Os Cinco Obstculos Mentais e Sua Superao

Textos selecionados do Cnone em Pali e dos comentrios.
Compilado e traduzido por Nyanaponika Thera


Contedo:

 


Introduo

A inabalvel libertao da mente a suprema meta na doutrina do Buda. Aqui, libertao significa: a libertao da mente de todas as limitaes, amarras e laos que a amarram Roda do Sofrimento, ao Ciclo de Renascimentos. Isso significa: limpar a mente de todas as impurezas; remover todos os obstculos que barram seu progresso da conscincia mundana (lokiya) para a supramundana (lokuttara-citta), isto , para o estado de Arahant.

So muitos os obstculos que bloqueiam o progresso no caminho espiritual, mas existem cinco em particular, conhecidos pelo termo pali nivarana, que so mencionados frequentemente nos textos Budistas:

1. Desejo sensual (kamacchanda),
2. M-vontade (byapada),
3. Preguia e torpor (thina-middha),
4. Inquietao e ansiedade (uddhacca-kukkucca),
5. Dvida (vicikiccha).

Eles so chamados de "obstculos" porque bloqueiam e envolvem a mente de vrias formas, obstruindo seu desenvolvimento (bhavana). De acordo com os ensinamentos Budistas, o desenvolvimento espiritual duplo: atravs da tranquilidade (samatha-bhavana) e atravs do insight (vipassana-bhavana). A tranquilidade ganha atravs da completa concentrao da mente durante os estados de absoro meditativa (jhana). Para alcanar tais estados, a superao dos cinco obstculos, pelo menos temporariamente, uma condio preliminar. justamente nesse contexto de se atingir os jhanas que o Buda menciona os cinco obstculos em seus discursos.

H cinco fatores mentais constituintes que so os principais representantes do primeiro jhana, chamados portanto de fatores de absoro (jhananga). De acordo com os comentrios, cada um dos cinco obstculos especificamente prejudicial a um desses fatores, impedindo seu desenvolvimento e refinamento requerido para os jhanas; por outro lado, o cultivo desses fatores alm do nvel comum funciona como um antdoto contra os obstculos, preparando o caminho para os jhanas. Nesse texto indicada a relao entre esses dois grupos de cinco na seo com o ttulo do obstculo correspondente.

No somente os jhanas, mas tambm os nveis menores de concentrao mental so bloqueados pelos cinco obstculos. Portanto a concentrao de "acesso" ou "vizinhana" (upacarasamadhi), um estgio preliminar para a total absoro (appana) que ocorre nos jhanas. A concentrao momentnea (khanikasamadhi) tambm est afastada da presena dos obstculos. Alm desses estados superiores de desenvolvimento mental, qualquer tentativa sincera de se ter viso clara e um modo de vida puro ser seriamente afetada pela presena dos cinco obstculos.

Essa influncia generalizada e danosa dos cinco obstculos revela uma necessidade urgente de se diminuir o poder deles atravs de esforos contnuos. Ningum deve acreditar que suficiente prestar ateno nos obstculos somente durante os momentos em que se est sentado para meditao. Esse esforo de ltima hora para suprimir os obstculos raramente ter xito a no ser que seja auxiliado pela dedicao prvia durante a vida diria.

Algum que aspire sinceramente inabalvel libertao da mente deveria, portanto, escolher uma "base de trabalho" com importncia direta e prtica: um kammatthana no seu sentido mais amplo, em que est baseada toda a estrutura de sua vida. Agarrar-se a essa "base de trabalho", nunca perd-la de vista por muito tempo, isso, por si s, j ser um progresso considervel e encorajador no controle e desenvolvimento da mente, porque dessa forma, as foras direcionadoras da mente sero consideravelmente fortalecidas. Algum que escolheu a superao dos cinco obstculos como "base de trabalho" deveria examinar qual dos cinco o mais forte no seu caso pessoal. Ento essa pessoa deve observar cuidadosamente como, e em que ocasies, eles geralmente aparecem. Essa pessoa tambm deve, posteriormente, conhecer os estados mentais benficos que permitem que cada um desses obstculos possa ser afastado e, finalmente superado; tambm deve-se examinar a prpria vida em busca de oportunidades para desenvolver essas qualidades, que, nas pginas seguintes, foram indicadas sob as faculdades espirituais (indriya), os fatores de absoro (jhananga) e os fatores da iluminao (bojjhanga). Em alguns casos foram adicionados temas de meditao, o que ir ajudar na superao dos respectivos obstculos.

Entretanto, para um "mundano" (puthujjana), somente uma suspenso temporria e enfraquecimento parcial dos obstculos pode ser alcanado. A final e completa erradicao s ocorre ao se alcanar os estgios do despertar (ariyamagga).

- A dvida eliminada no primeiro estgio, o caminho de entrada na correnteza (sotapatti-magga).
- O desejo sensual, a m-vontade e a ansiedade so eliminnados no terceiro estgio, o caminho de no-retorno (anagami-magga).
- A preguia, o torpor e a inquietao so eliminadas no caminho de Arahant (arahatta-magga).

A recompensa da batalha contra os obstculos no somente limitada a tornar possvel uma concentrao meditativa mais superficial ou profunda, mas tambm, todo passo dado no enfraquecimento desses obstculos nos leva para mais perto dos estgios do despertar, onde a superao dos obstculos inabalvel.

Apesar da maior parte dos textos que seguem, traduzidos dos Discursos do Buda e dos comentrios, se dirigirem aos monges, eles tambm so vlidos para aqueles que vivem em famlia. Assim como os Antigos Mestres dizem: "O bhikkhu (monge) mencionado aqui como um exemplo daqueles dedicados prtica do Ensinamento. Qualquer um que siga tal prtica se inclui no termo 'monge'".

 


Os Cinco Obstculos

I. Textos gerais

"Esses cinco so obstculos, obstrues, corrupes da mente, enfraquecedores da sabedoria. Quais cinco?

O desejo sensual um obstculo, uma obstruo, uma corrupo da mente, enfraquecedor da sabedoria. A m-vontade um obstculo, uma obstruo ... A preguia e o torpor so um obstculo, uma obstruo ... A inquietao e a ansiedade so um obstculo, uma obstruo ... A dvida um obstculo, uma obstruo, uma corrupo da mente, enfraquecedora da sabedoria.

E quando um bhikkhu no abandonou esses cinco obstculos, obstrues, corrupes da mente, enfraquecedores da sabedoria, quando ele no possui fora e tem fraco discernimento, que ele entenda aquilo que benfico para ele mesmo, que ele entenda aquilo que benfico para os outros, que ele entenda aquilo que benfico para ambos, que ele alcance um estado humano superior, que ele realize o verdadeiro nobre conhecimento e viso isso impossvel.

Agora, quando um bhikkhu abandonou esses cinco obstculos, obstrues, corrupes da mente, enfraquecedores da sabedoria, quando ele tem forte discernimento, que ele entenda aquilo que benfico para ele mesmo, que ele entenda aquilo que benfico para os outros, que ele entenda aquilo que benfico para ambos, que ele alcance um estado humano superior, que ele realize o verdadeiro nobre conhecimento e viso isso possvel."

