O que o Vazio (suata)?

Por

Ajaan Suchart Abhijato

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O vazio como o espao. Vazio significa nenhuma coisa (no-thing em ingls). Por exemplo, para que este lugar fique vazio, o que precisamos fazer? Temos que nos livrar de tudo, certo? As pessoas tm que sair daqui, todas as coisas que foram aqui colocadas devem ser retiradas, assim este lugar ficar vazio.

Nibbana o vazio da mente. A mente est cheia de tantas coisas: pensamentos, desejos, emoes. Essas coisas entulham a mente. Eles tornam a mente infeliz. O Buda disse que temos que nos livrar de todas as coisas que ocupam espao na nossa mente. Temos que limpar tudo da mente, ou seja, limpar todos os nossos desejos, nossos anseios, nossa ganncia, nossa raiva, nossa deluso, nossos apegos e medos. Temos que nos livrar de tudo o que temos na mente, sendo que a maneira de fazer isso meditando.

Quando meditamos, concentramos a mente num objeto, como por exemplo a respirao. Se pudermos manter a concentrao na respirao, a mente gradualmente ir parar de criar todos esses pensamentos e emoes. Tudo na mente criado pela prpria mente - pela volio e pela memria. Pensamos, lembramos e assim comeamos a criar todos os tipos de sentimentos e emoes sobre as coisas que pensamos. Quando paramos de pensar, tudo desaparece, assim a mente fica vazia.

Entrando em jhana quando a mente fica vazia. No entanto, existe uma parte da mente que sempre ir permanecer, no ir desaparecer. O que resta a paz e a felicidade. Isto o que o vazio significa - o vazio da mente.

O que precisamos fazer meditar. Quando meditamos, deixamos de criar todas as coisas que confundem a mente, que so as volies ou os pensamentos. Podemos par-los usando a ateno plena (sati), concentrando a mente num objeto. Para a meditao sentada, o Buda recomendou usar a respirao como objeto de meditao, de modo a impedir a mente de pensar, de criar todas as coisas que entulham a mente.

Ento, se pudermos fazer isso, quando a mente parar de gerar pensamentos, ficar vazia. Quando fica vazia, a mente entra em jhana. Torna-se calma e pacfica. No tem emoo, nem raiva, nem amor, nem medo, nem deluso. Este o primeiro passo para criar o vazio na mente, criar suata. Mas esta uma situao temporria porque saindo da meditao a mente comea a gerar todos os tipos de pensamentos novamente. Quando vemos alguma coisa ou quando ouvimos alguma coisa, comeamos a gerar desejos ou anseios, comeamos a ter gostos ou desgostos novamente.

O prximo passo a ser feito, se quisermos nos livrar das coisas que entulham a mente, usar a sabedoria ou o insight, que o Buda descobriu ser o que ensina a mente a parar de reagir ao que entra em contato. Ensinando a mente a ver que tudo com o que entra em contato impermanente, pode causar sofrimento ou tristeza. No vamos poder control-la ou administr-la para sempre nos proporcionar felicidade, porque tudo vem e vai. Tudo surge e cessa. Tudo impermanente.

Ento, se pudermos ver que todas as coisas com as quais a mente entra em contato so anicca (impermanente), dukkha (causa tristeza ou sofrimento), anatta (no est sob o nosso controle), ento sabemos que melhor no se envolver com elas. Apenas as conhecemos, mas no temos nenhum apego por elas. Essa a sabedoria que o Buda descobriu de modo a esvaziar a mente.

Ento, a mente estar vazia de pensamentos e emoes, independentemente do que entre em contato com a mente. A mente estar vazia tal como fica em samadhi ou jhana, sem estarmos em jhana. Esta a maneira de esvaziar a mente permanentemente. Uma vez que tenhamos essa sabedoria, sempre poderemos ensinar a mente a no gerar nenhum tipo de emoo, nenhum tipo de amor, raiva, medo ou deluso. Assim a mente estar vazia.

Portanto so dois passos. O primeiro passo meditar, para ver como quando limpamos a mente de todos os entulhos. Descobrimos que sem nada ficamos muito mais felizes. O prximo passo quando samos da meditao e entramos em contato com as coisas, ensinamos a mente que melhor no ter nada ou se envolver com coisas que podem entulh-la pois causam mais sofrimento do que felicidade. melhor estar vazia. Pois estar vazia mais feliz do que ter algo. Isso sabedoria.

Essa sabedoria ensinar a mente a abrir mo de tudo e no desejar ou ansiar por nada. Assim, embora a mente ainda entre em contato com as coisas e as pessoas, ela tem uma atitude diferente. A mente os toma pelo que so. Vm e vo. Surgem e cessam. O que quer que acontea no causa sofrimento mente, porque a mente no tem apego. No tem desejo, podem vir e podem ir; podem desaparecer; podem morrer, porque essas so as coisas que no podemos controlar. como a natureza. No podemos controlar a natureza. No podemos controlar o sol, a chuva, o vento, mas podemos conviver com alegria. Isto ensinar a mente e esvaziar-se por completo.

 

 

Revisado: 15 Outubro 2018

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