Majjhima Nikaya 143

Anathapindikovada Sutta

Exortao para Anathapindika

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1. Assim ouvi. Em certa ocasio o Abenoado estava em Savatthi, no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika.

2. Agora, naquela ocasio o chefe de famlia Anathapindika estava atormentado, sofrendo e gravemente enfermo. Ento, ele se dirigiu a um homem desta forma: "Venha, bom homem, v at o Abenoado, homenageie-o em meu nome com a sua cabea aos ps dele e diga: Venervel senhor, o chefe de famlia Anathapindika est atormentado, sofrendo e gravemente enfermo; ele homenageia o Abenoado com a cabea aos seus ps.' Depois v at o Venervel Sariputta, homenageie-o em meu nome com a sua cabea aos ps dele e diga: 'Venervel senhor, o chefe de famlia Anathapindika est atormentado, sofrendo e gravemente enfermo; ele homenageia o Venervel Sariputta com a cabea aos seus ps.' Ento diga: 'Seria bom, venervel senhor, se o Venervel Sariputta fosse at a residncia do chefe de famlia Anathapindika, por compaixo.'"

"Sim senhor," o homem respondeu, e foi at onde estava o Abenoado, aps homenage-lo, ele sentou a um lado e relatou a sua mensagem. Depois ele foi at o Venervel Sariputta e aps homenage-lo ele relatou a sua mensagem, dizendo: "Seria bom, venervel senhor, se o Venervel Sariputta fosse at a residncia do chefe de famlia Anathapindika, por compaixo." O Venervel Sariputta consentiu em silncio.

3. Ento o Venervel Sariputta se vestiu e tomando a tigela e o manto externo, foi para a residncia do chefe de famlia Anathapindika tendo o Venervel Ananda como seu acompanhante. Tendo chegado, ele sentou em um assento que havia sido preparado e disse para o chefe de famlia Anathapindika: "Eu espero que voc esteja melhorando, chefe de famlia, espero que voc esteja confortvel, espero que as suas sensaes de dor estejam diminuindo e no aumentando e que a sua diminuio, no o seu aumento, seja evidente."

4. "Venervel Sariputta, eu no estou melhorando, no me sinto confortvel. Minhas sensaes de dor esto aumentando, no diminuindo, o seu aumento, no a sua diminuio evidente. Tal como se um homem forte estivesse partindo a minha cabea com uma espada afiada, da mesma forma, ventos violentos atravessam a minha cabea. Eu no estou melhorando ... Tal como se um homem forte estivesse apertando uma correia de couro dura em volta da minha cabea, da mesma forma, sinto dores violentas na minha cabea. Eu no estou melhorando ... Tal como se um aougueiro habilidoso ou seu aprendiz cortassem o ventre de um boi com uma faca de aougueiro afiada, da mesma forma, ventos violentos esto cortando o meu ventre. Eu no estou melhorando ... Tal como se dois homens fortes agarrassem um homem mais fraco por ambos braos e o assassem sobre uma cova com carvo em brasa, da mesma forma, um fogo violento queima no meu corpo. Eu no estou melhorando, no me sinto confortvel. Minhas sensaes de dor esto aumentando, no diminuindo, o seu aumento, no a sua diminuio evidente."

5. "Ento chefe de famlia, voc deve praticar da seguinte forma: 'Eu no me apegarei ao olho e a minha conscincia no depender do olho.' [1] Assim voc deve praticar. Voc deve praticar da seguinte forma: 'Eu no me apegarei ao ouvido ... Eu no me apegarei ao nariz ... Eu no me apegarei lngua ... Eu no me apegarei ao corpo ... Eu no me apegarei mente e a minha conscincia no depender da mente.' Assim voc deve praticar.

