Anguttara Nikaya X.54

Samatha Sutta

Tranquilidade

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"Bhikkhus, um bhikkhu que no hbil nos modos das mentes dos outros deveria treinar: 'Eu terei habilidade nos modos da minha prpria mente.' Assim vocs devem treinar.

"Como um bhikkhu tem habilidade nos modos da sua prpria mente? Tal como uma mulher, ou um homem, jovem, sadio, que aprecia ornamentos, ao ver a imagem do rosto refletida num espelho lmpido e brilhante ou numa bacia com gua cristalina, percebe uma mancha ou defeito, far esforo para remov-la, mas no percebendo mancha ou defeito ficar feliz assim: um ganho para mim que esteja perfeito!

"Do mesmo modo, para um bhikkhu a auto-anlise muito benfica para o incremento de qualidades benficas: 'Eu obtenho a tranquilidade interna da mente ou no? Eu obtenho a sabedoria superior do insight dos fenmenos, ou no?

(1) "Se, atravs dessa auto-anlise, um bhikkhu sabe: 'Eu obtenho a tranquilidade interna da mente mas no a sabedoria superior do insight dos fenmenos,' ele deveria basear-se na tranquilidade interna da mente e fazer um esforo para obter a sabedoria superior do insight dos fenmenos. Ento, algum tempo mais tarde, ele obtm ambos a tranquilidade interna da mente e a sabedoria superior do insight dos fenmenos.

(2) "Se, atravs dessa auto-anlise, um bhikkhu sabe: 'Eu obtenho a sabedoria superior do insight dos fenmenos mas no a tranquilidade interna da mente,' ele deveria basear-se na sabedoria superior do insight dos fenmenos e fazer um esforo para obter a tranquilidade interna da mente. Ento, algum tempo mais tarde, ele obtm ambos a sabedoria superior do insight dos fenmenos e a tranquilidade interna da mente.

(3) "Mas, se atravs dessa auto-anlise, um bhikkhu sabe: 'Eu no obtenho a tranquilidade interna da mente, nem a sabedoria superior do insight dos fenmenos,' ento ele deve empregar desejo adicional, empenho, diligncia, esforo, ateno plena e plena conscincia para obter ambas qualidades benficas. Tal como se o turbante ou o cabelo de uma pessoa estivesse em chamas ela empregaria desejo adicional, empenho, diligncia, esforo, ateno plena e plena conscincia para apagar o fogo do seu turbante ou cabelo, da mesma forma o bhikkhu deveria empregar desejo adicional, empenho, diligncia, esforo, ateno plena e plena conscincia para obter ambas qualidades benficas. Ento, algum tempo mais tarde, ele obtm ambos a tranquilidade interna da mente e a sabedoria superior do insight dos fenmenos.

(4) "Mas, se atravs dessa auto-anlise, um bhikkhu sabe: 'Eu obtenho ambas a tranquilidade interna da mente e a sabedoria superior do insight dos fenmenos,' ele deveria basear-se nessas mesmas qualidades benficas e fazer um esforo adicional para realizar a destruio das impurezas. [1]

"Mantos, eu digo, so de dois tipos: para serem usados e aqueles que no devem ser usados. Comida esmolada tambm, eu digo, so de dois tipos: para ser consumida e aquela que no deve ser consumida. Moradias tambm, eu digo, so de dois tipos: para serem usadas e aquelas que no devem ser usadas. Vilarejos ou cidades tambm, eu digo, so de dois tipos: para serem habitados e aqueles que no devem ser habitados. Pases ou regies tambm, eu digo, so de dois tipos: para serem habitados e aqueles que no devem ser habitados. Pessoas tambm, eu digo, so de dois tipos: para serem associadas e aquelas que no devem ser associadas.

(5) 'Quando foi dito: 'Mantos, eu digo, so de dois tipos: para serem usados e aqueles que no devem ser usados,' por qual razo foi dito isso? Se algum sabe de um manto: 'Quando uso esse manto, em mim as qualidades prejudiciais aumentam e as qualidades benficas diminuem,' ento aquele manto no deve ser usado. Ma se algum sabe de um manto: 'Quando uso esse manto, em mim as qualidades benficas aumentam e as qualidades prejudiciais diminuem,' ento aquele manto deve ser usado. Quando foi dito: 'Mantos, eu digo, so de dois tipos: para serem usados e aqueles que no devem ser usados,' foi por essa razo que isso foi dito.