[AN V.51]  

* * *

Bhikkhus, h essas cinco corrupes do ouro, atravs das quais o ouro nem malevel, nem manusevel e tampouco luminoso, mas quebradio e sem as condies apropriadas para ser trabalhado. Quais cinco? O ferro uma corrupo do ouro, atravs da qual o ouro nem malevel, nem manusevel e tampouco luminoso, mas quebradio e sem as condies apropriadas para ser trabalhado. O cobre uma corrupo do ouro ... O estanho uma corrupo do ouro ... O chumbo uma corrupo do ouro ... A prata uma corrupo do ouro ... Essas so as cinco corrupes do ouro, atravs das quais o ouro nem malevel, nem manusevel e tampouco luminoso mas quebradio e sem as condies apropriadas para ser trabalhado.

Do mesmo modo, bhikkhus, h essas cinco corrupes da mente, atravs das quais a mente nem malevel, nem manusevel e tampouco luminosa, mas quebradia e desprovida da correta concentrao para a destruio das impurezas. Quais cinco? O desejo sensual uma corrupo da mente, atravs da qual a mente nem malevel, nem manusevel e tampouco luminosa, mas quebradia e desprovida da correta concentrao para a destruio das impurezas. A m vontade uma corrupo da mente ... A preguia e o torpor so uma corrupo da mente ... A inquietao e a ansiedade so uma corrupo da mente ... A dvida uma corrupo da mente. Essas so as cinco corrupes da mente, atravs das quais a mente nem malevel, nem manusevel e tampouco luminosa, mas quebradia e desprovida da correta concentrao para a destruio das impurezas.

[SN XLVI.33]  

* * *

"E como um bhikkhu permanece contemplando os objetos mentais como objetos mentais referentes aos cinco obstculos?

Aqui, havendo nele desejo sensual, um bhikkhu compreende: 'Existe em mim desejo sensual'; ou no havendo nele desejo sensual, ele compreende: 'No existe em mim desejo sensual'; e ele tambm compreende como se despertam os desejos sensuais que ainda no despertaram e como acontece o abandono de desejos sensuais despertos e como acontece para que desejos sensuais abandonados no despertem no futuro.

Havendo nele m-vontade ... havendo nele preguia e torpor ... havendo nele inquietao e ansiedade ... havendo nele dvida, um bhikkhu compreende: 'Existe dvida em mim'; ou no havendo dvida nele, ele compreende: 'No existe dvida em mim'; e ele compreende como se desperta a dvida que ainda no se despertou e como acontece o abandono da dvida desperta e como acontece para que a dvida abandonada no desperte no futuro."

[MN 10]  

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Fazer uma nota mental imediatamente aps o surgimento de um dos obstculos, assim como recomendado no texto anterior, um mtodo simples, mas tambm muito efetivo para afastar essas e outras contaminaes da mente. Fazendo isso, um "freio" aplicado contra a continuao do fluxo descontrolado dos pensamentos prejudiciais e, a vigilncia da mente ao reaparecimento deles fortalecida. Esse mtodo se baseia no simples fato psicolgico que expressado pelos comentaristas da seguinte forma: "Um pensamento hbil e inbil no podem ocorrer juntos ao mesmo tempo na mente. Portanto, na hora que se reconhece o desejo sensual (que surgiu no momento precedente), aquele desejo sensual no mais existe (h somente o ato de conhecer).

 


II. Os Obstculos Individualmente

"Bhikkhus, tal como este corpo, sustentado pelo alimento, subsiste na dependncia do alimento e no subsiste sem alimento, assim tambm os cinco obstculos, sustentados pelo alimento, subsistem na dependncia do alimento e no subsistem sem alimento."

[SN XLVI.2]  

 


1. Desejo Sensual

A. O alimento do desejo sensual

"H, bhikkhus, o sinal da beleza: dar com frequncia ateno sem sabedoria para isso, esse o alimento para o surgimento do desejo sensual que ainda no surgiu ou para o crescimento e incremento do desejo sensual, uma vez que este tenha surgido."

[SN XLVI.51]  

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B. A esfomeao do desejo sensual

" H, bhikkhus, o sinal da repulsa: dar com frequncia ateno com sabedoria para isso, essa a esfomeao que previne o surgimento do desejo sensual que ainda no surgiu e o crescimento e incremento do desejo sensual, uma vez que este tenha surgido."

[SN XLVI.51]  

* * *

Seis coisas levam ao abandono do desejo sensual:

1. Aprender a meditar em objetos repulsivos;
2. Dedicar-se meditao nos aspectos repulsivos;
3. Guardar as portas dos sentidos;
4. Moderao no comer;
5. Apoio de amigos admirveis;
6. Conversa apropriada.
- Comentrio do Satipatthana Sutta

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1. Aprender a meditar em objetos repulsivos
2. Dedicar-se meditao nos aspectos repulsivos

(a) Objetos repulsivos

"Naquele que est dedicado meditao em objetos repulsivos, a repulso com relao a objetos belos firmemente estabelecida. Esse o resultado."

"Objetos repulsivos" refere-se, em particular, s contemplaes dos cemitrios, assim como dito no Satipatthana Sutta e explicado no Visuddhimagga; mas ela se refere tambm aos aspectos repulsivos dos objetos dos sentidos em geral.

(b) A repugnncia do corpo

"Novamente, bhikkhus, um bhikkhu examina esse mesmo corpo para cima, a partir da sola dos ps e para baixo, a partir do topo da cabea, limitado pela pele e repleto de muitos tipos de coisas repulsivas, portanto: "Neste corpo existem cabelos, plos do corpo, unhas, dentes, pele, carne, tendes, ossos, tutano, rins, corao, fgado, diafragma, bao, pulmes, intestino grosso, intestino delgado, contedo do estmago, fezes, blis, fleuma, pus, sangue, suor, gordura, lgrimas, saliva, muco, lquido sinovial e urina."

[MN 10]  

"O corpo mantido unido pelos tendes e ossos, encoberto pelos msculos e pele, a verdadeira natureza do corpo no percebida... Mas o tolo, tomado pela ignorncia, pensa que tudo isso belo..."

[Snp I.11]  

(c) Outras contemplaes

"Os prazeres sensuais oferecem pouca satisfao, muito sofrimento e muito desespero, e que to grande perigo existe neles."

[MN 14]  

"O desagradvel com aparncia de agradvel, o desamado com aparncia de amado, a dor com a aparncia de felicidade, subjugam aquele que negligente."

[Ud II.8]  

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3. Guardar as portas dos sentidos

"E como, amigo, ele guarda as portas dos meios dos sentidos? Neste caso, ao ver uma forma com o olho, um bhikkhu no se agarra aos seus sinais ou detalhes. Visto que, se permanecer com a faculdade do olho descuidada, ele ser tomado pelos estados ruins e prejudiciais de cobia e tristeza. Ele pratica a conteno, ele protege a faculdade do olho, ele se empenha na conteno da faculdade do olho. Ao ouvir um som com o ouvido ... Ao cheirar um aroma com o nariz Ao saborear um sabor com a lngua Ao tocar um tangvel com o corpo Ao conscientizar um objeto mental com a mente, ele no se agarra aos seus sinais ou detalhes. Visto que, se permanecer com a faculdade da mente descuidada, ele ser tomado pelos estados ruins e prejudiciais de cobia e tristeza. Ele pratica a conteno, ele protege a faculdade da mente, ele se empenha na conteno da faculdade da mente."

