Samyutta Nikaya I.25

Arahant Sutta

Arahant

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[Uma devata:]

Se um bhikkhu um arahant,
perfeito, com as impurezas destrudas,
algum que possui o seu ltimo corpo,
ele ainda assim diria, Eu falo?
e ele diria, Eles falam comigo?[1]

[O Abenoado:]

Quando um bhikkhu um arahant,
perfeito, com as impurezas destrudas,
algum que possui o seu ltimo corpo,
ele poder dizer, Eu falo.
e ele poder dizer, Eles falam comigo.
Hbil, compreendendo a linguagem de uso corrente no mundo,
ele emprega esses termos como meras expresses. [2]

[Devata:]

Quando um bhikkhu um arahant,
perfeito, com as impurezas destrudas,
algum que possui o seu ltimo corpo,
porque ele se encontrou com a presuno
que ele diria, Eu falo,
que ele diria, Eles falam comigo?[ 3]

[O Abenoado:]

Aquele que abandonou por completo
a cadeia de iluses com relao ao eu,
esses vnculos foram dispersos, no existem mais.
Rico em sabedoria, ele escapou para mais alm
das concepes e suposies da mente errante.
Ele ainda poder dizer, Eu falo,
ele tambm poder dizer, Eles falam comigo.
Hbil, compreendendo a linguagem de uso corrente no mundo,
ele emprega esses termos como meras expresses.

 


Notas:

[1] Este deva que habitava um bosque, ouviu os bhikkhus na floresta empregando expresses como eu como, eu sento, meu manto, minha tigela, etc. Pensando, Eu pensei que esses bhikkhus fossem arahants, mas os arahants podem falar de uma forma que faa supor a idia da existncia de um eu? O deva foi at o Buda e formulou a sua pergunta. [Retorna]

[2] Veja tambm o DN 9.53 : Mas, Citta, esses so apenas nomes, expresses, modos de linguagem, designaes de uso corrente no mundo, que o Tathagata usa sem se agarrar nelas. [Retorna]

[3] De acordo com o comentrio, neste ponto o deva pensou que enquanto que os arahants no falariam dessa forma devido a uma idia (de um eu), eles poderiam assim fazer porque ainda tinham presuno ( isto , asmimana, a presuno eu sou). Por conseguinte ele formula a segunda pergunta e o Buda responde indicando que os arahants abandonaram por completo a presuno. [Retorna]

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Revisado: 24 Fevereiro 2007

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