Anguttara Nikaya IX.1

Sambodhi Sutta

Perfeita Iluminao

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Em certa ocasio o Abenoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no parque de Anathapindika. Se errantes membros de outras seitas lhe perguntassem, O que, amigo, so as condies para o desenvolvimento dos requisitos para a perfeita iluminao? como vocs responderiam?

Venervel senhor, os nossos ensinamentos tm o Abenoado como origem, como guia e como refgio. Seria bom se o Abenoado pudesse explicar o significado dessas palavras. Tendo ouvido do Abenoado, os bhikkhus o recordaro.

Nesse caso, bhikkhus, ouam e prestem muita ateno quilo que eu vou dizer. Sim, venervel senhor, os bhikkhus responderam. O Abenoado disse o seguinte:

Se errantes membros de outras seitas lhe perguntassem, O que, amigo, so as condies para o desenvolvimento dos requisitos para a perfeita iluminao? Vocs deveriam responder, o caso em que um bhikkhu tem pessoas admirveis como bons amigos, companheiros e camaradas. Essa a primeira condio para o desenvolvimento dos requisitos para a perfeita iluminao.

Alm disso, o bhikkhu virtuoso. Ele permanece contido de acordo com o Patimokkha, perfeito na conduta e na sua esfera de atividades. Temendo a menor falha, ele treina adotando os preceitos de virtude. Essa a segunda condio para o desenvolvimento dos requisitos para a perfeita iluminao.

Alm disso, ele ouve de acordo com sua vontade, sem problemas ou dificuldades, conversa sobre o ascetismo que favorece a abertura do corao, isto , falar sobre: poucos desejos, contentamento, isolamento, no ficar ligado [com outros], despertar a energia, comportamento virtuoso, concentrao, sabedoria, libertao, conhecimento e viso da libertao. Essa a terceira condio para o desenvolvimento dos requisitos para a perfeita iluminao.

Alm disso, ele permanece com a sua energia estimulada para o abandono de qualidades mentais prejudiciais e para a obteno de qualidades mentais benficas; ele decidido, firme no seu esforo, sem se esquivar das suas responsabilidades com relao ao cultivo de qualidades mentais benficas. Essa a quarta condio para o desenvolvimento dos requisitos para a perfeita iluminao.

Alm disso, ele tem sabedoria, com a completa compreenso da origem e cessao - nobre, penetrante, que conduz ao fim do sofrimento. Essa a quinta condio para o desenvolvimento dos requisitos para a perfeita iluminao.

"Bhikkhus, quando um bhikkhu tem pessoas admirveis como bons amigos, companheiros e camaradas, pode-se esperar que ele ser virtuoso, ser contido de acordo com o Patimokkha, perfeito na conduta e na sua esfera de atividades. Temendo a menor falha, ele treinar adotando os preceitos de virtude.

Quando um bhikkhu tem pessoas admirveis como bons amigos, companheiros e camaradas, pode-se esperar que ele ouvir de acordo com sua vontade, sem problemas ou dificuldades, conversa sobre o ascetismo que favorece a abertura do corao, isto , falar sobre: poucos desejos, contentamento, isolamento, no ficar ligado [com outros], despertar a energia, comportamento virtuoso, concentrao, sabedoria, libertao, conhecimento e viso da libertao.

Quando um bhikkhu tem pessoas admirveis como bons amigos, companheiros, e camaradas, pode-se esperar que ele permanea com a sua energia estimulada para o abandono de qualidades mentais prejudiciais e para a obteno de qualidades mentais benficas; ele ser decidido, firme no seu esforo, sem se esquivar das suas responsabilidades com relao ao cultivo de qualidades mentais benficas.

Quando um bhikkhu tem pessoas admirveis como bons amigos, companheiros, e camaradas, pode-se esperar que ele ter completa compreenso da origem e cessao - nobre, penetrante, que conduz ao fim do sofrimento."

E alm disso, bhikkhus, quando um bhikkhu est estabelecido com essas cinco qualidades, existem quatro qualidades adicionais que ele deveria desenvolver: Ele deveria desenvolver a contemplao daquilo que repulsivo de forma a abandonar a cobia. Ele deveria desenvolver o amor bondade de forma a abandonar a m vontade. Ele deveria desenvolver a ateno plena na respirao de forma a eliminar os pensamentos que distraem. Ele deveria desenvolver a percepo da impermanncia de forma a eliminar a presuno eu sou. Em um bhikkhu que perceba a impermanncia, a percepo do no-eu se firma. Aquele que percebe o no-eu realiza o desenraizamento da presuno eu sou a Libertao no aqui e agora.

 


 

Veja tambm: AN X.69.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 30 Novembro 2013

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