26. Brahmanavagga

O Brmane

 


 

 

Brmane, empenhe-se e destrua a torrente,
deixe de lado os prazeres dos sentidos,
tendo compreendido a cessao do condicionado,
realize nibbana.
                                                        Dhp 383

[Nota 1]

Quando o brmane alcana o pice
dos dois caminhos,
ele realiza a verdade
e todos grilhes desaparecem.
                                                        Dhp 384

[Nota 2]

Em quem no h esta nem a outra margem,
tampouco ambas,
sem temores e livre dos grilhes,
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 385

[Nota 3]

Meditando, isolado, livre de contaminaes,
com a tarefa feita, livre das impurezas,
tendo realizado o objetivo supremo,
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 386

[Nota 4]

O sol brilha durante o dia,
a lua ilumina a noite,
o rei brilha na sua armadura,
o brmane brilha nos jhanas.
Mas durante todo o dia e noite tambm
resplandecente brilha o Buda.
                                                        Dhp 387

Removendo o mal ele chamado brmane,
com a conduta serena ele chamado samana,
tendo removido todas as contaminaes ele chamado pabbajita.
                                                        Dhp 388

[Nota 5]

No acerte um brmane,
nem que por isso ele reaja.
Vergonha quem acerta um brmane,
mais vergonha quem se deixa tomar pela raiva.
                                                        Dhp 389

A mente que se afasta do que querido
de grande benefcio para um brmane.
O tanto que cessa a inteno de causar o dano,
na mesma medida dukkha cessa.
                                                        Dhp 390

Quem no pratica o mal
atravs do corpo, linguagem ou mente,
contido dessas trs formas,
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 391

Tal como o sacerdote brmane reverencia o fogo,
da mesma forma deve ser reverenciado
aquele de quem se aprende o Dhamma
ensinado pelo Perfeitamente Iluminado.
                                                        Dhp 392

No pelo ascetismo, linhagem,
ou nascimento, algum se torna um brmane.
Mas naquele em que est presente a verdade e o Dhamma,
ele puro, um brmane.
                                                        Dhp 393

[Nota 6]

Para que serve esse cabelo emaranhado?
Para que serve esse manto de pele de antlope?
No seu ntimo h o emaranhado das paixes,
somente no exterior voc se mostra purificado.
                                                        Dhp 394

[Nota 7]

Vestindo um manto feito de trapos,
o corpo com veias expostas,
s na floresta, cultivando os jhanas,
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 395

[Nota 8]

Eu no digo que algum seja um brmane
devido sua origem e linhagem.
Se os impedimentos ainda nele se ocultam,
ele apenas um dos que diz Senhor.
Mas aquele que est desimpedido e no tem mais apego:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 396

Rompendo todos os grilhes,
no mais abalado pela raiva,
superando todos os vnculos, emancipado:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 397

Cortando todas as amarras e correias,
bem como o cabresto e a embocadura,
cuja trave foi removida, iluminado:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 398

[Nota 9]

Agentando sem o menor indcio de ressentimento,
o abuso, a violncia e tambm o cativeiro,
cujo poder e fora verdadeira a pacincia:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 399

No se incendeia com a raiva,
obediente, virtuoso e modesto,
domesticado, suportando o seu ltimo corpo:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 400

Como a chuva nas folhas do ltus,
ou uma semente de mostarda na ponta duma agulha,
de modo algum se apega aos prazeres sensuais:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 401

Nesta mesma vida realizando por si mesmo
o fim de todo o sofrimento,
deitando o fardo e se emancipando:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 402

[Nota 10]

Com profundo entendimento, sbio,
hbil na distino entre o caminho e o descaminho,
tendo alcanado o objetivo supremo:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 403

[Nota 11]

Reservado em relao aos chefes de famlia
e da mesma forma em relao aos contemplativos,
perambulando sem morada fixa e com poucas necessidades:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 404

Renunciando violncia contra todos os seres vivos,
fracos ou fortes,
que no mata ou faz com que outros matem:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 405

Amigvel entre os hostis,
pacfico entre os violentos,
desapegado entre os apegados:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 406

Cobia e raiva, presuno e desprezo,
se despegaram igual semente de mostarda
da ponta duma agulha:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 407

Empregando linguagem gentil,
instrutiva, verdadeira,
sem ofender a ningum:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 408

No mundo nunca toma nada
que no tenha sido dado, quer seja longo ou curto,
grande ou pequeno, bom ou ruim:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 409

No deseja mais nada
quer seja deste mundo ou do prximo,
livre do desejo e emancipado:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 410

No possui mais apegos,
nem perplexidades, pois sabe,
tendo mergulhado no Imortal:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 411

