Anguttara Nikaya IV.73

Sappurisa Sutta

A Pessoa Verdadeira

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"Bhikkhus, algum que possua quatro qualidades pode ser considerado como uma pessoa falsa. [1] Quais quatro?

(1) "Aqui, bhikkhus, uma pessoa falsa revela os defeitos dos outros mesmo quando no perguntada, tanto mais ento quando perguntada. Mas ao ser perguntada, ento, estimulada pelas perguntas, ela fala sobre os defeitos dos outros sem omitir ou deixar nada de lado, de modo completo e em detalhe. Assim pode ser entendido: 'Esse fulano uma pessoa falsa.'

(2) "Novamente, uma pessoa falsa no revela as virtudes dos outros mesmo quando perguntada, tanto menos ento quando no perguntada. Mas ao ser perguntada, ento, estimulada pelas perguntas, ela fala sobre as virtudes dos outros com omisses e deixando algo de lado, de modo incompleto e sem detalhes. Assim pode ser entendido: 'Esse fulano uma pessoa falsa.'

(3) "Novamente, uma pessoa falsa no revela os seus defeitos mesmo quando perguntada, tanto menos ento quando no perguntada. Mas ao ser perguntada, ento, estimulada pelas perguntas, ela fala sobre os seus defeitos com omisses e deixando algo de lado, de modo incompleto e sem detalhes. Assim pode ser entendido: 'Esse fulano uma pessoa falsa.'

(4) "Novamente, uma pessoa falsa revela as suas virtudes mesmo quando no perguntada, tanto mais ento quando perguntada. Mas ao ser perguntada, ento, estimulada pelas perguntas, ela fala sobre as suas virtudes sem omitir ou deixar nada de lado, de modo completo e em detalhe. Assim pode ser entendido: 'Esse fulano uma pessoa falsa.'

"Algum que possua essas quatro qualidades pode ser considerado como uma pessoa falsa."

"Bhikkhus, algum que possua outras quatro qualidades pode ser considerado como uma pessoa verdadeira. Quais quatro?

(1) "Aqui, bhikkhus, uma pessoa verdadeira no revela os defeitos dos outros mesmo quando perguntada, tanto menos ento quando no perguntada. Mas ao ser perguntada, ento, estimulada pelas perguntas, ela fala sobre os defeitos dos outros com omisses e deixando algo de lado, de modo incompleto e sem detalhes. Assim pode ser entendido: 'Esse fulano uma pessoa verdadeira.'

(2) "Novamente, uma pessoa verdadeira revela as virtudes dos outros mesmo quando no perguntada, tanto mais ento quando perguntada. Mas ao ser perguntada, ento, estimulada pelas perguntas, ela fala sobre as virtudes dos outros sem omitir ou deixar nada de lado, de modo completo e em detalhe. Assim pode ser entendido: 'Esse fulano uma pessoa verdadeira.'

(3) " Novamente, uma pessoa verdadeira revela os seus defeitos mesmo quando no perguntada, tanto mais ento quando perguntada. Mas ao ser perguntada, ento, estimulada pelas perguntas, ela fala sobre os seus defeitos sem omitir ou deixar nada de lado, de modo completo e em detalhe. Assim pode ser entendido: 'Esse fulano uma pessoa verdadeira.'

(4) "Novamente, uma pessoa verdadeira no revela as suas virtudes mesmo quando perguntada, tanto menos ento quando no perguntada. Mas ao ser perguntada, ento, estimulada pelas perguntas, ela fala sobre as suas virtudes com omisses e deixando algo de lado, de modo incompleto e sem detalhes. Assim pode ser entendido: 'Esse fulano uma pessoa verdadeira.'

"Algum que possua essas quatro qualidades pode ser considerado como uma pessoa verdadeira."

"Bhikkhus, quando uma noiva chega sua nova casa, quer seja noite ou durante o dia, primeiro ela estabelece uma aguada noo de vergonha e temor moral com relao sogra, ao sogro, ao marido, e at mesmo com relao aos escravos, trabalhadores e serviais. Mas passado algum tempo, como resultado da convivncia e da intimidade, ela diz para a sogra, para o sogro, e para o marido: 'V embora! Voc no sabe nada!'

"Do mesmo modo, quando algum bhikkhu segue a vida santa, quer seja noite ou durante o dia, primeiro ele estabelece uma aguada noo de vergonha e temor moral com relao aos bhikkhus, s bhikkhunis, aos discpulos leigos e s discpulas leigas, e at mesmo com relao aos trabalhadores do monastrio e os novios. Mas passado algum tempo, como resultado da convivncia e da intimidade, ele diz at mesmo para o seu mestre e preceptor: 'V embora! Voc no sabe nada!'

"Portanto, bhikkhus, vocs devem treinar assim: 'Ns permaneceremos com a mente igual noiva quando chega sua casa nova.' dessa forma que vocs devem treinar."

 


Notas:

[1] Pessoa falsa em pali asappurisa que tambm pode significar m, inferior, indigna. [Retorna]

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Revisado: 2 Maro 2013

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