Apego

Por

Ajaan Brahmavamso

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Provavelmente, o termo mais mal compreendido nos crculos Budistas ocidentais aquele normalmente traduzido como 'apego'. Demasiadas pessoas colocaram nas suas cabeas que elas no devem estar apegadas a nada. Alguns pseudo-Budistas equivocados criticam aqueles que vivem uma vida baseada em princpios morais como tendo apego aos preceitos e, assim louvam as aes imorais como um sinal de profunda sabedoria. Outros em crculos Budistas tradicionais disseminam o medo da meditao profunda por incorretamente afirmar que haver apego aos Jhanas. Tudo isso vai longe demais. Talvez o auge da desinformao maldosa foi dito por Rajneesh que alegou "Eu estou to desapegado, no estou nem mesmo apegado ao desapego" e, assim, convenientemente justificando todos os seus excessos.

A palavra em questo em pali upadana, que significa literalmente 'agarrar algo'. comumente utilizada para indicar o 'combustvel' que sustenta um processo, tal como o leo de uma lmpada ser o combustvel/upadana para a chama. Upadana est relacionado ao desejo (tanha). Por exemplo, tanha seria estender a mo para uma deliciosa xcara de caf, upadana seria pegar a xcara. Muito embora pensamos que podemos facilmente soltar da xcara de caf pois a mo no est colada nela, ainda assim upadana. Ns a pegamos. Ns a seguramos.

Felizmente nem todo tipo de apego anti-Budista. O Buda especificou apenas quatro grupos de upadana: 'apego' aos cinco sentidos, 'apego' a idias incorretas, 'apego' idia de que a libertao pode ser alcanada simplesmente atravs de preceitos e rituais, e 'apego' idia da existncia de um 'eu'. H muitas outras coisas que podem ser 'agarradas' ou pelas quais pode haver apego, mas o ponto que apenas esses quatro grupos conduzem ao renascimento, apenas esses quatro so o combustvel para uma existncia futura e mais sofrimento, apenas esses quatro devem ser evitados.

Assim, adotar a prtica da compaixo, adotar a prtica dos cinco preceitos, ou os preceitos maiores de um monge ou monja, e adotar a prtica da meditao - essas no so prticas anti-Budistas e maldoso desencoraj-las classificando-as como 'apegos'. Observar os cinco preceitos , de fato, o desapego dos desejos mais grosseiros como a paixo, cobia e violncia. Praticar a compaixo o desapego do egocentrismo, e praticar a meditao abrir mo do passado, do futuro, dos pensamentos e muito mais. A realizao dos Jhanas nada mais que o desapego do mundo dos cinco sentidos para obter acesso mente. Nibbana abrir mo de uma vez por todas da cobia, da raiva e da deluso, as sementes do renascimento. O parinibbana o movimento final de abrir mo do corpo e da mente (os cinco khandhas). errado sugerir que qualquer um desses estgios de abrir mo so a mesma coisa que o apego.

O caminho como uma escada. Agarramos o degrau acima e abrimos mo do degrau abaixo para puxar-nos para cima. Logo, o degrau que acabamos de agarrar ser o degrau no qual estaremos em p. Ser a hora de abrir mo desse degrau ao agarrar um degrau ainda mais alto para elevar-nos ainda mais. Se a pessoa nunca agarrou [1] nada, ela ir permanecer espiritualmente obtusa.

Para aqueles sem sabedoria, o desapego pode muitas vezes parecer apego. Por exemplo, um pssaro empoleirado no galho de uma rvore noite parece estar firmemente agarrado ao galho, mas na verdade ele est desapegado pois est totalmente adormecido. Quando um pssaro se descontrai e os msculos comeam a relaxar as suas garras se fecham no galho. Quanto mais ele relaxa, mais as garras apertam. por isso que nunca vemos uma pssaro caindo de um poleiro, mesmo quando est dormindo. Pode parecer apego, mas, na verdade relaxar/abrir mo. Abrir mo muitas vezes leva quietude, no se mover de onde estamos, sendo por isso, algumas vezes, confundido como apego.

Portanto, no se deixem influenciar por bem intencionados, mas mal informados Budistas novatos que interpretam upadana/apego de forma completamente equivocada. Apeguem-se sem medo aos seus preceitos, ao seu objeto de meditao e ao caminho, pois este conduz a Nibbana.

 


 

[1] Nota do tradutor: No ingls Ajaan Brahm emprega o termo "grasp" que tem o duplo sentido de "agarrar" e "compreender". No foi encontrado um termo equivalente em portugus e assim foi mantido o termo "agarrar". [Retorna]

Fonte: BSWA Newsletter Dezembro 1999.

 

 

Revisado: 4 Julho 2015

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