Anguttara Nikaya V.26

Vimuttayatana Sutta

Cinco Bases para a Libertao

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Bhikkhus, h essas cinco bases para a libertao, e quando um bhikkhu permanece diligente, ardente e decidido em qualquer uma delas, a sua mente que no est libertada se liberta, as suas impurezas que no foram destrudas so destrudas e ele realiza a ainda no realizada insupervel libertao do cativeiro. Quais cinco?

Aqui, bhikkhus, o Mestre, ou um respeitado bhikkhu na posio de um mestre, ensina o Dhamma para um bhikkhu. Mesmo enquanto o mestre lhe ensina o Dhamma, aquele bhikkhu experimenta o significado e o Dhamma. Com essa experincia surge nele a satisfao; dessa satisfao surge o xtase; com o xtase o corpo se acalma; com o corpo acalmado ele sente felicidade; como resultado, com essa felicidade, a mente se concentra. Essa a primeira base para a libertao e quando um bhikkhu permanece nela diligente, ardente e decidido, a sua mente que no est libertada se liberta, as suas impurezas que no foram destrudas so destrudas e ele realiza a ainda no realizada insupervel libertao do cativeiro.

Alm disso, bhikkhus, nem o Mestre e tampouco um respeitado bhikkhu na posio de um mestre, ensina o Dhamma para um bhikkhu. Mas o prprio bhikkhu ensina o Dhamma em detalhe para os outros, tal como ele o aprendeu e aperfeioou. Mesmo enquanto ele ensina o Dhamma, o bhikkhu experimenta o significado e o Dhamma. Com essa experincia surge nele a satisfao; dessa satisfao surge o xtase; com o xtase o corpo se acalma; com o corpo acalmado ele sente felicidade; como resultado, com essa felicidade, a mente se concentra. Essa a segunda base para a libertao e quando um bhikkhu permanece nela diligente, ardente e decidido, a sua mente que no est libertada se liberta, as suas impurezas que no foram destrudas so destrudas e ele realiza a ainda no realizada insupervel libertao do cativeiro.

Alm disso, bhikkhus, nem o Mestre e tampouco um respeitado bhikkhu na posio de um mestre, ensina o Dhamma para um bhikkhu; nem o prprio bhikkhu ensina o Dhamma em detalhe para os outros, tal como ele o aprendeu e aperfeioou. Mas ele recita o Dhamma em detalhe, tal como ele o aprendeu e aperfeioou. Mesmo enquanto ele recita o Dhamma, o bhikkhu experimenta o significado e o Dhamma. Com essa experincia surge nele a satisfao; dessa satisfao surge o xtase; com o xtase o corpo se acalma; com o corpo acalmado ele sente felicidade; como resultado, com essa felicidade, a mente se concentra. Essa a terceira base para a libertao e quando um bhikkhu permanece nela diligente, ardente e decidido, a sua mente que no est libertada se liberta, as suas impurezas que no foram destrudas so destrudas e ele realiza a ainda no realizada a insupervel libertao do cativeiro.

Alm disso, bhikkhus, nem o Mestre e tampouco um respeitado bhikkhu na posio de um mestre, ensina o Dhamma para um bhikkhu; nem o prprio bhikkhu ensina o Dhamma em detalhe para os outros, tal como ele o aprendeu e aperfeioou; nem ele recita o Dhamma em detalhe, tal como ele o aprendeu e aperfeioou. Mas ele pondera, examina e investiga mentalmente o Dhamma, tal como ele o aprendeu e aperfeioou. Mesmo enquanto ele pondera, examina e investiga mentalmente o Dhamma, o bhikkhu experimenta o significado e o Dhamma. Com essa experincia surge nele a satisfao; dessa satisfao surge o xtase; com o xtase o corpo se acalma; com o corpo acalmado ele sente felicidade; como resultado, com essa felicidade, a mente se concentra. Essa a quarta base para a libertao e quando um bhikkhu permanece nela diligente, ardente e decidido, a sua mente que no est libertada se liberta, as suas impurezas que no foram destrudas so destrudas e ele realiza a ainda no realizada insupervel libertao do cativeiro.

Alm disso, bhikkhus, nem o Mestre e tampouco um respeitado bhikkhu na posio de um mestre, ensina o Dhamma para um bhikkhu; nem o prprio bhikkhu ensina o Dhamma em detalhe para os outros, tal como ele o aprendeu e aperfeioou; nem ele recita o Dhamma em detalhe, tal como ele o aprendeu e aperfeioou; nem ele pondera, examina e investiga mentalmente o Dhamma, tal como ele o aprendeu e aperfeioou. Mas ele est bem familiarizado com algum sinal de concentrao, [1] considerou-o bem, investigou-o com a sua mente, e penetrou-o corretamente com a sabedoria. Mesmo enquanto ele aprende bem um certo sinal de concentrao, o bhikkhu experimenta o significado e o Dhamma. Com essa experincia surge nele a satisfao; dessa satisfao surge o xtase; com o xtase o corpo se acalma; com o corpo acalmado ele sente felicidade; como resultado, com essa felicidade, a mente se concentra. Essa a quinta base para a libertao e quando um bhikkhu permanece nela diligente, ardente e decidido, a sua mente que no est libertada se liberta, as suas impurezas que no foram destrudas so destrudas e ele realiza a ainda no realizada insupervel libertao do cativeiro.

Bhikkhus, essas so as cinco bases para a libertao, e quando um bhikkhu permanece diligente, ardente e decidido em qualquer uma delas, a sua mente que no est libertada se liberta, as suas impurezas que no foram destrudas so destrudas e ele realiza a ainda no realizada insupervel libertao do cativeiro.

 


Notas:

[1] Sinal de concentrao - samadhi-nimitta.

Veja tambm o DN 33.2.1 (25).

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Revisado: 6 Abril 2013

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