Samyutta Nikaya IV.20

Rajja Sutta

Governo

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Certa ocasio, o Abenoado estava entre os Kosalas numa pequena cabana na floresta na regio do Himalaia. Ento, enquanto o Abenoado estava s e isolado, um pensamento surgiu na sua mente: possvel exercer o governo com virtude: sem matar e sem instigar os outros a que matem, sem confiscar e sem instigar os outros a que confisquem, sem sofrer e sem causar o sofrimento?

Ento, Mara, o Senhor do Mal, tomando conhecimento com a sua mente do pensamento na mente do Abenoado foi at o Abenoado e disse: Venervel senhor, que o Abenoado governe com virtude: sem matar e sem instigar os outros a que matem, sem confiscar e sem instigar os outros a que confisquem, sem sofrer e sem causar o sofrimento.

Mas o que voc v, Senhor do Mal, para falar comigo dessa forma?

Venervel senhor, o Abenoado desenvolveu e cultivou as quatro bases do poder espiritual, fez delas o seu veculo, a sua base, estabilizou-as, se exercitou nelas e aperfeioou-as. E, venervel senhor, se o Abenoado desejar, ele s tem que decidir que o Himalaia, o rei dentre as montanhas, se transforme em ouro, e ele se transformar em ouro. [1]

[O Abenoado:]

Se houvesse uma montanha feita de ouro,
feita inteiramente de ouro macio,
nem o dobro disso seria suficiente:
tendo conhecimento disso, ele se mantm equilibrado.

Como poderia algum se inclinar pelos prazeres sensuais
quando viu a fonte de onde brota o sofrimento?
tendo compreendido as aquisies como grilhes no mundo,
uma pessoa deveria praticar para a sua remoo.

Ento, Mara, o Senhor do Mal, compreendendo que, O Abenoado sabe quem sou, O Iluminado sabe quem sou triste e desapontado, desapareceu no mesmo instante.

 


 

Notas:

[1] Dizem que aquele que obtm maestria sobre as quatro bases do poder espiritual poderia viver por tanto tempo quanto um on ou aquilo que resta de um on. Mara fez esse apelo ao Buda, no devido ao respeito pela sua habilidade como lder, mas por querer tent-lo com a cobia pelo poder e dessa forma control-lo. interessante que este sutta no proporciona uma resposta questo sobre a possibilidade de um governo virtuoso, e essa ambigidade est presente em todo o Cnone em Pali. Enquanto alguns textos admitem que pode surgir um monarca que gire a roda, (um monarca justo que governa de acordo com o Dhamma), o consenso geral que o exerccio da autoridade envolve algum tipo de violncia e assim se torna difcil a sua compatibilidade com a perfeita obedincia aos preceitos. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 5 Fevereiro 2005

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