Itivuttaka 103

Samanabrahmana Sutta

Contemplativos e Brmanes

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Isto foi dito pelo Abenoado, dito pelo Arahant, assim ouvi: "Bhikkhus todos contemplativos e brmanes que no compreendem como na verdade : 'Isto sofrimento'; 'Esta a origem do sofrimento'; 'Esta a cessao do sofrimento'; 'Este o caminho que conduz cessao do sofrimento' - esses contemplativos e brmanes no so considerados por mim serem verdadeiros contemplativos entre contemplativos, serem verdadeiros brmanes entre brmanes. Esses venerveis permanecem sem terem realizado por si mesmos, aqui e agora, atravs do conhecimento direto, o objetivo de ser um contemplativo, o objetivo de ser um brmane.

"Mas, bhikkhus todos contemplativos e brmanes que compreendem como na verdade : 'Isto sofrimento'; 'Esta a origem do sofrimento'; 'Esta a cessao do sofrimento'; 'Este o caminho que conduz cessao do sofrimento' - esses contemplativos e brmanes so considerados por mim serem verdadeiros contemplativos entre contemplativos, serem verdadeiros brmanes entre brmanes. Esses venerveis permanecem tendo realizado por si mesmos, aqui e agora, atravs do conhecimento direto, o objetivo de ser um contemplativo, o objetivo de ser um brmane."

Aqueles que no compreendem o sofrimento,
ou como o sofrimento produzido,
ou onde o sofrimento finalmente cessa
sem deixar vestgios,
e que no conhecem o caminho,
que conduz ao fim do sofrimento -
eles esto desprovidos da libertao da mente
e tambm carecem da libertao atravs da sabedoria;
incapazes de dar um fim,
eles seguem para o nascimento e morte.

Mas aqueles que compreendem o sofrimento,
e como o sofrimento produzido,
e onde o sofrimento finalmente cessa
sem deixar vestgios,
e que conhecem o caminho,
que conduz ao fim do sofrimento -
eles possuem a libertao da mente
e tambm a libertao atravs da sabedoria;
capazes de dar um fim,
eles nunca mais regressam para o nascimento e morte.

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 5 Julho 2014

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