Anguttara Nikaya IX.31

Anupubbanirodha Sutta

Cessao Sucessiva

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"Bhikkhus, h essas nove cessaes sucessivas. Quais nove? (1) Naquele que alcanou o primeiro jhana, a percepo sensorial cessa. [1] (2) Naquele que alcanou o segundo jhana, o pensamento aplicado e o pensamento sustentado cessam. (3) Naquele que alcanou o terceiro jhana, o xtase cessa. (4) Naquele que alcanou o quarto jhana, a inspirao e a expirao cessam. (5) Naquele que alcanou a base do espao infinito, a percepo da forma cessa. (6) Naquele que alcanou a base da conscincia infinita, a percepo da base do espao infinito cessa. (7) Naquele que alcanou a base do nada, a percepo da base da conscincia infinita cessa. (8) Naquele que alcanou a base da nem percepo, nem no percepo, a percepo da base do nada cessa. (9) Naquele que alcanou a cessao da percepo e sensao, a percepo e sensao cessam. Essas, bhikkhu, so as nove cessaes sucessivas."

 


Notas:

[1] Kamasaa niruddha. Niruddha significa cessar, dissolver, desaparecer. Kama pode ter um significado objetivo ou subjetivo. O seu significado objetivo so os objetos dos sentidos, o significado subjetivo o prazer e a alegria causados pelos objetos dos sentidos. O desaparecimento de kama significa que os objetos dos sentidos bem como o prazer e a alegria por eles causados desaparecem no primeiro jhana ou em outras palavras, os sentidos cessam.

Veja tambm o SN XXXVI.11.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Novembro 2013

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