Samyutta Nikaya LVI.48

Chiggala Sutta

O Furo

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Bhikkhus, suponham que este grande planeta terra estivesse completamente coberto com gua e um homem lanasse uma bia com um nico furo. Um vento do leste a empurraria para o oeste, um vento do oeste a empurraria para o leste. Um vento do norte a empurraria para o sul, um vento do sul a empurraria para o norte. E suponham que houvesse uma tartaruga cega. Ela viria para a superfcie uma vez a cada cem anos. Agora o que vocs pensam, bhikkhus, aquela tartaruga cega, vindo para a superfcie uma vez a cada cem anos, colocaria o seu pescoo naquela bia com um nico furo?

Seria por mero acaso, venervel senhor, que a tartaruga cega, vindo para a superfcie uma vez a cada cem anos, colocasse o seu pescoo naquela bia com um nico furo."

Assim tambm, um mero acaso que algum obtenha o estado humano. [1] Assim tambm, um mero acaso que um Tathagata, um Arahant, perfeitamente iluminado, surja no mundo. Do mesmo modo, um mero acaso que o Dhamma e Disciplina expostos por um Tathagata brilhe no mundo.

Vocs obtiveram esse estado humano, bhikkhus. Um Tathagata, um Arahant, perfeitamente iluminado, surgiu no mundo. O Dhamma e Disciplina expostos pelo Tathagata brilha no mundo.

Portanto, bhikkhus, um esforo deve ser feito para compreender: Isto sofrimento. Um esforo deve ser feito para compreender: Esta a origem do sofrimento. Um esforo deve ser feito para compreender: Esta a cessao do sofrimento. Um esforo deve ser feito para compreender: Este o caminho que conduz cessao do sofrimento.

 


 

Notas:

[1] Esta afirmao deve ser tomada como um enunciado de cunho retrico e no filosfico. No nvel doutrinrio as trs ocorrncias aqui mencionadas no acontecem ao acaso mas ocorrem de acordo com causas e condies. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

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