[SN XXXV.120]  

"H formas conscientizadas atravs do olho e que so desejveis, agradveis e fceis de serem gostadas, conectadas com o desejo sensual e que provocam a cobia, e se um bhikkhu no busca nelas o prazer, no as acolhe e no permanece atado a elas, o deleite cessa. No havendo o deleite, no h paixo. No havendo a paixo, no h grilhes. Libertado do grilho do deleite esse bhikkhu chamado aquele que vive s. "H sons conscientizados atravs do ouvido aromas conscientizados atravs do nariz sabores conscientizados atravs da lngua tangveis conscientizados atravs do corpo ... objetos mentais percebidos atravs da mente que so desejveis, agradveis e fceis de serem gostados, conectados com o desejo sensual e que provocam a cobia, e se um bhikkhu no busca neles o prazer, no os acolhe e no permanece atado a eles, o deleite cessa. No havendo o deleite, no h paixo. No havendo a paixo, no h grilhes. Libertado do grilho do deleite esse bhikkhu chamado aquele que vive s."

[SN XXXV.63]  

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4. Moderao no comer

"Refletindo de maneira sbia, ele no usa os alimentos esmolados nem para diverso nem para embriaguez, tampouco com o objetivo de embelezamento e para ser mais atraente, somente com o propsito de manter a resistncia e continuidade desse corpo, como forma de dar um fim ao desconforto e para auxiliar a vida santa, considerando: 'Dessa forma darei um fim s antigas sensaes (de fome) sem despertar novas sensaes (de comida em excesso) e serei saudvel e sem culpa e viverei em comodidade.'"

[MN 2]; [MN 39]  

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5. Apoio de amigos admirveis

Aqui se refere, em particular a amigos que so experientes e que podem servir de exemplo e ajuda na superao do desejo sensual, especialmente nas meditaes em objetos repulsivos. Mas tambm se aplica amizade admirvel em geral. Essa mesma explicao vlida para os outros obstculos fazendo as devidas substituies.

"No diga isso, Ananda. Isso toda a vida santa, Ananda, isto , ter pessoas admirveis como bons amigos, companheiros e camaradas. Quando um bhikkhu tem pessoas admirveis como bons amigos, companheiros e camaradas, de se esperar que ele desenvolva e se dedique ao Nobre Caminho ctuplo."

[SN XLV.2]  

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6. Conversa apropriada

Aqui se refere, em particular conversa sobre a superao do desejo sensual, especialmente sobre meditaes em objetos repulsivos. Entretanto, tambm se aplica a toda conversa que ajude algum a progredir no caminho. Essa mesma explicao vlida para os outros obstculos fazendo as devidas substituies.

"Quando um bhikkhu est assim, se a sua mente se inclinar para conversar, ele decide: 'Essa conversa baixa, vulgar, grosseira, ignbil, no traz benefcio e no conduz ao desencantamento, desapego, cessao, paz, conhecimento direto, iluminao e Nibbana, isto , conversa sobre reis, ladres, ministros de estado, exrcitos, alarmes e batalhas; comida e bebida, roupas, moblia, ornamentos e perfumes, parentes; veculos; vilarejos, vilas, cidades, o campo; mulheres e heris; as fofocas das ruas e do poo; contos dos mortos; contos da diversidade (discusses filosficas do passado e futuro), a criao do mundo e do mar e falar sobre a existncia ou no das coisas: desse tipo de conversa eu no participo.' Dessa forma ele possui plena conscincia daquilo.

Mas ele decide: 'Aquelas conversas que tratam da obliterao, que favorecem a libertao da mente, que conduzem ao completo desencantamento, desapego, cessao, paz, conhecimento direto, iluminao e Nibbana, isto , conversas sobre querer pouco, satisfao, afastamento, distncia da sociedade, despertar a energia, virtude, concentrao, sabedoria, libertao, conhecimento e viso da libertao: desse tipo de conversa eu participo.' Dessa forma ele possui plena conscincia daquilo."

[MN 122]  

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As seguintes coisas tambm so teis para superar o desejo sensual:

- Unificao da mente (ekaggata), dos fatores de absoro (jhananga);
- Ateno Plena (sati), das faculdades espirituaiss (indriya);
- Ateno Plena (sati), dos fatores da iluminao (bojjhanga).

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C. Smile

"Suponha, brmane uma tigela com gua misturada com tinta vermelha, amarela, azul ou laranja, se um homem com boa viso examinasse o reflexo da sua face, ele no a perceberia e no a veria como na verdade ela . Do mesmo modo, brmane, quando algum permanece com a mente obcecada pelo desejo sensual ... mesmo os mantras que esto sendo recitados h muito tempo no vm mente, sem falar naqueles que no esto sendo recitados."

[SN XLVI.55]  

 


2. M-Vontade

A. O alimento da m-vontade

"H, bhikkhus, o sinal do repulsivo: dar com frequncia ateno sem sabedoria para isso, esse o alimento para o surgimento da m-vontade que ainda no surgiu ou para o crescimento e incremento da m-vontade, uma vez que esta tenha surgido."

[SN XLVI.51]  

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B. A esfomeao da m-vontade

"H, bhikkhus, a libertao da mente atravs do amor-bondade: dar com frequncia ateno com sabedoria para isso, essa a esfomeao que previne o surgimento da m-vontade que ainda no surgiu e o crescimento e incremento da m-vontade, uma vez que esta tenha surgido."

[SN XLVI.51]  

"Desenvolva a meditao do amor-bondade; pois quando voc desenvolve a meditao do amor-bondade, toda m-vontade ser abandonada.

Desenvolva a meditao da compaixo; pois quando voc desenvolve a meditao da compaixo, toda crueldade ser abandonada.

Desenvolva a meditao da alegria altrusta; pois quando voc desenvolve a meditao da alegria altrusta, todo descontentamento ser abandonado.

Desenvolva a meditao da equanimidade; pois quando voc desenvolve a meditao da equanimidade, toda averso ser abandonada."

[MN 62]  

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Seis coisas levam ao abandono da m-vontade:

1. Aprender a meditar sobre o amor-bondade;
2. Dedicar-se meditao de amor-bondade;
3. Refletir que se herdeiro e dono de suas prprias aes (kamma);
4. Reflexo frequente da forma a seguir:
"Estando com raiva de outra pessoa, o que ns podemos fazer a ela? Ns podemos destruir as virtudes e boas qualidades dela? Ns no chegamos ao estado presente de acordo com nossas aes, e isso tambm no continuar a ocorrer no futuro? Ter raiva com relao ao outro o mesmo que uma pessoa, querendo golpear outra, pegar com as mos brasas incandescentes, ou um anzol de ferro, ou excrementos. E, da mesma forma, se a outra pessoa estiver com raiva de voc, o que ela pode fazer a voc? Ela pode destruir suas virtudes e boas qualidades? Ela tambm chegou ao estado presente de acordo com suas aes, e isso tambm no continuar a ocorrer no futuro? Da mesma forma como um presente recusado, ou como um punhado de poeira jogado contra o vento, a raiva dela ir cair sobre sua prpria cabea."
5. Apoio de amigos admirveis
6. Conversa apropriada
- Comentrio do Satipatthana Sutta

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As seguintes coisas tambm so teis para superar a m-vontade:

- xtase (piti), dos fatores de absoro (jhanaanga);
- Convico (saddha), das faculdades espirituais ((indriya);
- xtase (piti) e equanimidade (upekkha), ddos fatores da iluminao (bojjhanga).

