Anguttara Nikaya X.23

Kaya Sutta

Corpo

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"Bhikkhus, h coisas para serem abandonadas atravs do corpo, no atravs da linguagem. H coisas para serem abandonadas atravs da linguagem, no atravs do corpo. H coisas para serem abandonadas nem atravs do corpo, nem atravs da linguagem mas repetidamente vendo atravs da sabedoria.

"Quais, bhikkhus, so as coisas para serem abandonadas atravs do corpo, no atravs da linguagem? Aqui, um bhikkhu praticou algum ato prejudicial com o corpo. Os seus sbios companheiros na vida santa o investigam e dizem: 'Voc cometeu um ato prejudicial com o corpo. Seria realmente muito bom se voc abandonasse a conduta corporal imprpria e desenvolvesse a conduta corporal apropriada,' Tendo os seus sbios companheiros bhikkhus investigado e conversado com ele, ele abandona a conduta corporal imprpria e desenvolve a conduta corporal apropriada. Essas so chamadas as coisas para serem abandonadas atravs do corpo, no atravs da linguagem.

"Quais so as coisas para serem abandonadas atravs da linguagem, no atravs do corpo? Aqui, um bhikkhu praticou algum ato prejudicial com a linguagem. Os seus sbios companheiros na vida santa o investigam e dizem: 'Voc cometeu um ato prejudicial com a linguagem. Seria realmente muito bom se voc abandonasse a conduta verbal imprpria e desenvolvesse a conduta verbal apropriada,' Tendo os seus sbios companheiros bhikkhus investigado e conversado com ele, ele abandona a conduta verbal imprpria e desenvolve a conduta verbal apropriada. Essas so chamadas as coisas para serem abandonadas atravs da linguagem, no atravs do corpo.

"Quais so as coisas para serem abandonadas nem atravs do corpo, nem atravs da linguagem mas repetidamente vendo atravs da sabedoria? A cobia no abandonada nem atravs do corpo, nem atravs da linguagem, mas repetidamente vendo atravs da sabedoria. A raiva ... a deluso ... o dio ... a hostilidade ... a difamao ... a insolncia ... a avareza no abandonada nem atravs do corpo, nem atravs da linguagem, mas repetidamente vendo atravs da sabedoria.

"A inveja ruim, bhikkhus, no deve ser abandonada nem atravs do corpo, nem atravs da linguagem, mas repetidamente vendo atravs da sabedoria. O que a inveja ruim? Aqui, um chefe de famlia, ou o filho de um chefe de famlia, est prosperando em riqueza ou gros, em prata ou ouro. Um escravo ou algum dependente poderia pensar: 'Ah, que esse chefe de famlia, ou esse filho de um chefe de famlia, no prospere em riqueza ou gros, em prata ou ouro!' Ou ento um contemplativo ou brmane obtm mantos, comida esmolada, moradia, e medicamentos. Outro contemplativo ou brmane poderia pensar: 'Ah, que esse venervel no obtenha mantos, comida esmolada, moradia, e medicamentos!' Isso chamado de inveja ruim. A inveja ruim no deve ser abandonada nem atravs do corpo, nem atravs da linguagem, mas repetidamente vendo atravs da sabedoria.

"O desejo ruim, bhikkhus, no deve ser abandonado nem atravs do corpo, nem atravs da linguagem, mas repetidamente vendo atravs da sabedoria. O que o desejo ruim? Aqui, algum sem f deseja: 'Que eles me vejam como algum dotado de f.' Algum imoral deseja: 'Que eles me vejam como algum dotado de virtude.' Algum com pouco aprendizado deseja: 'Que eles me vejam como algum estudado.' Algum que se delicia com as companhias deseja: 'Que eles me vejam como algum isolado.' Algum que preguioso deseja: 'Que eles me vejam como algum energtico.' Algum com a mente confusa deseja: 'Que eles me vejam como algum com ateno plena.' Algum desconcentrado deseja: 'Que eles me vejam como algum concentrado.' Algum que no sbio deseja: 'Que eles me vejam como algum sbio.' Algum cujas impurezas no foram destrudas deseja: 'Que eles me vejam como algum com as impurezas destrudas.' Isso chamado desejo ruim. O desejo ruim no deve ser abandonado nem atravs do corpo, nem atravs da linguagem, mas repetidamente vendo atravs da sabedoria.

"Bhikkhus, se a cobia sujeita aquele bhikkhu e se mantm; se a raiva ... ... a deluso ... o dio ... a hostilidade ... a difamao ... a insolncia ... a avareza ... inveja ruim ... desejo ruim sujeita aquele bhikkhu e se mantm, ele deve ser visto assim: 'Esse venervel no tem a compreenso de modo que no tenha cobia; assim a cobia sujeita aquele bhikkhu e se mantm. Esse venervel no tem a compreenso de modo que no tenha raiva ... deluso ... dio ... hostilidade ... difamao ... insolncia ... avareza ... inveja ruim ... desejo ruim; assim o desejo ruim sujeita aquele bhikkhu e se mantm.'"

 


>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 28 Dezembro 2013

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