(6) 'Quando foi dito: 'Comida esmolada, eu digo, so de dois tipos: para ser consumida e aquela que no deve ser consumida,' por qual razo foi dito isso? Se algum sabe de uma comida esmolada: 'Quando consumo essa comida esmolada, em mim as qualidades prejudiciais aumentam e as qualidades benficas diminuem,' ento aquela comida esmolada no deve ser consumida. Mas se algum sabe de uma comida esmolada: 'Quando consumo essa comida esmolada, em mim as qualidades benficas aumentam e as qualidades prejudiciais diminuem,' ento aquela comida esmolada deve ser consumida. Quando foi dito: 'Comida esmolada, eu digo, so de dois tipos: para ser consumida e aquela que no deve ser consumida,' foi por essa razo que isso foi dito.

(7) 'Quando foi dito: 'Moradias, eu digo, so de dois tipos: para serem usadas e aquelas que no devem ser usadas,' por qual razo foi dito isso? Se algum sabe de uma moradia: 'Quando uso essa moradia, em mim as qualidades prejudiciais aumentam e as qualidades benficas diminuem,' ento aquela moradia no deve ser usada. Mas se algum sabe de uma moradia: 'Quando uso essa moradia, em mim as qualidades benficas aumentam e as qualidades prejudiciais diminuem,' ento aquela moradia deve ser usada. Quando foi dito: 'Moradias, eu digo, so de dois tipos: para serem usadas e aquelas que no devem ser usadas,' foi por essa razo que isso foi dito.

(8) 'Quando foi dito: 'Vilarejos ou cidades, eu digo, so de dois tipos: para serem habitados e aqueles que no devem ser habitados,' por qual razo foi dito isso? Se algum sabe de um vilarejo ou cidade: 'Quando habito esse vilarejo ou cidade, em mim as qualidades prejudiciais aumentam e as qualidades benficas diminuem,' ento aquele vilarejo ou cidade no deve ser habitado. Mas se algum sabe de um vilarejo ou cidade: 'Quando habito esse vilarejo ou cidade, em mim as qualidades benficas aumentam e as qualidades prejudiciais diminuem,' ento aquele vilarejo ou cidade deve ser habitado. Quando foi dito: 'Vilarejos ou cidades, eu digo, so de dois tipos: para serem habitados e aqueles que no devem ser habitados,' foi por essa razo que isso foi dito.

(9) 'Quando foi dito: 'Pases ou regies, eu digo, so de dois tipos: para serem habitados e aqueles que no devem ser habitados,' por qual razo foi dito isso? Se algum sabe de um pas ou regio: 'Quando habito esse pas ou regio, em mim as qualidades prejudiciais aumentam e as qualidades benficas diminuem,' ento aquele pas ou regio no deve ser habitado. Mas se algum sabe de um pas ou regio: 'Quando habito esse pas ou regio, em mim as qualidades benficas aumentam e as qualidades prejudiciais diminuem,' ento aquele pas ou regio deve ser habitado. Quando foi dito: 'Pases ou regies, eu digo, so de dois tipos: para serem habitados e aqueles que no devem ser habitados,' foi por essa razo que isso foi dito.

(10) 'Quando foi dito: 'Pessoas, eu digo, so de dois tipos: para serem associadas e aquelas que no devem ser associadas,' por qual razo foi dito isso? Se algum sabe de uma pessoa: 'Quando me associo com essa pessoa, em mim as qualidades prejudiciais aumentam e as qualidades benficas diminuem,' ento ele no deve se associar com aquela pessoa. Mas se algum sabe de uma pessoa: 'Quando me associo com essa pessoa, em mim as qualidades benficas aumentam e as qualidades prejudiciais diminuem,' ento deve se associar com aquela pessoa. Quando foi dito: 'Pessoas, eu digo, so de dois tipos: para serem associadas e aquelas que no devem ser associadas,' foi por essa razo que isso foi dito.

 


 

Notas:

[1] "Tranquilidade interna da mente" em pali: ajjhatam ceto-samathassa; "sabedoria superior do insight dos fenmenos" em pali: adhipaa-dhamma-vipassanaya; "destruio das impurezas" em pali: asavanam khayaya. [Retorna]

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Revisado: 28 Dezembro 2013

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