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C. Smile

"Suponha, brmane uma tigela com gua sendo aquecida ao fogo, com a gua borbulhando, se um homem com boa viso examinasse o reflexo da sua face, ele no a perceberia e no a veria como na verdade ela . Do mesmo modo, brmane, quando algum permanece com a mente obcecada pela m vontade ... mesmo os mantras que esto sendo recitados h muito tempo no vm mente, sem falar naqueles que no esto sendo recitados."

[SN XLVI.55]  

 


3. Preguia e torpor

A. O alimento da preguia e torpor

"H, bhikkhus, a letargia descontente, o espreguiamento preguioso, a sonolncia aps a refeio e a preguia mental: dar com frequncia ateno sem sabedoria para isso, esse o alimento para o surgimento da preguia e torpor que ainda no surgiram ou para o crescimento e incremento da preguia e torpor, uma vez que estes tenham surgido."

[SN XLVI.51]  

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B. A esfomeao da preguia e torpor

"H, bhikkhus, o elemento do estmulo, o elemento do empenho, o elemento do esforo: dar com frequncia ateno com sabedoria para isso, essa a esfomeao que previne o surgimento da preguia e torpor que ainda no surgiram e o crescimento e incremento da preguia e torpor, uma vez que estas tenham surgido."

[SN XLVI.51]  

"Com satisfao eu deixaria a carne e o sangue do meu corpo secar, deixando s pele, tendes e ossos, se eu no tiver atingido o que pode ser atingido atravs da firmeza humana, da energia humana e do esforo humano, no haver nenhum relaxamento na minha energia."

[MN 70]  

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Seis coisas que levam ao abandono da preguia e torpor:

1. Saber que comer em excesso uma de suas causas;
2. Trocar a postura do corpo;
3. Focar-se na percepo da luminosidade;
4. Ficar ao ar livre;
5. Apoio de amigos admirveis;
6. Conversa apropriada.

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As seguintes coisas tambm so teis na superao da preguia e torpor:

1. Contemplao sobre a morte
"Hoje o esforo tem que ser feito; amanh a Morte poder vir, quem sabe?"
[MN 131]

2. Percepo do sofrimento naquilo que impermanente
"Quando um bhikkhu com frequncia cultiva a percepo do sofrimento naquilo que impermanente, uma aguada percepo do perigo e temor estabelecida nele em relao letargia, indolncia, preguia, negligncia, falta de determinao e desateno, como em relao a um assassino com a espada levantada."
[AN VII.46]

3. Alegria altrusta
"Desenvolva a meditao da alegria altrusta; pois quando voc desenvolve a meditao da alegria altrusta, todo descontentamento ser abandonado."
[MN 62]

4. Contemplao da jornada espiritual
Tenho de seguir o caminho pelo qual os Budas, Budas "silenciosos" (pacceka-buddha) e Grandes Discpulos caminharam; mas esse caminho no pode ser seguido por uma pessoa indolente.
Vism. IV,55

5. Contemplao sobre a grandeza do Mestre
A completa aplicao da energia era elogiada por meu Mestre, ele incomparvel em suas instrues e uma incomparvel ajuda para todos ns. Ele respeitado por praticar o Dhamma que ele descobriu, no por outra razo.
Vism. IV,55

6. Contemplao sobre a grandeza da Herana
Eu tenho de tomar posse da Grande Herana, conhecida como o Bom Dhamma. Mas uma pessoa indolente no pode faz-lo.
Vism. IV,55

7. Como estimular a mente
Como algum deve estimular sua mente no momento em que for necessria a estimulao? Se devido lentido na aplicao da sabedoria ou devido ao no atingimento da felicidade e tranquilidade, a mente de algum est desmotivada, ento essa pessoa deveria fazer surgir a energia atravs da reflexo em oito objetos motivadores. Esses oito so: nascimento, decaimento, doena e morte; o sofrimento nos mundos miserveis; o sofrimento do passado enraizado na roda da existncia; o sofrimento do futuro enraizado na roda da existncia; o sofrimento do presente enraizado na busca por alimento.
Vism. IV,63

8. Como superar a sonolncia
"Certa vez o Abenoado disse ao Venervel Maha-Moggallana: 'Voc est cabeceando, Moggallana? Voc est cabeceando?' - 'Sim, venervel senhor.'
(1) Ento, Moggallana, qualquer percepo que voc tenha em mente quando a sonolncia surgir, no d ateno para essa percepo, no insista nisso. possvel que, ao fazer isso, voc se livre da sonolncia.
(2) Mas, se ao fazer isso, voc no se livrar da sonolncia, ento traga para a memria o Dhamma da forma como voc o ouviu e memorizou, reexamine e pondere isso na sua mente. possvel que, ao fazer isso, voc se livre da sonolncia.
(3) Mas, se ao fazer isso, voc no se livrar da sonolncia, ento recite em detalhe o Dhamma da forma como voc o ouviu e memorizou. possvel que, ao fazer isso, voc se livre da sonolncia.
(4) Mas, se ao fazer isso, voc no se livrar da sonolncia, ento pressione os lbulos das orelhas e esfregue os membros com as mos. possvel que, ao fazer isso, voc se livre da sonolncia.
(5) Mas, se ao fazer isso, voc no se livrar da sonolncia, ento levante do seu assento e depois de lavar os olhos com gua, olhe em volta em todas as direes e para cima para as estrelas e as constelaes. possvel que, ao fazer isso, voc se livre da sonolncia.
(6) Mas, se ao fazer isso, voc no se livrar da sonolncia, ento coloque a sua ateno na percepo da luz, permanea resoluto na percepo da luz do dia, sendo o dia o mesmo que a noite, a noite o mesmo que o dia. Assim com a ateno aberta e desimpedida desenvolva uma mente luminosa. possvel que, ao fazer isso, voc se livre da sonolncia.
(7) Mas, se ao fazer isso voc no se livrar da sonolncia, ento com os sentidos imersos internamente, sem que a mente se disperse para o exterior, pratique a meditao andando, caminhando para c e para l, com ateno plena e plena conscincia. possvel que, ao fazer isso, voc se livre da sonolncia.
(8) Mas, se ao fazer isso, voc no se livrar da sonolncia, ento deite do lado direito, na postura do leo, com um p sobre o outro, atento e plenamente consciente, aps anotar na sua mente o horrio para levantar. Assim que despertar, levante-se com rapidez, com o pensamento, 'Eu no irei me entregar ao prazer de ficar deitado, o prazer de estar recostado, o prazer da sonolncia.'
Assim, Moggallana, como voc deve treinar."
[AN VII.58]

