Anguttara Nikaya V.30

Nagita Sutta

Nagita

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Assim ouvi. Em certa ocasio o Abenoado estava perambulando por Kosala com uma grande sangha de bhikkhus at que por fim acabou chegando no vilarejo brmane denominado Icchanangala, ficando na floresta de Icchanangala.

Os brmanes chefes de famlia de Icchanangala ouviram: Gotama o contemplativo, o filho dos Sakyas, que adotou a vida santa deixando o cl dos Sakyas, que andava perambulando em Kosala com um grande nmero de bhikkhus chegou em Icchanangala. E acerca desse mestre Gotama existe essa boa reputao: Esse Abenoado um arahant, perfeitamente iluminado, consumado no verdadeiro conhecimento e conduta, bem-aventurado, conhecedor dos mundos, um lder insupervel de pessoas preparadas para serem treinadas, mestre de devas e humanos, desperto, sublime. Ele declara - tendo realizado por si prprio com o conhecimento direto - este mundo com os seus devas, maras e brahmas, esta populao com seus contemplativos e brmanes, seus prncipes e o povo. Ele ensina o Dhamma com o significado e fraseado corretos, que admirvel no incio, admirvel no meio, admirvel no final; e ele revela uma vida santa que completamente perfeita e imaculada. bom poder encontrar algum to nobre.

Ento os brmanes chefes de famlia de Icchanangala, quando a noite havia terminado, tomando muitos alimentos de vrios tipos foram at a guarita no porto para a floresta de Icchanangala. Ao chegarem eles ficaram ali parados fazendo uma ruidosa algazarra, uma grande algazarra.

Agora naquela ocasio, o Venervel Nagita era o acompanhante do Abenoado. Ento o Abenoado disse para o Venervel Nagita: Nagita, que ruidosa algazarra essa, essa grande algazarra, igual a pescadores vendendo peixes?

Venervel senhor, esses so os brmanes chefes de famlia de Icchanangala parados na guarita do porto para a floresta de Icchanangala e que trouxeram muitos alimentos de vrios tipos para o Abenoado e a Sangha dos bhikkhus.

Que eu no tenha nada que ver com honrarias, Nagita, e que as honrarias no tenham nada que ver comigo. Qualquer um que no possa obter de acordo com a sua vontade, sem dificuldades e sem problemas, como eu obtenho, o prazer da renncia, o prazer do isolamento, o prazer da paz, o prazer da iluminao, que ele aceite esse prazer excrementcio pegajoso, esse prazer torporoso, esse prazer dos ganhos, honrarias e fama.

Venervel senhor, que o Abenoado aceite [as oferendas deles] agora! Que o iluminado aceite agora! Agora o momento para que o Abenoado aceite! Agora o momento para que o Abenoado aceite! Onde quer que o Abenoado v, os brmanes das cidades e do campo assim estaro propensos. Tal como quando os devas da chuva mandam gotas pesadas de chuva e as guas fluem de acordo com a inclinao, da mesma forma, onde quer que o Abenoado v, os brmanes das cidades e do campo assim estaro propensos. Por que isso? Porque essa a virtude e a sabedoria do Abenoado.

Que eu no tenha nada que ver com honrarias, Nagita, e que as honrarias no tenham nada que ver comigo. Qualquer um que no possa obter de acordo com a sua vontade, sem dificuldades e sem problemas, como eu obtenho, o prazer da renncia, o prazer do isolamento, o prazer da paz, o prazer da iluminao, que ele aceite esse prazer excrementcio pegajoso, esse prazer torporoso, esse prazer dos ganhos, honrarias e fama.

Quando algum come, bebe, mastiga e saboreia, h o excremento e urina: essa a recompensa dele.

Quando algum ama, surge ento a mudana e alterao, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero: essa a recompensa dele.

Quando algum est comprometido com o tema da repulsa, ele se decide pelo sinal da repulsa naquilo que belo: essa a recompensa dele.

Quando algum permanece focado na impermanncia do contato nos seis meios dos sentidos, ele se decide pela repulsa ao contato: essa a recompensa dele.

Quando algum permanece focado na origem e cessao dos cinco agregados influenciados pelo apego, ele se decide pela repulsa ao apego: essa a recompensa dele."

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 9 Abril 2010

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