Anguttara Nikaya VIII.9

Nanda Sutta

Nanda

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Ao falar de Nanda, bhikkhus, algum poderia corretamente dizer que ele de boa famlia, que ele forte e belo e muito ardente. [1]

De que outro modo poderia Nanda viver a vida santa perfeita e imaculada exceto guardando as portas dos sentidos, sendo moderado ao comer, cultivando a vigilncia e estabelecendo a ateno plena e plena conscincia?

Assim, bhikkhus, como Nanda guarda as portas dos sentidos. Se Nanda tiver que olhar para o leste, ele assim faz apenas depois de considerar tudo muito bem na sua mente: Enquanto estiver olhando para o leste, no permitirei que a cobia ou a tristeza, ou outros estados ruins e prejudiciais, entrem na minha mente. Assim ele tem plena conscincia.

Se ele tiver que olhar para o oeste, sul ou norte, ele assim faz apenas depois de considerar tudo muito bem na sua mente: Enquanto estiver olhando para o oeste, sul ou norte, no permitirei que a cobia ou a tristeza, ou outros estados ruins e prejudiciais, entrem na minha mente. Assim ele tem plena conscincia.

Assim, bhikkhus, como Nanda moderado ao comer. Nesse caso, bhikkhus, Nanda toma o seu alimento no como forma de diverso ou para embriaguez, tampouco com o objetivo de embelezamento e para ser mais atraente, mas somente com o propsito de manter a resistncia e continuidade desse corpo, como forma de dar um fim ao desconforto e para auxiliar a vida santa. Considerando: Dessa forma darei um fim s antigas sensaes (de fome) sem despertar novas sensaes (de comida em excesso) e serei saudvel e sem culpa e viverei em comodidade. Assim, bhikkhus, como Nanda moderado ao comer.

Assim, bhikkhus, como Nanda cultiva a vigilncia. Nesse caso, bhikkhus, Nanda, durante o dia, enquanto estiver caminhando para l e para c e sentado, purifica a sua mente dos estados obstrutivos. Na primeira viglia da noite, enquanto estiver caminhando para l e para c e sentado, ele purifica a sua mente dos estados obstrutivos. Na segunda viglia da noite ele se deita para dormir, no seu lado direito, na postura do leo com um p sobre o outro, atento e plenamente consciente, aps anotar na sua mente o horrio para levantar. Aps levantar-se, na terceira viglia da noite, enquanto estiver caminhando para c e para l e sentado, ele purifica a sua mente dos estados obstrutivos. Assim, bhikkhus, como Nanda cultiva a vigilncia.

Assim, bhikkhus, como Nanda estabelece a ateno plena e plena conscincia. Nesse caso, bhikkhus, as sensaes so compreendidas por Nanda quando surgem, compreendidas enquanto esto presentes, compreendidas quando desaparecem. Os objetos mentais so compreendidos quando surgem, compreendidos enquanto esto presentes, compreendidos quando desaparecem. As percepes so compreendidas quando surgem, compreendidas enquanto esto presentes, compreendidas quando desaparecem. Assim, bhikkhus, como Nanda estabelece a ateno plena e plena conscincia.

De que outro modo poderia Nanda viver a vida santa perfeita e imaculada exceto guardando as portas dos sentidos, sendo moderado ao comer, cultivando a vigilncia e estabelecendo a ateno plena e plena conscincia?

 


Notas:

[1] Nanda era o meio irmo do Buda, filho do seu pai Sudodana e da sua madrasta Mahapajapati Gotami. Veja tambm o SN XXI.8 e Udana III.2. [Retorna]

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Revisado: 10 Maio 2008

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