9. Os cinco perigos ameaadores
"Bhikkhus, quando um bhikkhu que habita as florestas considera cinco perigos futuros, isso o suficiente para que ele permanea diligente, ardente e decidido para alcanar aquilo que ainda no foi alcanado, para obter aquilo que ainda no foi obtido, para realizar aquilo que ainda no foi realizado. Quais cinco?
(1) "Aqui, um bhikkhu reflete assim: 'Eu agora sou jovem, com o cabelo negro, dotado com as bnos da juventude, no primeiro estgio da vida. Mas chegar o tempo em que a velhice ir tomar conta do corpo. Agora, quando algum velho, subjugado pela idade, no fcil se ocupar com os ensinamentos do Buda; no fcil viver em locais afastados nas florestas e bosques. Antes que essa condio indesejada, no aspirada, desagradvel recaia sobre mim, que eu estimule a energia para alcanar aquilo que ainda no foi alcanado, para obter aquilo que ainda no foi obtido, para realizar aquilo que ainda no foi realizado. Assim, quando eu estiver naquela condio, permanecerei tranquilo muito embora esteja velho.' Esse o primeiro perigo futuro que considerado por um bhikkhu o suficiente para que ele permanea diligente, ardente e decidido para alcanar aquilo que ainda no foi alcanado, para obter aquilo que ainda no foi obtido, para realizar aquilo que ainda no foi realizado.
(2) "Novamente, um bhikkhu reflete assim: 'Eu estou raramente enfermo ou aflito, possuindo uma boa digesto, que no nem demasiado fria nem demasiado quente, mas mdia, e adequada para o esforo. Mas chegar o tempo em que a enfermidade ir tomar conta do corpo. Agora, quando algum enfermo, subjugado pela enfermidade, no fcil se ocupar com os ensinamentos do Buda; no fcil viver em locais afastados nas florestas e bosques. Antes que essa condio indesejada, no aspirada, desagradvel recaia sobre mim, que eu estimule a energia para alcanar aquilo que ainda no foi alcanado, para obter aquilo que ainda no foi obtido, para realizar aquilo que ainda no foi realizado. Assim, quando eu estiver naquela condio, permanecerei tranquilo muito embora esteja enfermo.' Esse o segundo perigo futuro que considerado por um bhikkhu o suficiente para que ele permanea diligente, ardente e decidido para alcanar aquilo que ainda no foi alcanado, para obter aquilo que ainda no foi obtido, para realizar aquilo que ainda no foi realizado.
(3) "Novamente, um bhikkhu reflete assim: 'H abundncia de comida, a colheita foi boa, sendo fcil conseguir comida esmolada e fcil subsistir. Mas chegar o tempo em que haver fome, a colheita ser pobre, uma poca em que ser difcil conseguir comida esmolada e no ser fcil subsistir. Numa poca de fome as pessoas migram para os lugares em que h comida em abundncia e as condies de vida so congestionadas e abarrotadas de gente. Agora, quando as condies de vida so congestionadas e abarrotadas de gente, no fcil se ocupar com os ensinamentos do Buda; no fcil viver em locais afastados nas florestas e bosques. Antes que essa condio indesejada, no aspirada, desagradvel recaia sobre mim, que eu estimule a energia para alcanar aquilo que ainda no foi alcanado, para obter aquilo que ainda no foi obtido, para realizar aquilo que ainda no foi realizado. Assim, quando eu estiver naquela condio, permanecerei tranquilo muito embora esteja numa situao de fome.' Esse o terceiro perigo futuro que considerado por um bhikkhu o suficiente para que ele permanea diligente, ardente e decidido para alcanar aquilo que ainda no foi alcanado, para obter aquilo que ainda no foi obtido, para realizar aquilo que ainda no foi realizado.
(4) "Novamente, um bhikkhu reflete assim: 'As pessoas vivem em concrdia, com apreo mtuo, sem disputas, mesclando como leite e gua, vendo um ao outro com bondade. Mas chegar o tempo em que haver perigo, turbulncia na floresta, e as pessoas do campo, montadas sobre os seus veculos fugindo para todos os lados. Numa poca de perigo as pessoas migram para os lugares seguros e as condies de vida so congestionadas e abarrotadas de gente. Agora, quando as condies de vida so congestionadas e abarrotadas de gente, no fcil se ocupar com os ensinamentos do Buda; no fcil viver em locais afastados nas florestas e bosques. Antes que essa condio indesejada, no aspirada, desagradvel recaia sobre mim, que eu estimule a energia para alcanar aquilo que ainda no foi alcanado, para obter aquilo que ainda no foi obtido, para realizar aquilo que ainda no foi realizado. Assim, quando eu estiver naquela condio, permanecerei tranquilo muito embora esteja numa situao de perigo.' Esse o quarto perigo futuro que considerado por um bhikkhu o suficiente para que ele permanea diligente, ardente e decidido para alcanar aquilo que ainda no foi alcanado, para obter aquilo que ainda no foi obtido, para realizar aquilo que ainda no foi realizado.
(5) "Novamente, um bhikkhu reflete assim: 'No h tenso na Sangha - h concrdia, harmonia; sem disputas, com uma nica recitao. Mas chegar o tempo em que haver um cisma na Sangha. Agora, quando h um cisma na Sangha, no fcil se ocupar com os ensinamentos do Buda; no fcil viver em locais afastados nas florestas e bosques. Antes que essa condio indesejada, no aspirada, desagradvel recaia sobre mim, que eu estimule a energia para alcanar aquilo que ainda no foi alcanado, para obter aquilo que ainda no foi obtido, para realizar aquilo que ainda no foi realizado. Assim, quando eu estiver naquela condio, permanecerei tranquilo muito embora esteja numa situao de cisma na Sangha.' Esse o quarto perigo futuro que considerado por um bhikkhu o suficiente para que ele permanea diligente, ardente e decidido para alcanar aquilo que ainda no foi alcanado, para obter aquilo que ainda no foi obtido, para realizar aquilo que ainda no foi realizado." [1]
[AN V.78]

* * *

As seguintes coisas tambm so teis na superao da preguia e torpor:

- Pensamento aplicado (vitakka), dos fatores de abbsoro (jhananga);
- Energia (viriya), das faculdades espirituais (indriya);
- Investigao dos fenmenos (Dhamma vicaya), enerrgia (viriya) e xtase (piti), dos fatores da iluminao (bojjhanga).

* * *

"Numa ocasio, bhikkhus, em que a mente ficar letrgica, inoportuno desenvolver o fator da iluminao da tranquilidade, o fator da iluminao da concentrao e o fator da iluminao da equanimidade. Por qual razo? Porque a mente est letrgica, bhikkhus, e difcil estimul-la com essas coisas.

Numa ocasio, bhikkhus, em que a mente ficar letrgica, oportuno desenvolver o fator da iluminao da investigao dos fenmenos, o fator da iluminao da energia e o fator da iluminao do xtase. Por qual razo? Porque a mente est letrgica, bhikkhus, e fcil estimul-la com essas coisas."

