Anguttara Nikaya VIII.35

Danupapatti Sutta

Renascimento por Conta da Generosidade

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"Bhikkhus, h esses oito tipos de renascimento por conta da generosidade. Quais oito?

(1) "Aqui, algum d uma oferenda para um contemplativo ou brmane: comida, bebida, roupas e veculos; grinaldas, perfumes e ungentos; cama, moradia e lamparinas. Qualquer coisa que ele d, ele espera algo em retorno. Ele v khattiyas afluentes, brmanes afluentes, chefes de famlia afluentes providos e dotados com os cinco elementos do prazer sensual desfrutando deles com prazer. Ele pensa: 'Ah, com a dissoluo do corpo, aps a morte, que eu possa renascer na companhia de khattiyas afluentes, brmanes afluentes, ou chefes de famlia afluentes!' Ele marca a sua mente naquilo, ele fixa a sua mente naquilo, e desenvolve esse estado mental. Essa aspirao dele, resoluto naquilo que inferior, sem desenvolver o superior, conduz ao renascimento ali. Com a dissoluo do corpo, aps a morte, ele renasce na companhia de khattiyas afluentes, brmanes afluentes, ou chefes de famlia afluentes - e isso ocorre para quem virtuoso, eu digo, no para quem imoral. O desejo no corao de algum que virtuoso satisfeito devido sua pureza.

(2) "Outra pessoa d uma oferenda para um contemplativo ou brmane: comida, bebida, ... e lamparinas. Qualquer coisa que ele d, ele espera algo em retorno. Ele ouviu: 'Os devas governados pelos quatro grandes reis possuem vida longa, so belos e desfrutam de grande felicidade.' Ele pensa: 'Ah, com a dissoluo do corpo, aps a morte, que eu possa renascer na companhia dos devas governados pelos quatro grandes reis!' Ele marca a sua mente naquilo, ele fixa a sua mente naquilo, e desenvolve esse estado mental. Essa aspirao dele, resoluto naquilo que inferior, sem desenvolver o superior, conduz ao renascimento ali. Com a dissoluo do corpo, aps a morte, ele renasce na companhia dos devas governados pelos quatro grandes reis - e isso ocorre para quem virtuoso, eu digo, no para quem imoral. O desejo no corao de algum que virtuoso satisfeito devido sua pureza.

(3) - (7) (2) "Outra pessoa d uma oferenda para um contemplativo ou brmane: comida, bebida, ... e lamparinas. Qualquer coisa que ele d, ele espera algo em retorno. Ele ouviu: 'Os devas de Tavatimsa ... os devas de Yama ... os devas de Tusita ... os devas que se deliciam com a criao ... os devas que exercem poder sobre a criao de outros possuem vida longa, so belos e desfrutam de grande felicidade.' Ele pensa: 'Ah, com a dissoluo do corpo, aps a morte, que eu possa renascer na companhia dos devas que exercem poder sobre a criao de outros!' Ele marca a sua mente naquilo, ele fixa a sua mente naquilo, e desenvolve esse estado mental. Essa aspirao dele, resoluto naquilo que inferior, sem desenvolver o superior, conduz ao renascimento ali. Com a dissoluo do corpo, aps a morte, ele renasce na companhia dos devas que exercem poder sobre a criao de outros - e isso ocorre para quem virtuoso, eu digo, no para quem imoral. O desejo no corao de algum que virtuoso satisfeito devido sua pureza.

(8) "Outra pessoa d uma oferenda para um contemplativo ou brmane: comida, bebida, ... e lamparinas. Qualquer coisa que ele d, ele espera algo em retorno. Ele ouviu: 'Os devas do cortejo de Brahma possuem vida longa, so belos e desfrutam de grande felicidade.' Ele pensa: 'Ah, com a dissoluo do corpo, aps a morte, que eu possa renascer na companhia dos devas do cortejo de Brahma!' Ele marca a sua mente naquilo, ele fixa a sua mente naquilo, e desenvolve esse estado mental. Essa aspirao dele, resoluto naquilo que inferior, sem desenvolver o superior, conduz ao renascimento ali. Com a dissoluo do corpo, aps a morte, ele renasce na companhia dos devas do cortejo de Brahma - e isso ocorre para quem virtuoso, eu digo, no para quem imoral; para algum desprovido de cobia, no para algum cobioso. [1] O desejo no corao de algum que virtuoso satisfeito devido sua pureza.

"Esses bhikkhus so os oito tipos de renascimento por conta da generosidade."

 


Notas:

[1] O renascimento nos mundos de Brahma requer mais do que a generosidade. necessria a realizao do primeiro jhana.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 5 Outubro 2013

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