Samyutta Nikaya LVI.45

Vala Sutta

O Cabelo

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Em certa ocasio, o Abenoado estava em Vesali na Grande Floresta no Salo com um pico na cumeeira. Ento, ao amanhecer, o venervel Ananda se vestiu e tomando a tigela e o manto externo, foi para Vesali para esmolar alimentos. O Venervel Ananda viu um grande nmero de jovens Licchavi praticando o tiro com arco no salo de treinamento, atirando flechas a uma certa distncia atravs de um pequeno orifcio, com a ponta atravs da parte traseira, [1] sem errar. Ao ver isso, lhe ocorreu o seguinte pensamento: Esse jovens Licchavi de fato so bem treinados! Esse jovens Licchavi de fato so bem treinados, atirando flechas a uma certa distncia atravs de um pequeno orifcio, com a ponta atravs da parte traseira, sem errar.

Ento, depois do venervel Ananda haver esmolado em Vesali e de haver retornado, aps a refeio ele foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado, e relatou aquilo que ele havia visto.

[O Abenoado disse:] O que voc pensa, Ananda, o que mais difcil e desafiador: atirar flechas a uma certa distncia atravs de um pequeno orifcio, com a ponta atravs da parte traseira, sem errar, ou perfurar com a ponta da flecha a ponta de um cabelo partido em sete fios?

mais difcil e desafiador, venervel senhor, perfurar com a ponta da flecha a ponta de um cabelo partido em sete fios.

Mas, Ananda, eles perfuram algo ainda mais difcil de perfurar aqueles que perfuram como na verdade : Isto sofrimento; aqueles que perfuram como na verdade : Esta a origem do sofrimento; aqueles que perfuram como na verdade : Esta a cessao do sofrimento; aqueles que perfuram como na verdade : Este o caminho que conduz cessao do sofrimento.

Portanto, Ananda, um esforo deve ser feito para compreender: Isto sofrimento. Um esforo deve ser feito para compreender: Esta a origem do sofrimento. Um esforo deve ser feito para compreender: Esta a cessao do sofrimento. Um esforo deve ser feito para compreender: Este o caminho que conduz cessao do sofrimento.

 


 

Notas:

[1] Ele os viu atirando uma flecha e logo em seguida outra de tal modo que a parte traseira da primeira flecha era partida pela ponta da segunda e em seguida uma terceira flecha era atirada na parte traseira da segunda flecha. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

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