Anguttara Nikaya X.14

Cetokhila Sutta

Obstrues na Mente

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"Bhikkhus, qualquer bhikkhu ou bhikkhuni que no tenha abandonado cinco tipos de obstrues na mente e no tenha partido cinco grilhes na mente, ento, quer venha o dia ou a noite, apenas a deteriorao nas qualidades benficas deve ser esperada e no o seu crescimento.

"Quais so os cinco tipos de obstrues na mente que no foram abandonadas?

(1) "Aqui, um bhikkhu tem dvida, incerteza, indeciso e insegurana com relao ao Mestre e dessa forma a mente dele no se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo. Como a mente dele no se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo, essa a primeira obstruo na mente que ele no abandonou.

(2) - (5) "Outra vez, um bhikkhu tem dvida, incerteza, indeciso e insegurana com relao ao Dhamma ... com relao Sangha ... com relao ao treinamento ... tem raiva e descontentamento dos seus companheiros na vida santa, demonstrando-lhes ressentimento e insensibilidade, e dessa forma a mente dele no se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo. Como a mente dele no se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo, essa a quinta obstruo na mente que ele no abandonou.

"Esses so os cinco tipos de obstrues na mente que no foram abandonadas.

"Quais so os cinco tipos de grilhes na mente que no foram partidos?

(1) Aqui, um bhikkhu no est livre da paixo, desejo, afeio, sede, cobia e ambio pelos prazeres dos sentidos, e dessa forma a mente dele no se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo. Como a mente dele no se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo, esse o primeiro grilho na mente que ele no partiu.

(2) - (5) "Outra vez, um bhikkhu no est livre da paixo, desejo, afeio, sede, cobia e ambio pelo corpo, ... no est livre da paixo, desejo, afeio, sede, cobia e ambio pela forma ... come tanto quanto ele quiser, at que a sua barriga esteja cheia e se entrega aos prazeres da indolncia, cochilo e sono ... ele vive a vida santa aspirando por algum plano divino assim: Por esta virtude, ou observncia, ou ascetismo, ou vida santa, eu me tornarei um [grande] deva ou algum deva [menor], e desse modo a mente dele no se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo. Como a mente dele no se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo, esse o quinto grilho na mente que ele no partiu.

"Esses so os cinco tipos de grilhes da mente que no foram partidos.

"Qualquer bhikkhu ou bhikkhuni que no tenha abandonado esses cinco tipos de obstrues na mente e no tenha partido esses cinco grilhes na mente, ento, quer venha o dia ou a noite, apenas a deteriorao nas qualidades benficas deve ser esperada e no o seu crescimento. Tal como na quinzena escura, quer venha o dia ou a noite, a lua apenas deteriora em beleza, circularidade, e brilho, em dimetro e circunferncia, assim tambm, qualquer bhikkhu ou bhikkhuni que no tenha abandonado esses cinco tipos de obstrues ... apenas a deteriorao nas qualidades benficas deve ser esperada e no o seu crescimento.

"Bhikkhus, qualquer bhikkhu ou bhikkhuni que tenha abandonado cinco tipos de obstrues na mente e tenha partido cinco grilhes na mente, ento, quer venha o dia ou a noite, apenas o crescimento nas qualidades benficas deve ser esperado e no a sua deteriorao.

"Quais so os cinco tipos de obstrues na mente que foram abandonadas?

(1) "Aqui, um bhikkhu no tem dvida, incerteza, indeciso e insegurana com relao ao Mestre e dessa forma a mente dele se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo. Como a mente dele se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo, essa a primeira obstruo na mente que ele abandonou.

(2) - (5) "Outra vez, um bhikkhu no tem dvida, incerteza, indeciso e insegurana com relao ao Dhamma ... com relao Sangha ... com relao ao treinamento ... no tem raiva mas contentamento com relao aos seus companheiros na vida santa, sem demonstrar-lhes ressentimento, com boa disposio, e dessa forma a mente dele se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo. Como a mente dele se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo, essa a quinta obstruo na mente que ele abandonou.

"Esses so os cinco tipos de obstrues na mente que foram abandonadas.

"Quais so os cinco tipos de grilhes na mente que foram partidos?

(1) Aqui, um bhikkhu est livre da paixo, desejo, afeio, sede, cobia e ambio pelos prazeres dos sentidos, e dessa forma a mente dele se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo. Como a mente dele se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo, esse o primeiro grilho na mente que ele partiu.

(2) - (5) "Outra vez, um bhikkhu est livre da paixo, desejo, afeio, sede, cobia e ambio pelo corpo, ... est livre da paixo, desejo, afeio, sede, cobia e ambio pela forma ... no come tanto quanto ele quiser, at que a sua barriga esteja cheia e no se entrega aos prazeres da indolncia, cochilo e sono ... ele no vive a vida santa aspirando por algum plano divino assim: Por esta virtude, ou observncia, ou ascetismo, ou vida santa, eu me tornarei um [grande] deva ou algum deva [menor], e desse modo a mente dele se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo. Como a mente dele se inclina pelo ardor, devoo, perseverana e esforo, esse o quinto grilho na mente que ele partiu.

"Esses so os cinco tipos de grilhes da mente que foram partidos.

"Qualquer bhikkhu ou bhikkhuni que tenha abandonado esses cinco tipos de obstrues na mente e tenha partido esses cinco grilhes na mente, ento, quer venha o dia ou a noite, apenas o crescimento nas qualidades benficas deve ser esperado e no a sua deteriorao. Tal como na quinzena luminosa, quer venha o dia ou a noite, a lua apenas aumenta em beleza, circularidade, e brilho, em dimetro e circunferncia, assim tambm, qualquer bhikkhu ou bhikkhuni que tenha abandonado esses cinco tipos de obstrues ... apenas o crescimento nas qualidades benficas deve ser esperada e no a sua deteriorao.

 


Notas:

Veja tambm o MN 16; AN IX.71; AN IX.72.

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Revisado: 28 Dezembro 2013

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