6. Chefe de famlia, voc deve praticar da seguinte forma: 'Eu no me apegarei s formas ... Eu no me apegarei aos sons ... Eu no me apegarei aos aromas ... Eu no me apegarei aos sabores ... Eu no me apegarei aos tangveis ... Eu no me apegarei aos objetos mentais e a minha conscincia no depender de objetos mentais.' Assim voc deve praticar.

7. Chefe de famlia, voc deve praticar da seguinte forma: 'Eu no me apegarei conscincia no olho ... Eu no me apegarei conscincia no ouvido ... Eu no me apegarei conscincia no nariz ... Eu no me apegarei conscincia na lngua ... Eu no me apegarei conscincia no corpo ... Eu no me apegarei conscincia na mente e a minha conscincia no depender da conscincia na mente. Assim voc deve praticar.

8. Chefe de famlia, voc deve praticar da seguinte forma: 'Eu no me apegarei ao contato no olho ... Eu no me apegarei ao contato no ouvido ... Eu no me apegarei ao contato no nariz ... Eu no me apegarei ao contato na lngua ... Eu no me apegarei ao contato no corpo ... Eu no me apegarei ao contato na mente e a minha conscincia no depender do contato na mente.' Assim voc deve praticar.

9. Chefe de famlia, voc deve praticar da seguinte forma: 'Eu no me apegarei sensao que surge tendo o contato no olho como condio ... Eu no me apegarei sensao que surge tendo o contato no ouvido como condio ... Eu no me apegarei sensao que surge tendo o contato no nariz como condio ... Eu no me apegarei sensao que surge tendo o contato na lngua como condio ... Eu no me apegarei sensao que surge tendo o contato no corpo como condio ... Eu no me apegarei sensao que surge tendo o contato na mente como condio e a minha conscincia no depender da sensao que surge tendo o contato na mente como condio.' Assim voc deve praticar.

10. Chefe de famlia, voc deve praticar da seguinte forma: 'Eu no me apegarei ao elemento terra ... Eu no me apegarei ao elemento gua ... Eu no apegarei ao elemento fogo ... Eu no me apegarei ao elemento ar ... Eu no apegarei ao elemento espao ... Eu no me apegarei ao elemento conscincia e a minha conscincia no depender do elemento conscincia. Assim voc deve praticar.

11. Chefe de famlia, voc deve praticar da seguinte forma: 'Eu no me apegarei forma material ... Eu no me apegarei sensao ... Eu no me apegarei percepo ... Eu no me apegarei s formaes ... Eu no me apegarei conscincia e a minha conscincia no depender da conscincia. Assim voc deve praticar.

12. Chefe de famlia, voc deve praticar da seguinte forma: 'Eu no me apegarei base do espao infinito ... Eu no me apegarei base da conscincia infinita ... Eu no apegarei base do nada ... Eu no me apegarei base da nem percepo, nem no percepo e a minha conscincia no depender da base da nem percepo, nem no percepo. Assim voc deve praticar.

13. Chefe de famlia, voc deve praticar da seguinte forma: 'Eu no me apegarei a este mundo e a minha conscincia no depender deste mundo. Eu no me apegarei ao mundo que est alm e a minha conscincia no depender do mundo que est alm. Assim voc deve praticar.

14. Chefe de famlia, voc deve praticar da seguinte forma: 'Eu no me apegarei ao que visto, ouvido, sentido, conscientizado, buscado, procurado, ponderado pela mente e a minha conscincia no depender disso. Assim voc deve praticar.

15. Quando isso foi dito o chefe de famlia Anathapindika chorou e derramou lgrimas. Ento o Venervel Ananda lhe perguntou: "Voc est cedendo, chefe de famlia, voc est afundando?"

"Eu no estou cedendo, Venervel Ananda, eu no estou afundando. Embora durante muito tempo eu tenha servido o Mestre e bhikkhus dignos de apreciao, nunca ouvi um discurso do Dhamma semelhante a este.

