Anguttara Nikaya V.43

Ittha Sutta

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Ento o chefe de famlia Anathapindika foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e o Abenoado lhe disse:

Essas cinco coisas, chefe de famlia, so bem vindas, agradveis, prazerosas e difceis de obter no mundo. Quais cinco?

Vida longa bem vinda, agradvel, prazerosa e difcil de ser obtida no mundo.

Beleza bem vinda, agradvel, prazerosa e difcil de ser obtida no mundo.

Felicidade bem vinda, agradvel, prazerosa e difcil de ser obtida no mundo.

Status bem vindo, agradvel, prazeroso e difcil de ser obtida no mundo.

Renascimento no paraso bem vindo, agradvel, prazeroso e difcil de ser obtido no mundo.

Agora, eu lhe digo, essas cinco coisas no so obtidas atravs de preces ou desejos, se fossem obtidas atravs de preces ou desejos quem aqui no as teria? No adequado que o nobre discpulo que deseja vida longa reze para isso, ou se delicie nisso, ou passivamente anseie por isso. Ao invs disso, o nobre discpulo que deseja vida longa deveria seguir o caminho da prtica que conduz vida longa. Agindo assim, ele obter vida longa, humana ou divina.

No adequado que o nobre discpulo que deseja a beleza reze para isso, ou se delicie nisso, ou passivamente anseie por isso. Ao invs disso, o nobre discpulo que deseja a beleza deveria seguir o caminho da prtica que conduz beleza. Agindo assim, ele obter a beleza, humana ou divina.

No adequado que o nobre discpulo que deseja a felicidade reze para isso, ou se delicie nisso, ou passivamente anseie por isso. Ao invs disso, o nobre discpulo que deseja a felicidade deveria seguir o caminho da prtica que conduz felicidade. Agindo assim, ele obter a felicidade, humana ou divina.

No adequado que o nobre discpulo que deseja o status reze para isso, ou se delicie nisso, ou passivamente anseie por isso. Ao invs disso, o nobre discpulo que deseja o status deveria seguir o caminho da prtica que conduz status. Agindo assim, ele obter o status, humano ou divino.

No adequado que o nobre discpulo que deseja o renascimento no paraso reze para isso, ou se delicie nisso, ou passivamente anseie por isso. Ao invs disso, o nobre discpulo que deseja o renascimento no paraso deveria seguir o caminho da prtica que conduz ao renascimento no paraso. Agindo assim, ele obter o renascimento no paraso.

Vida longa, beleza, status, honra,
    paraso, nascimento superior:
Para aqueles que sentem prazer
    em aspirar muito, sempre,
    por essas coisas,
os sbios elogiam o zelo
    nas aes meritrias.

A pessoa que sbia, cuidadosa,
    obtm dois tipos de bem-estar:
    bem-estar nesta vida e
    bem-estar na seguinte.
Ao conquistar o seu bem-estar
    ele denominado prudente,
        sbio.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

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