[SN XLVI.53]  

* * *

C. Smile

"Suponha, brmane uma tigela com gua coberta por musgo e plantas aquticas, se um homem com boa viso examinasse o reflexo da sua face, ele no a perceberia e no a veria como na verdade ela . Do mesmo modo, brmane, quando algum permanece com a mente obcecada pela preguia e torpor ... mesmo os mantras que esto sendo recitados h muito tempo no vm mente, sem falar naqueles que no esto sendo recitados."

[SN XLVI.55]  

 


4. Inquietao e Ansiedade

A. O alimento da inquietao e ansiedade

"H, bhikkhus, a mente conturbada: dar com frequncia ateno sem sabedoria para isso, esse o alimento para o surgimento da inquietao e ansiedade que ainda no surgiram ou para o crescimento e incremento da inquietao e ansiedade, uma vez que estas tenham surgido."

[SN XLVI.51]  

* * *

B. A esfomeao da inquietao e ansiedade

"H, bhikkhus, a paz mental: dar com frequncia ateno com sabedoria para isso, essa a esfomeao que previne o surgimento da inquietao e ansiedade que ainda no surgiram e o crescimento e incremento da inquietao e ansiedade, uma vez que estas tenham surgido."

[SN XLVI.51]  

* * *

Seis coisas levam ao abandono da inquietao e ansiedade:

1. Conhecer as escrituras Budistas (Doutrina e Disciplina);
2. Fazer perguntas sobre elas;
3. Familiaridade com o Vinaya (o Cdigo de Disciplina Monstica, e para os discpulos laicos, os princpios de conduta tica);
4. Associar-se com aqueles maduros na idade e experincia, que possuem dignidade, moderao e calma;
5. Apoio de amigos admirveis;
6. Conversa adequada.

* * *

As seguintes coisas tambm so teis na superao da inquietao e ansiedade:

- Concentrao (samadhi), das faculdades espirituaais (indriya);
- Tranquilidade (passaddhi), concentrao (samaadhi) e equanimidade (upekkha), dos fatores da iluminao (bojjhanga).

"Numa ocasio, bhikkhus, em que a mente ficar excitada, inoportuno desenvolver o fator da iluminao da investigao dos fenmenos, o fator da iluminao da energia e o fator da iluminao do xtase. Por qual razo? Porque a mente est excitada, bhikkhus, e difcil acalm-la com essas coisas.

Numa ocasio, bhikkhus, em que a mente ficar excitada, oportuno desenvolver o fator da iluminao da tranquilidade, o fator da iluminao da concentrao e o fator da iluminao da equanimidade. Por qual razo? Porque a mente est excitada, bhikkhus, e fcil acalm-la com essas coisas."

[SN XLVI.53]  

* * *

C. Smile

"Suponha, brmane uma tigela com gua sendo agitada pelo vento, cheia de ondulaes, se um homem com boa viso examinasse o reflexo da sua face, ele no a perceberia e no a veria como na verdade ela . Do mesmo modo, brmane, quando algum permanece com a mente obcecada pela inquietao e ansiedade ... mesmo os mantras que esto sendo recitados h muito tempo no vm mente, sem falar naqueles que no esto sendo recitados."

[SN XLVI.55]  

 


4. Dvida

A. O alimento da Dvida

"H, bhikkhus, coisas que so a base da dvida: dar com frequncia ateno sem sabedoria para isso, esse o alimento para o surgimento da dvida que ainda no surgiu ou para o crescimento e incremento da dvida, uma vez que esta tenha surgido."

[SN XLVI.51]  

* * *

B. A esfomeao da Dvida

"H, bhikkhus, qualidades mentais que so hbeis e inbeis, benficas e prejudiciais, superiores e inferiores, claras e escuras com as suas contrapartidas: dar com frequncia ateno com sabedoria para isso, essa a esfomeao que previne o surgimento da dvida que ainda no surgiu e o crescimento e incremento da dvida, uma vez que esta tenha surgido."

[SN XLVI.51]  

* * *

Das seis coisas que levam ao abandono da dvida, as primeiras trs e as duas ltimas so idnticas s dadas na seo da inquietao e ansiedade. A quarta :

Firme convico no Buda, no Dhamma e na Sangha.

* * *

Alm disso, as seguintes coisas tambm so teis na superao da dvida :

- Pensamento sustentado (vicara), dos fatores de aabsoro (jhananga);
- Sabedoria (paa), das faculdades espirituais (<indriya);
- Investigao dos fenmenos (Dhamma vicaya), dos fatores da iluminao (bojjhanga)

* * *

C. Smile

"Suponha, brmane uma tigela com gua que est trbida, agitada, com lodo, colocada num lugar escuro, se um homem com boa viso examinasse o reflexo da sua face, ele no a perceberia e no a veria como na verdade ela . Do mesmo modo, brmane, quando algum permanece com a mente obcecada pela dvida ... mesmo os mantras que esto sendo recitados h muito tempo no vm mente, sem falar naqueles que no esto sendo recitados."

[SN XLVI.55]  

 


Samaaphala Sutta

I. O Sutta (DN 2)

" ... Dotado desse nobre agregado da virtude, essa nobre conteno das faculdades sensoriais, essa nobre ateno plena e plena conscincia, ele procura um local isolado: na floresta, sombra de uma rvore, uma montanha, uma ravina, uma caverna em uma encosta, um cemitrio, um matagal, um espao aberto, uma cabana vazia. Depois de esmolar alimentos, aps a refeio, ele senta com as pernas cruzadas, com o corpo ereto e coloca a ateno plena sua frente. Abandonando a cobia (equivalente ao desejo sensual) pelo mundo, ele permanece com a mente livre de cobia; ele purifica sua mente da cobia. Abandonando a m-vontade, ele permanece com a mente livre de m-vontade, com compaixo pelo bem-estar de todos seres vivos; ele purifica sua mente da m-vontade. Abandonando a preguia e o torpor, ele permanece livre da preguia e do torpor, perceptivo luz, atento e plenamente consciente; ele purifica sua mente da preguia e do torpor. Abandonando a inquietao e a ansiedade, ele permanece calmo com a mente em paz; ele purifica sua mente da inquietao e da ansiedade. Abandonando a dvida, ele assim permanece tendo superado a dvida, sem perplexidade em relao a qualidades mentais hbeis; ele purifica a mente da dvida.

Suponha que um homem, tomando um emprstimo, invista no seu negcio. Os seu negcios vo bem. Ele paga a dvida e sobra algo para sustentar a sua esposa. O pensamento lhe ocorreria, 'Antes, tomei um emprstimo, investi no meu negcio. Agora o meu negcio foi bem. Eu paguei a dvida e sobrou algo para sustentar minha esposa'. Por causa disso ele experimentaria alegria e felicidade.

Agora suponha que um homem se enferme com dores e seriamente doente. Ele no tolera a comida e no h fora no seu corpo. Conforme o tempo passa, ele finalmente se recupera dessa enfermidade. Ele tolera a comida e h fora no seu corpo. O pensamento lhe ocorreria, 'Antes, eu estava doente ... Agora estou recuperado daquela doena. Eu tolero a minha comida, h fora no meu corpo.' Por causa disso ele experimentaria alegria e felicidade.

