Anguttara Nikaya X.103

Micchatta Sutta

Incorreo

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Da incorreo vem o fracasso, no o sucesso. E como , bhikkhus, que da incorreo vem o fracasso, no o sucesso?

Numa pessoa com o entendimento incorreto, surge o pensamento incorreto. Numa pessoa com o pensamento incorreto, surge a linguagem incorreta. Numa pessoa com a linguagem incorreta, surge a ao incorreta. Numa pessoa com a ao incorreta, surge o modo de vida incorreto. Numa pessoa com o modo de vida incorreto, surge o esforo incorreto. Numa pessoa com o esforo incorreto, surge a ateno plena incorreta. Numa pessoa com a atenao plena incorreta, surge a concentrao incorreta. Numa pessoa com a concentrao incorreta, surge o conhecimento incorreto. Numa pessoa com o conhecimento incorreto, surge a libertao incorreta.

Assim como da incorreo vem o fracasso, no o sucesso.

Da correo vem o sucesso, no o fracasso. E como , bhikkhus, que da correo vem o sucesso, no o fracasso?

Numa pessoa com o entendimento correto, surge o pensamento correto. Numa pessoa com o pensamento correto, surge a linguagem correta. Numa pessoa com a linguagem correta, surge a ao correta. Numa pessoa com a ao correta, surge o modo de vida correto. Numa pessoa com o modo de vida correto, surge o esforo correto. Numa pessoa com o esforo correto, surge a ateno plena correta. Numa pessoa com a atenao plena correta, surge a concentrao correta. Numa pessoa com a concentrao correta, surge o conhecimento correto. Numa pessoa com o conhecimento correto, surge a libertao correta.

Assim como da correo vem o sucesso, no o fracasso.

 


 

Notas:

O MN 117 informa que o caminho de entrar na correnteza possui oito elementos enquanto que o caminho do arahant possui os dez elementos mencionados neste sutta.
possvel concluir que o Nobre Caminho ctuplo constitui a prtica enquanto que os dois elementos adicionais mencionados neste sutta constituem o objetivo, o resultado da prtica o conhecimento correto e a libertao correta.
Este sutta tambm deixa claro que o resultado da prtica depende da concentrao correta que compreende os jhanas.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 7 Junho 2008

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