Hora e Local Certos para Comer

Por

Ajaan Brahmavamso

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Para um monge (um monge ou monja) a comida deve ser considerada como se fosse um remdio e no como um prazer. No esprito do Caminho do Meio, apenas a quantidade suficiente deve ser ingerida para manter o corpo saudvel. No Kitagiri Sutta encontrada a seguinte passagem:

"Em certa ocasio, o Abenoado estava perambulando por Kasi junto com uma grande Sangha de bhikkhus. L ele se dirigiu aos monges desta forma:

Bhikkhus, eu me abstenho de comer noite. Fazendo isso, estou livre de enfermidades e aflies e desfruto de boa sade, energia e bem-estar. Venham, bhikkhus, abstenham-se de comer noite. Fazendo isso, vocs tambm estaro livres de enfermidades e aflies e desfrutaro de boa sade, energia e bem-estar.

Consequentemente, comer apenas no perodo do amanhecer at o meio-dia tornou-se a tradio para os monges budistas, mas no sem alguma resistncia no incio. No Latukikopama Sutta o Venervel Udayin diz o seguinte para o Buda :

"Venervel senhor, no passado costumvamos comer noite, pela manh e durante o dia, fora do horrio apropriado. Ento, houve uma ocasio em que o Abenoado se dirigiu aos bhikkhus da seguinte forma: Bhikkhus por favor abandonem essa refeio durante o dia, fora do horrio apropriado. Venervel senhor, eu fiquei preocupado e triste, pensando: Chefes de Famlia dedicados nos do bons alimentos de vrios tipos durante o dia, fora do horrio apropriado, no entanto, o Abenoado nos diz para abandonar isso, o Sublime nos diz para renunciar a isso."

Ento apenas comamos noite e pela manh. Ento houve uma ocasio em que o Abenoado se dirigiu aos bhikkhus da seguinte forma: Bhikkhus por favor abandonem essa refeio noturna, que est fora do horrio apropriado. Venervel senhor, eu fiquei preocupado e triste, pensando: O Abenoado nos diz para abandonar a mais suntuosa dentre as nossas duas refeies, o Sublime nos diz para renunci-la."

Mas o Venervel Udayin, que por sinal era conhecido por ser gordo, logo superou a sua decepo e percebeu os benefcios da restrio no horrio da comida. Alm disso, ele reconheceu que como monges eles obtinham o seu alimento, principalmente na ronda de esmola de alimentos, e sair para esmolar noite tinha algumas desvantagens. O mesmo sutta continua:

J aconteceu, venervel senhor, que bhikkhus perambulando por alimentos no negrume da noite acabaram caindo numa fossa, num esgoto, se meteram num arbusto espinhoso e tropearam numa vaca dormente; eles encontraram criminosos que j haviam cometido crime e aqueles que estavam planejando comet-lo, e eles foram seduzidos por mulheres. Certa vez, venervel senhor, eu fui perambular por alimentos no negrume da noite. Uma mulher lavando um pote me viu atravs do claro de um relmpago e gritou horrorizada: Piedade, o diabo veio me buscar! Eu lhe disse: Irm, eu no sou o diabo, eu sou um bhikkhu perambulando por alimentos Ento um bhikkhu cuja me e pai faleceram! Melhor, bhikkhu, que voc tenha a sua barriga cortada por uma faca afiada de aougueiro do que essa ronda por esmolas no negrume da noite em benefcio da sua barriga!"

Um monge ou monja que come comida fora do horrio apropriado, que do amanhecer at o meio-dia, comete uma ofensa chamada Pacittiya. Para se redimir da ofensa eles devem ir at um companheiro monge ou monja e confessar a ofensa. Este simples reconhecimento tudo o que necessrio pois isso serve para aumentar o senso de dever e de responsabilidade, e por isso um forte incentivo para que algum seja mais meticuloso no futuro. Assim, essas regras do Vinaya no se baseiam na punio, mas sim encorajam mais ateno plena e conteno de modo que o mesmo erro no se repita.

Embora alimentos slidos no sejam permitidos fora do perodo da manh, outras substncias foram autorizadas no perodo da tarde ou noite, especialmente quando h uma necessidade como uma doena. Frutas coadas e sucos vegetais so admissveis no perodo da tarde, especialmente para monges e monjas sedentos. Tambm os cinco "medicamentos" tradicionais indianos: ghee, leo, manteiga/queijo, mel e acar foram autorizados no perodo da tarde como um "tnico" para ser usado em situaes de trabalho pesado, devido ao frio, ou quando h muito pouca comida esmolada. Caldos claros de carne ou feijes so permitidos no perodo da tarde para monges ou monjas muito enfermos. Bebidas como ch, infuses de ervas, gengibre, cacau e caf tambm so permitidas na parte da tarde, tanto quanto um monge ou monja sintam necessidade. No entanto o leite o objeto de alguma controvrsia. Alguns monges dizem que permitido no perodo da tarde, alguns dizem que no ; a nossa tradio diz que no .

Qualquer coisa que seja permitida e aquilo que no permitido, e quando no permitido, um bom monge ou monja sempre se lembra do PORQU comer. O enunciado do Buda que segue abaixo deve sempre ser lembrado quando algum alimento for ingerido, sendo ouvido no nosso monastrio recitado por um dos monges antes de cada refeio:

"Refletindo de maneira sbia, um bhikkhu no toma o alimento como forma de diverso ou para embriaguez, tampouco com o objetivo de embelezamento e para ser mais atraente; mas somente com o propsito de manter a resistncia e continuidade deste corpo, como forma de dar um fim ao desconforto e para auxiliar a vida santa, considerando: Dessa forma darei um fim s antigas sensaes (de fome) sem despertar novas sensaes (de comida em excesso) e serei saudvel e sem culpa e viverei em comodidade." (Apannaka Sutta)

 


 

Fonte: Newsletter, July-September 1990, Buddhist Society of Western Australia.

 

 

Revisado: 29 Maro 2014

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