Anguttara Nikaya X.94

Vajjiyamahita Sutta

Vajjiyamahita

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


Em certa ocasio o Abenoado estava em Campa, s margens do Lago da Ltus Gaggara. Ento o chefe de famlia Vajjiyamahita deixou Campa cedo pela manh para ver o Abenoado, porm o pensamento lhe ocorreu, No o momento apropriado para ver o Abenoado, ele ainda est em retiro. E no o momento apropriado para ver os bhikkhus dignos de respeito, eles ainda esto em retiro. E se eu fosse at o parque dos errantes de outras seitas?" E ele foi at o parque onde estavam os errantes de outras seitas.

Agora, naquela ocasio os errantes de outras seitas estavam sentados numa grande assemblia fazendo uma grande baderna, conversando em voz alta e aos berros sobre muitos assuntos inteis. Eles viram o chefe de famlia Vajjiyamahita vindo distncia. Ao v-lo, eles silenciaram a assemblia dizendo o seguinte: Senhores, fiquem quietos; senhores, no faam rudo. Ali vem o chefe de famlia Vajjiyamahita, um discpulo do contemplativo Gotama, um dos discpulos leigos vestidos de branco do contemplativo Gotama que est em Campa. Esses venerveis gostam do silncio; eles so disciplinados no silncio; eles recomendam o silncio. Talvez, se ele encontrar a nossa assemblia em silncio, ele pensar em juntar-se a ns. Ento os errantes ficaram em silncio.

Ento o chefe de famlia Vajjiyamahita foi at onde os errantes de outras seitas estavam e eles se cumprimentaram. Quando a conversa amigvel e corts havia terminado, ele sentou a um lado e os errantes lhe disseram:

"Chefe de famlia, verdade o que dizem, que o contemplativo Gotama critica todas as austeridades e que ele condena e reprova incondicionalmente todos aqueles que vivem uma vida austera e dura?"

"No, venervel senhor, o Abenoado no critica todas as austeridades e ele no condena e reprova incondicionalmente todos aqueles que vivem uma vida austera e dura. O Abenoado critica o que merece ser criticado e elogia o que merece ser elogiado. Criticando aquilo que merece ser criticado e elogiando o que merece ser elogiado o Abenoado fala depois de fazer uma anlise; ele no fala de um modo unilateral." [1]

Quando isso foi dito um dos errantes falou: "Espere um pouco, chefe de famlia! Esse contemplativo Gotama que voc est elogiando aquele que se recusa a fazer declaraes definitivas."

"Tambm responderei a isso, venervel senhor. O Abenoado declarou: 'Isto benfico' e, 'Isto prejudicial.' Portanto quando o Abenoado declara o que benfico e o que prejudicial, ele faz declaraes definitivas. Ele no se recusa a fazer declaraes definitivas."

Quando isso foi dito, os errantes ficaram sentados em silncio, consternados, com os ombros cados e a cabea baixa, deprimidos e sem resposta. Vajjiyamahita percebendo que os errantes estavam sentados em silncio, consternados ... sem resposta, foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e relatou ao Abenoado toda a conversa com os errantes.

[O Abenoado disse:] Muito bem, chefe de famlia. Muito bem. Assim como voc deve sempre refutar com o Dhamma esses homens tolos.

(1) - (2) "Eu no digo, chefe de famlia, que todos os tipos de austeridades devam ser praticadas; nem digo que todos os tipos de austeridades no devam ser praticadas. (3) - (4) Eu no digo que todos os tipos de observncias devam ser praticadas; nem digo que todos os tipos de observncias no devam ser praticadas. (5) - (6) Eu no digo que algum deve se esforar de todos os modos; nem digo que algum no deve se esforar de nenhum modo. (7) - (8) Eu no digo que algum deva fazer todo tipo de renncia; nem digo que algum no deva fazer nenhum tipo de renncia. (9) - (10) Eu no digo que algum deva realizar todo tipo de libertao; nem digo que algum no deva realizar nenhum tipo de libertao.

(1) - (2) "Se, chefe de famlia, quando algum pratica uma certa austeridade, as qualidades prejudiciais aumentam e as qualidades benficas diminuem, ento eu digo, ele no deve praticar essa austeridade. Mas se quando algum pratica uma certa austeridade, as qualidades prejudiciais diminuem e as qualidades benficas aumentam, ento eu digo, ele deve praticar essa austeridade.

(3) - (4) "Se, chefe de famlia, quando algum pratica uma certa observncia, as qualidades prejudiciais aumentam e as qualidades benficas diminuem, ento eu digo, ele no deve praticar essa observncia. Mas se quando algum pratica uma certa observncia, as qualidades prejudiciais diminuem e as qualidades benficas aumentam, ento eu digo, ele deve praticar essa observncia.

(5) - (6) "Se, chefe de famlia, quando algum se esfora de um certo modo, as qualidades prejudiciais aumentam e as qualidades benficas diminuem, ento eu digo, ele no deve se esforar desse modo. Mas se quando algum se esfora de um certo modo, as qualidades prejudiciais diminuem e as qualidades benficas aumentam, ento eu digo, ele deve se esforar desse modo.

(7) - (8) "Se, chefe de famlia, quando algum ao renunciar algo, as qualidades prejudiciais aumentam e as qualidades benficas diminuem, ento eu digo, ele no deve fazer essa renncia. Mas se quando algum ao renunciar algo, as qualidades prejudiciais diminuem e as qualidades benficas aumentam, ento eu digo, ele deve fazer essa renncia.

(9) - (10) "Se, chefe de famlia, quando algum realiza uma certa libertao, as qualidades prejudiciais aumentam e as qualidades benficas diminuem, ento eu digo, ele no deve realizar essa libertao. Mas se quando algum realiza uma certa libertao, as qualidades prejudiciais diminuem e as qualidades benficas aumentam, ento eu digo, ele deve realizar essa libertao.

Quando Vajjiyamahita havia sido instrudo, estimulado, motivado e encorajado pelo Abenoado com um discurso do Dhamma, ele levantou do seu assento e depois de homenagear o Abenoado, mantendo-o sua direita, partiu.

No muito tempo depois o Abenoado dirigiu-se aos bhikkhus: Bhikkhus, mesmo um bhikkhu que h muito tenha compreendido o Dhamma nesta Doutrina e Disciplina faria bem em sempre refutar os errantes de outras seitas com o Dhamma exatamente da forma como fez o chefe de famlia Vajjiyamahita."

 


 

Notas:

[1] "Fazer uma anlise" - vibhajjavada, veja o MN 99, nota 2. [Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 28 Dezembro 2013

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.