Agora suponha que um homem est na priso. Conforme o tempo passa, ele finalmente libertado dessa priso, so e salvo, sem perda de patrimnio. O pensamento lhe ocorreria, 'Antes, eu estava na priso. Agora estou livre da priso, so e salvo, sem perda do meu patrimnio.' Por causa disso ele experimentaria alegria e felicidade.

Agora suponha que um homem um escravo, sujeito a outros, no sujeito a si mesmo, incapaz de ir aonde queira. Conforme o tempo passa, ele finalmente libertado daquela escravido, sujeito a si mesmo, no sujeito a outros, livre, capaz de ir aonde queira. O pensamento lhe ocorreria, 'Antes, eu era um escravo Agora estou livre daquela escravido, sujeito a mim mesmo, no sujeito a outros, livre, capaz de ir aonde queira.' Por causa disso ele experimentaria alegria e felicidade.

Agora suponha que um homem, carregando dinheiro e mercadorias, est viajando por uma estrada em uma regio desolada. Conforme o tempo passa, ele finalmente emerge daquela regio desolada, so e salvo, sem perda de patrimnio. O pensamento lhe ocorreria, 'Antes, carregando dinheiro e mercadorias, eu estava viajando por uma estrada em uma regio desolada. Agora emergi dessa regio desolada, so e salvo, sem perda do meu patrimnio.' Por causa disso ele experimentaria alegria e felicidade.

Da mesma forma, quando esses cinco obstculos no so abandonados por ele, o bhikkhu os considera como uma dvida, uma enfermidade, uma priso, a escravido, uma estrada atravs de uma regio desolada.

Porm, quando esses cinco obstculos so abandonados, ele os considera como no ter dvidas, ter boa sade, estar livre da priso, estar livre da escravido, estar num lugar com segurana.

Vendo que os obstculos foram abandonados por ele, ele fica satisfeito. Satisfeito, o xtase surge. Com o xtase, o seu corpo se acalma. Com o corpo calmo, ele sente felicidade. Sentindo felicidade, a sua mente fica concentrada.

Ento um bhikkhu afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades no hbeis, entra e permanece no primeiro jhana, que caracterizado pelo pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos do afastamento. Ele permeia e impregna, cobre e preenche o corpo com o xtase e felicidade nascidos do afastamento. Ele entra e permanece no segundo... terceiro... quarto jhana ..."

 


II. O Comentrio

A. Os Smiles para os Obstculos

O texto do sutta diz: "Da mesma forma, quando esses cinco obstculos no so abandonados por ele, o bhikkhu os considera como uma dvida, uma enfermidade, uma priso, uma escravido, uma estrada atravs de uma regio desolada."

Aqui o Buda compara o no abandono do obstculo do desejo sensual com estar endividado; o no abandono da m-vontade com estar doente, e assim por diante. Esses smiles devem ser entendidos da seguinte forma:

1. Desejo Sensual

H um homem que se endividou, mas que agora est falido. Nesse caso, se os credores falarem duramente ao pedirem que ele pague a dvida, ele no poderia retaliar e acabaria tendo de tolerar essa situao. devido dvida que ele tem de tolerar isso.

Da mesma forma, se um homem est com a mente preenchida de desejo sensual por uma outra pessoa, ele vai, cheio de desejos pelo objeto de desejo, se apegar a ele. Mesmo que essa pessoa fale duramente com ele, o irrite, ou at mesmo o golpeie, ele ter de tolerar tudo isso. devido ao desejo sensual que ele tem de tolerar isso. dessa forma que o desejo sensual pode ser comparado com estar endividado.

2. M-Vontade

Se um homem sofre de uma doena que cause nusea, e recebe at mesmo mel ou acar, ele no ir desfrutar do sabor. Ele vai rapidamente vomitar, reclamando, " amargo, amargo!"

Da mesma forma, se algum tem temperamento raivoso e censurado por seu professor ou preceptor, que querem o bem dele, ele no aceita o conselho deles. Dizendo "Vocs me atormentam demais!" ele ir deixar a Comunidade, ou ir embora e perambular. Assim como as pessoas que sofrem de uma doena nauseante no desfrutam do sabor do mel e do acar, aquele que tem a doena da raiva no vai desfrutar do sabor do Ensinamento do Buda, que consiste da felicidade dos estados de absoro meditativa, etc. dessa forma que a m-vontade se assemelha doena.

3. Preguia e Torpor

Uma pessoa foi mantida na cadeia durante um dia de festividades, e devido a isso, no pde ver nem o comeo, nem o meio, nem o fim das festividades. Se ele for libertado no dia seguinte, e ouvir pessoas dizendo: "Oh, como foi prazeroso o festival de ontem! Oh, aquelas danas e canes!" ele no ir dar nenhuma resposta. E por que? Porque ele mesmo no aproveitou o festival.

Da mesma forma, mesmo se o mais eloquente discurso no Dhamma for dado, um bhikkhu dominado pela preguia e torpor no saber o comeo, o meio ou o fim. Se depois do discurso, ele ouve elogios: "Como foi agradvel ouvir o Dhamma! Como foi interessante o tpico e como os smiles foram bem colocados!" ele no poder dizer nada. E por que no? Porque, devido sua preguia e torpor ele no aproveitou o discurso. dessa forma que a preguia e torpor podem ser comparados com o aprisionamento.

4. Inquietao e Ansiedade

Se um escravo que quer desfrutar de um festival, mas ouve de seu senhor: "V rapidamente para tal e tal lugar! Existe trabalho urgente para se fazer. Se voc no o fizer, eu irei cortar suas mos e ps, suas orelhas e nariz!". Ouvindo isso esse escravo vai fazer rapidamente o que lhe foi ordenado, e no ir desfrutar de nenhuma parte do festival. Isso ocorre porque ele dependente dos outros.

Da mesma forma, se um bhikkhu no for um bom conhecedor do Vinaya (o Cdigo de Disciplina) e for para a floresta em busca de isolamento. Se em qualquer caso, devido questo da carne que pode ser consumida (Sub-Comentrio: por exemplo: carne de porco) ele acha que no poderia ser consumida (tomando-a como carne de urso), ele deve interromper seu isolamento e purificar sua conduta, deve ir a um bom conhecedor do Vinaya. Assim, ele no poder desfrutar da felicidade originada do isolamento porque ele afetado pela inquietao e ansiedade. dessa forma que a inquietao e ansiedade podem ser comparados escravido.

5. Dvida

Um homem viajando pelo deserto, sabendo que os viajantes podem ser saqueados ou mortos por ladres, ao menor rudo de um graveto ou pssaro ele se torna ansioso e cheio de medo, pensando: "Os ladres apareceram!". Ele vai dar poucos passos, e depois, tomado pelo medo, parar, e continuar dessa forma; ou ele pode at se virar de costas. Parando mais frequentemente que andando, somente com grandes esforos e dificuldades que ele vai chegar em um local seguro, ou talvez nem chegar.