Neste mundo transcendendo todos os vnculos
tanto com os mritos como com os demritos,
livre do sofrimento, imaculado e puro:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 412

Imaculado como a lua,
puro, sereno e imperturbado,
tendo destrudo o desejo por ser/existir:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 413

[Nota 12]

Superando esse samsara lodoso,
perigoso, enganador,
meditando com os jhanas, cruzando para a outra margem,
imperturbvel, sem perplexidade,
realizando nibbana atravs do desapego:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 414

Abandonando os prazeres sensuais
renunciando vida em famlia, perambulando como um eremita,
destruindo ambos o desejo pelos prazeres dos sentidos
e pela continuada existncia:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 415

Abandonando o desejo
renunciando vida em famlia, perambulando como um eremita,
destruindo ambos o desejo
e a continuada existncia:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 416

Abandonando todos os vnculos humanos,
e transcendendo todos os vnculos celestiais,
desapegando-se de todos os vnculos:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 417

Abandonando o deleite e o descontentamento,
arrefecido e sem apegos,
o heri que transcendeu todo o mundo:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 418

Conhecendo de todos os modos
a morte e o renascimento dos seres,
desapegado, abenoado, iluminado:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 419

Cujo destino no do conhecimento
de devas e humanos,
um arahant com as impurezas destrudas:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 420

Sem apego por absolutamente nada,
do passado, presente e futuro,
desimpedido e sem se agarrar a nada:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 421

O lder do rebanho, o perfeito heri,
o grande sbio, o conquistador,
imperturbvel, imaculado, iluminado:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 422

Conhecendo as suas vidas passadas,
vendo os mundos paradisacos e os mundos inferiores,
chegando ao fim dos nascimentos,
um sbio com perfeito conhecimento supra-humano,
completo em todos aspectos:
esse o verdadeiro brmane.
                                                        Dhp 423

 


 

ndice                                                                                             

 


 

Notas:

[Nota 1 - Verso 383] Sota chinda - "destrua a torrente" sendo que a torrente representa os desejos pelos prazeres dos sentidos.

Originalmente o termo "brmane" era empregado para pessoas com elevada estatura espiritual - homens santos; na poca do Buda os brmanes haviam se convertido numa casta de sacerdotes privilegiados que conquistavam o seu status com base no nascimento e no com base em alguma genuna santidade interior. Nos seus discursos o Buda identificou o arahant como sendo o verdadeiro brmane pois ele merece esse ttulo por conta da purificao da mente com a completa eliminao de toda cobia, raiva e deluso, independente da sua linhagem familiar. [Retorna]

[Nota 2 - Verso 384] O pice dos dois caminhos representa o cultivo de samadhi - concentrao e vipassana - insight.
Os grilhes - samyojana - aprisionam a mente ao ciclo de renascimentos - samsara. [Retorna]

[Nota 3 - Verso 385] Esta margem e a outra margem representam respectivamente as seis bases internas e as seis bases externas - veja ayatana no glossrio.
Tampouco ambas representa no fabricar nada como "eu" ou "meu", veja o Mahapunnama Sutta.
Livre dos grilhes, veja samyojana no glossrio. [Retorna]

[Nota 4 - Verso 386] Livre de contaminaes - kilesa. Livre das impurezas - asava [Retorna]

[Nota 5 - Verso 388] Brmane, samana, pabbajita: essas so as categorias dos religiosos na poca do Buda. Eles se dedicavam a diversos tipos de prticas religiosas. Aqui o Buda explica quem o verdadeiro brmane, samana e pabbajita. [Retorna]

[Nota 6 - Verso 393] A verdade neste caso se refere s Quatro Nobres Verdades. O Dhamma se refere aos quatro caminhos supramundanos, os seus frutos e nibbana, veja ariya-puggala no glossrio. [Retorna]

[Nota 7 - Verso 394] Na poca do Buda esse tipo de prtica asctica como o cabelo emaranhado e vestir-se com peles de animais eram considerados sinais de santidade. [Retorna]

[Nota 8 - Verso 395] O corpo com veias expostas devido ao ascetismo e magreza. [Retorna]

[Nota 9 - Verso 393] Amarras (raiva), correias (desejo), cabresto (idias incorretas), embocadura (tendncias latentes), trave (ignorncia). [Retorna]

[Nota 10 - Verso 402] O fardo so os agregados - khandha. A emancipao de todas as contaminaes - kilesa. [Retorna]

[Nota 11 - Verso 403] Que conhece o caminho para os mundos inferiores, para os mundos paradisacos e para nibbana. [Retorna]

[Nota 12 - Verso 413] Imperturbado pelas contaminaes - kilesa. [Retorna]


ndice                                                                                             

 

 

Revisado: 26 Setembro 2015

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