Anguttara Nikaya 11-13

Adhikarana Sutta

Auto-exame

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


"Bhikkhus, h esses dois poderes. Quais dois? O poder da reflexo e o poder da meditao.

(11, 12, 13) "E qual o poder da reflexo? Aqui, algum reflete assim: 'A conduta corporal imprpria tem um resultado ruim na vida presente e na vida futura; a conduta verbal imprpria tem um resultado ruim na vida presente e na vida futura; a conduta mental imprpria tem um resultado ruim na vida presente e na vida futura. Tendo assim refletido, ele abandona a conduta corporal imprpria e desenvolve a conduta corporal apropriada, ele abandona a conduta verbal imprpria e desenvolve a conduta verbal apropriada; ele abandona a conduta mental imprpria e desenvolve a conduta mental apropriada; ele se mantm na pureza. Esse chamado o poder de reflexo.

(11) "E qual o poder da meditao? O poder da meditao o poder dos treinandos. [1] Baseando-se no poder de um treinando, ele abandona a cobia, a raiva e a deluso, e no age de forma prejudicial: no se dedica a nada ruim. Esse chamado o poder da meditao.

(12) "E qual o poder da meditao? Aqui, um bhikkhu desenvolve o fator da iluminao da ateno plena, que tem como base o afastamento, desapego e cessao que amadurece no abandono. Ele desenvolve o fator da iluminao da investigao dos fenmenos ... Ele desenvolve o fator da iluminao da energia ... Ele desenvolve o fator da iluminao do xtase ... Ele desenvolve o fator da iluminao da tranqilidade ... Ele desenvolve o fator da iluminao da concentrao ... Ele desenvolve o fator da iluminao da equanimidade, que tem como base o afastamento, desapego e cessao que amadurece no abandono. Esse chamado o poder da meditao.

(13) "E qual o poder da meditao? Aqui, afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades no hbeis, um bhikkhu entra e permanece no primeiro jhana, que caracterizado pelo pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos do afastamento. Abandonando o pensamento aplicado e sustentado, ele entra e permanece no segundo jhana, que caracterizado pela segurana interna e perfeita unicidade da mente, sem o pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos da concentrao. Abandonando o xtase, ele entra e permanece no terceiro jhana que caracterizado pela felicidade sem o xtase, acompanhada pela ateno plena, plena conscincia e equanimidade, acerca do qual os nobres declaram: Ele permanece numa estada feliz, equnime e plenamente atento. Com o completo desaparecimento da felicidade, ele entra e permanece no quarto jhana, que possui nem felicidade nem sofrimento, com a ateno plena e a equanimidade purificadas. Esse chamado o poder da meditao.

(11, 12, 13) "Estes bhikkhus, so os dois poderes."

 


Notas:

[1] Veja a definio de treinando (sekha) no glossrio.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 9 Fevereiro 2013

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.