Anguttara Nikaya IV.170

Yuganaddha Sutta

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Certa ocasio o Ven. Ananda estava em Kosambi, no monastrio de Ghosita. L ele se dirigiu aos bhikkhus, Amigos!

Sim, amigo, os bhikkhus responderam.

O Ven. Ananda disse: Amigos, qualquer um bhikkhu ou bhikkhuni que declare ter alcanado o estado de arahant na minha presena, todos eles assim o fizeram atravs de um ou outro de quatro modos. Quais quatro?

H o caso em que um bhikkhu desenvolve o insight precedido pela tranqilidade. [1] medida que ele desenvolve o insight precedido pela tranqilidade, o caminho surge. Ele segue aquele caminho, o desenvolve e o cultiva. Ao seguir o caminho, desenvolv-lo e cultiv-lo os seus grilhes so abandonados, as suas tendncias subjacentes so destrudas.[2]

Depois h o caso em que um bhikkhu desenvolve a tranqilidade precedida pelo insight.[3] medida que ele desenvolve a tranqilidade precedida pelo insight, o caminho surge. Ele segue aquele caminho, o desenvolve e o cultiva. Ao seguir o caminho, desenvolv-lo e cultiv-lo os seus grilhes so abandonados, as suas tendncias subjacentes so destrudas.

Depois h o caso em que um bhikkhu desenvolve a tranqilidade em tandem com o insight. [4] medida que ele desenvolve a tranqilidade em tandem com o insight, o caminho surge. Ele segue aquele caminho, o desenvolve e o cultiva. Ao seguir o caminho, desenvolv-lo e cultiv-lo os seus grilhes so abandonados, as suas tendncias subjacentes so destrudas.

Depois h o caso em que um bhikkhu tem a inquietao da mente com respeito ao Dhamma bem sob controle. [5] Mas ento ocore que a mente dele se firma no interior, se estabiliza e se torna concentrada e unificada; e assim surge o caminho. Ele segue aquele caminho, o desenvolve e o cultiva. Ao seguir o caminho, desenvolv-lo e cultiv-lo os seus grilhes so abandonados, as suas tendncias subjacentes so destrudas.

Qualquer um bhikkhu ou bhikkhuni que declare ter alcanado o estado de arahant na minha presena, todos eles assim o fizeram atravs de um ou outro desses quatro modos.

 


 

Notas:

[1] Samatha-pubbangamam vipassanam. Isto se refere a um meditador que faz da tranqilidade o veculo para a sua prtica, (samatha-yanika), isto , aquele que primeiro desenvolve a concentrao para depois desenvolver a prtica de insight. [Retorna]

[2] O caminho, (magga), o primeiro caminho supramundano, entrar na correnteza. Desenvolver o caminho segundo AA significa praticar para realizar os caminhos supramundanos superiores. [Retorna]

[3] Vipassana- pubbangamam samatham. AA: isto se refere ao meditador cuja inclinao natural primeiro desenvolver o insight e depois baseado no insight desenvolver a concentrao, (samadhi). Este meditador faz do insight o veculo para a sua prtica, (vipassana-yanika). [Retorna]

[4] Samatha-vipassanam yuganaddham. Nesta forma de prtica o meditador primeiro alcana o primeiro jhana e depois aplica o insight a essa experincia. O mesmo se aplica os demais jhanas, seguindo dessa forma at que o caminho de entrar na correnteza seja realizado. [Retorna]

[5] Dhammudhacca-viggahitam manasam hoti. De acordo com o AA, a inquietao, (udhacca), neste caso significa a reao ao surgimento das dez corrupes do insight. Essas corrupes so descritas no Vsm XX. Tambm possvel que a inquietao da mente com respeito ao Dhamma seja a aflio causada pela ansiedade que algumas vezes pode precipitar a experincia da iluminao instantnea. [Retorna]

Extratos do paralelo Samyutta Agama 560, de acordo com traduo do Bhikkhu Analayo:

1) ele estabelece a mente, bem estabelece a mente, definitivamente estabelece a mente e treina a mente na tranqilidade e insight ...

2) ele d ateno investigao dos fenmenos e atravs de [tal] contemplao estabelece a mente, bem estabelece a mente, definitivamente estabelece a mente e treina a mente na tranqilidade e insight ...

3) ele pratica ambos tranquilidade e insight em conjunto ...

4) sendo tomado pela agitao ele doma a mente ... definitivamente estabelece a mente e treina a mente na tranqilidade e insight ... "

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Revisado: 14 Maio 2013

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