"Um discurso do Dhamma como este, chefe de famlia, no dado para os discpulos leigos que se vestem de branco. Este tipo de discurso do Dhamma dado para as pessoas que seguiram a vida santa. [2]

"Pois ento, Venervel Sariputta, permita que esse discurso do Dhamma seja dado para os discpulos leigos que se vestem de branco. Existem membros de cls que possuem uma fina camada de poeira sobre os olhos, que esto perdidos por no ouvirem esse tipo de discurso do Dhamma. Existem aqueles que compreendero o Dhamma."

16. Assim, depois de dar esse conselho ao chefe de famlia Anathapindika, o Venervel Sariputta e o Venervel Ananda levantaram-se dos seus assentos e partiram. Pouco depois que eles partiram o chefe de famlia Anathapindika morreu e renasceu no paraso de Tusita.

17. Ento quando a noite j estava bastante avanada, Anathapindika, agora um jovem deva com uma bela aparncia, foi at o Abenoado, iluminando todo o bosque de Jeta. Depois de homenage-lo ele ficou parado a um lado e dirigiu-se ao Abenoado em versos:

"Oh, abenoado este bosque de Jeta,
habitado pela sbia Sangha,
onde reside o rei do Dhamma,
a fonte de toda a minha felicidade.

Atravs da ao, conhecimento e Dhamma,
atravs da virtude e modo de vida nobre -
atravs disso os mortais so purificados,
no atravs da linhagem ou riqueza.

Portanto uma pessoa sbia que v
aquilo que realmente conduz ao seu prprio bem,
deveria investigar o Dhamma
e purificar-se atravs dele.

Sariputta alcanou o cume
em virtude, paz e sabedoria;
qualquer bhikkhu que foi mais alm
pode no mximo igual-lo."

18. Isso foi o que o jovem deva Anathapindika disse e o Mestre aprovou. Ento o jovem deva Anathapindika, pensando: O Mestre me aprovou, homenageou o Abenoado e mantendo-o sua direita, desapareceu em seguida.

19. Quando a noite havia terminado, o Abenoado dirigiu-se aos bhikkhus desta forma: "Bhikkhus, ontem noite, quando a noite j estava bem avanada, veio ter comigo um certo deva com belssima aparncia que iluminou todo o bosque de Jeta. Depois de me homenagear, ele ficou em p a um lado e dirigiu-se a mim em versos desta forma:

" Oh, abenoado este bosque de Jeta ...
pode no mximo igual-lo."

Isso foi o que o jovem deva disse. Ento o jovem deva, pensando: 'O Mestre me aprovou, me homenageou e mantendo-me sua direita, desapareceu em seguida."

20. Quando isso foi dito, o Venervel Ananda disse ao Abenoado: "Com certeza, venervel senhor, aquele jovem deva deve ter sido Anathapindika. Pois o chefe de famlia Anathapindika tinha perfeita confiana no Venervel Sariputta."

"Muito bem, Ananda! Voc deduziu a concluso correta. Aquele jovem deva era Anathapindika, ningum mais."

Isso foi o que disse o Abenoado. O Venervel Ananda ficou satisfeito e contente com as palavras do Abenoado.

 


 

Notas:

[1] MA diz que o apego ao olho ocorre atravs do desejo e cobia; a conscincia depende do olho atravs do desejo e das idias. No entanto como Anathapindika j havia 'entrado na correnteza', a dependncia no seu caso apenas envolvia o desejo, tendo as idias sido erradicadas atravs do caminho de 'entrar na correnteza'. [Retorna]

[2] Esta afirmao no implica a existncia de alguma exclusividade inerente, ou discriminao arbitrria na forma como o Buda apresenta os seus ensinamentos. Mas como aqueles que permanecem na vida laica tm que cuidar das suas famlias, posses e ocupaes, um discurso deste tipo, que conduz ao total desapego, no seria conveniente para eles. [Retorna]

 

 

Revisado: 20 Fevereiro 2008

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