coisas piorem para ele mesmo.
No repagando a raiva com a raiva,
ele sai vitorioso numa batalha difcil de ser vencida.

Ele pratica para o bem estar de ambos -
dele mesmo e dos outros -
quando, sabendo que o seu oponente est enraivecido,
ele com ateno plena se mantm em paz.

Alcanando a cura para ambos -
dele mesmo e dos outros -
as pessoas que o consideram um tolo
desconhecem o Dhamma.

Quando isso foi dito, o brmane Akkosaka Bharadvaja disse para o Abenoado: Magnfico, Mestre Gotama! Magnfico, Mestre Gotama! Mestre Gotama esclareceu o Dhamma de vrias formas, como se tivesse colocado em p o que estava de cabea para baixo, revelasse o que estava escondido, mostrasse o caminho para algum que estivesse perdido ou segurasse uma lmpada no escuro para aqueles que possuem viso pudessem ver as formas. Ns buscamos refgio no Mestre Gotama, no Dhamma e na Sangha dos bhikkhus. Que eu possa receber a admisso na vida santa sob o Mestre Gotama, que eu possa receber a admisso completa

Ento, o brmane do cl Bharadvaja recebeu a admisso na vida santa sob o Mestre Gotama, e ele recebeu a admisso completa. Permanecendo s, isolado, diligente, ardente e decidido, em pouco tempo, ele alcanou e permaneceu no objetivo supremo da vida santa pelo qual membros de um cl deixam a vida em famlia pela vida santa, tendo conhecido e realizado por si mesmo no aqui e agora, ele soube: O nascimento foi destrudo, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, no h mais vir a ser a nenhum estado. E assim o Venervel Bharadvaja tornou-se mais um dos Arahants.


Notas:

[1] Ele havia ouvido que os profetas impem uma maldio quando ficam enraivecidos, assim quando o Buda disse Isso ainda lhe pertence, brmane! ele ficou amedrontado, pensando, Parece que o contemplativo Gotama est lanando uma maldio sobre mim. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 5 Fevereiro 2005

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.