Ocorre algo semelhante com algum em que surgiu a dvida em relao a um dos oito objetos de dvida. [2] Tendo dvidas se o Mestre um Iluminado ou no, ele no pode aceitar isso com confiana. Incapaz de faz-lo, ele no poder atingir os caminhos nem os frutos dos estgios nobres. Assim, como um viajante no deserto no ter certeza se h ou no ladres, ele faz surgir em sua mente um estado de ondulao e vacilao, uma incerteza, um estado de ansiedade; e assim ele cria para si mesmo um obstculo para alcanar o terreno seguro dos estgios do despertar (ariya-bhumi). dessa forma que a dvida pode ser comparada com um viajante no deserto.

 


B. O Abandono dos Obstculos

O texto do sutta diz: "Porm, quando esses cinco obstculos so abandonados, ele os considera como no ter dvidas, ter boa sade, estar livre da priso, estar livre da escravido, estar num lugar com segurana."

1. O Abandono do Desejo Sensual

Um homem, tendo tomado um emprstimo, usa-o para seus negcios e consegue prosperar. Ento ele pensa: "Essa dvida uma causa de vexames". Ele devolve o emprstimo junto com os juros e rasga a nota promissria. Depois disso ele no manda nem mensageiro nem carta aos seus credores; e mesmo que ele se encontre com eles, ele poder decidir se ir ou no se levantar de seu assento e cumpriment-los. E por que? Porque ele no deve mais nada a eles e tambm no dependente deles.

Da mesma forma, um bhikkhu reflete: "O desejo sensual uma causa de obstrues". Ento ele cultiva as seis coisas que levam ao abandono desse obstculo, e finalmente remove o obstculo do desejo sensual. Assim como algum que se libertou da dvida no sente nem medo nem ansiedade ao se encontrar com seus credores, aquele que abandonou o desejo sensual no mais apegado ou atado ao objeto de seu desejo; mesmo que ele veja formas divinas, as paixes no o atingiro.

Por isso o Abenoado comparou o abandono do desejo sensual com estar livre da dvida.

2. O Abandono da M-Vontade

Da mesma forma como uma pessoa que sofre de uma doena que cause nusea, ao ser curado por um medicamento, vai recuperar sua apreciao pelo sabor do mel e do acar, um bhikkhu, refletindo, "Essa m-vontade causa muitos males", desenvolve as seis coisas que levam ao abandono desse obstculo e, finalmente remove o obstculo da m-vontade. Assim como o paciente curado aprecia o sabor do mel e do acar, esse bhikkhu recebe as regras de treinamento com respeito e as cumpre apreciando o valor delas. Por essa razo o Abenoado comparou o abandono da m-vontade com a recuperao da sade.

3. O Abandono da Preguia e Torpor

H uma pessoa que j esteve na cadeia num dia de festival. Mas quando ele libertado e celebra o prximo festival, ele vai pensar: "Antes, devido a uma desateno em minha conduta, tive de ficar na cadeia naquele dia e no pude aproveitar o festival. Dessa vez serei atento". E ele permanece atento sua conduta de forma que nada de prejudicial entre em sua mente. Tendo aproveitado o festival, ele exclama: "Oh, como o festival foi bonito!"

Da mesma forma, um bhikkhu, percebendo que a preguia e torpor causam grandes males, desenvolve as seis coisas que os contrapem, e finalmente ele remove o obstculo da preguia e torpor. Assim como o homem libertado da priso aproveita o festival inteiro, mesmo que por sete dias, esse bhikkhu que abandonou a preguia e torpor capaz de aproveitar o comeo, o meio e o encerramento de um Festival do Dhamma (dhamma-nakkhata), e finalmente atinge o estado de Arahant junto com o qudruplo conhecimento discernente (patisambhida).

Por isso o Abenoado compara o abandono da preguia e torpor com ser libertado da priso.

4. O Abandono da Inquietao e Ansiedade

H um escravo que, com a ajuda de um amigo, paga uma certa quantia ao seu senhor e se torna um homem livre, podendo ento fazer o que ele quiser. Da mesma forma, um bhikkhu, percebendo a grande obstruo causada pela inquietao e ansiedade, cultiva as seis coisas que os contrapem, e finalmente abandona o obstculo da inquietao e ansiedade. E depois de abandon-los ele comparvel a um homem verdadeiramente livre, podendo fazer aquilo que ele quiser. Assim como ningum pode impedir que um homem livre faa aquilo que ele queira, a inquietao e ansiedade no podem impedir esse bhikkhu de andar feliz no caminho da renncia (sukhanekkhama-patipada).

Por essa razo o Abenoado comparou o abandono da inquietao e ansiedade com estar livre da escravido.

5. O Abandono da Dvida

H um homem forte que, com sua bagagem na mo, bem armado e acompanhado, viaja numa regio desolada. Se ladres o vissem de longe, eles fugiriam rapidamente. Atravessando com segurana a regio desolada e chegando a um local seguro, ele se alegrar. Da mesma forma, um bhikkhu vendo que a dvida uma causa de grandes males, cultiva as seis coisas que servem como antdoto, e finalmente abandona a dvida. Assim como um homem forte, armado e bem acompanhado, considerando os ladres em nmero menor assim como a grama no solo, ele sair da regio desolada e chegar a um local seguro; similarmente um bhikkhu, tendo atravessado a regio desolada da conduta incorreta, finalmente chegar um estado de suprema segurana, o estado imortal, Nibbana. Por isso o Abenoado comparou o abandono da dvida com chegar a um local seguro.

 


Notas:

[1] Esse sutta um dos sete textos cannicos recomendados pelo imperador Asoka no Segundo Edito de Pedra de Bhairat; "Venerveis senhores, essas passagens da Lei, ou seja: Temores daquilo que pode vir a ocorrer (anagata-bhayani)..., falados pelo Respeitvel Buda eu desejo que muitos bhikkhus, bhikkhunis e laicos, sejam homens ou mulheres, possam ter a oportunidade de ouvir e tomar como objeto de reflexo". (Vincent A. Smith, Asoka. 3 edio, pg. 54) [Retorna]

[2] Eles so, de acordo com o Vibhanga: dvida a respeito do Buda, Dhamma, Sangha, o (triplo) treinamento, o passado, o futuro, tanto o passado como o futuro, e o condicionamento dos fenmenos. [Retorna]

* * *

Os cinco fatores de absoro:

1. Vitakka (pensamento aplicado)
2. Vicara (pensamento sustentado)
3. Piti (xtase)
4. Sukha (felicidade)
5. Ekaggata (unificao da mente)

As cinco faculdades espirituais:

1. Saddha (convico)
2. Viriya (energia)
3. Sati (ateno plena)
4. Samadhi (concentrao)
5. Paa (sabedoria)

Os sete fatores da iluminao:

1. Sati (ateno plena)
2. Dhamma vicaya (investigao dos fenmenos)
3. Viriya (energia)
4. Piti (xtase)
5. Passaddhi (tranquilidade)
6. Samadhi (concentrao)
7. Upekkha (equanimidade)

 


Agradecemos a colaborao de Raryel Costa Souza na traduo deste guia de estudo do Ingls.

 

 

Revisado: 16 Abril 2013

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