Itivuttaka

Isto foi Dito


O Itivuttaka, o quarto livro do Khuddaka Nikaya que consiste de 112 suttas curtos divididos em quatro grupos, recebe esse nome da afirmação no começo de cada um dos discursos: isto (iti) foi dito (vuttam) pelo Abençoado (Bhagavata). Essa coleção como um conjunto é atribuída a uma discípula leiga chamada Khujjuttara, que trabalhava no palácio do Rei Udena de Kosambi como criada de uma das suas rainhas, Samavati. Como a Rainha não podia sair do palácio para ouvir os discursos do Buda, Khujjuttara ía no lugar dela, memorizava aquilo que o Buda dizia e depois regressava ao palácio para ensinar a Rainha e as suas 500 damas de companhia. Pela sua dedicação, o Buda mencionou que Khujjuttara era a principal das suas discípulas leigas em termos de aprendizado. Ela também foi uma professora muito eficaz: quando os apartamentos íntimos do palácio foram mais tarde consumidos num incêndio, matando a Rainha e as suas acompanhantes, o Buda comentou (no Udana VII.10) que todas aquelas mulheres haviam realizado pelo menos o primeiro estágio de iluminação.

Um apanhado geral sobre os ensinamentos dos sutas do itivuttaka também está disponível em áudio.



Suttas do Itivuttaka

Leia acerca dos vários sistemas de numeração dos suttas e as abreviações que são usadas neste site.

Os suttas foram traduzidos do Pali para o inglês por Thanissaro Bhikkhu, Bhikkhu Boddhi, David J Kalupahana, John D. Ireland e F L Woodward.

Conteúdo

Grupo do(s)   Um   Dois   Três  Quatro

 


I – Grupo do Um

•       Lobha Sutta (It. 1) - Cobiça. O abandono da cobiça assegura o não retorno.

•       Dosa Sutta (It. 2) - Raiva. O abandono da raiva assegura o não retorno.

•       Moha Sutta (It. 3) - Delusão. O abandono da delusão assegura o não retorno.

•       Kodha Sutta (It. 4) - Raiva. O abandono da raiva assegura o não retorno.

•       Makkha Sutta (It. 5) - Desdém. O abandono do desdém assegura o não retorno.

•       Mana Sutta (It. 6) - Presunção. O abandono da presunção assegura o não retorno.

•       Sabbapariñña Sutta (It. 7) - Compreende o Todo. A compreensão e o abandono do todo.

•       Manapariñña Sutta (It. 8) - Compreende a Presunção. A compreensão e o abandono da presunção.

•       Lobhapariñña Sutta (It. 9) - Compreende a Cobiça. A compreensão e o abandono da cobiça.

•       Dosapariñña Sutta (It. 10) - Compreende a Raiva. A compreensão e o abandono da raiva.

•       Mohapariñña Sutta (It. 11) - Compreende a Delusão. A compreensão e o abandono da delusão.

•       Kodhapariñña Sutta (It. 12) - Compreende a Raiva. A compreensão e o abandono da raiva.

•       Makkhapariñña Sutta (It. 13) - Compreende o Desdém. A compreensão e o abandono do desdém.

•       Avijjanivarana Sutta (It. 14) - Obstáculo da Ignorância. A ignorância é o maior obstáculo.

•       Tanhasamyojana Sutta (It. 15) – Grilhão do Desejo. O desejo aprisiona os seres ao samsara.

•       Sekha (pathama) Sutta (It. 16) – Treinando. A importância da atenção com sabedoria.

•       Sekha (dutiya) Sutta (It. 17) – Treinando. A importância das amizades.

•       Sanghabheda Sutta (It. 18) - Cisma na Sangha. As conseqüências de um cisma na Sangha.

•       Sanghasamaggi Sutta (It. 19) - União na Sangha. As conseqüências da união na Sangha.

•       Padutthacitta Sutta (It. 20) - Mente Corrompida. O renascimento de alguém com a mente corrompida.

•       Pasannacitta Sutta (It. 21) - Mente Luminosa. O renascimento de alguém com a mente luminosa.

•       Metta Sutta (It.22) – Amor Bondade. Ações meritórias não devem ser temidas.

•       Ubhayattha Sutta (It. 23) - Ambos Casos. A qualidade que assegura benefícios nesta vida e em vidas futuras.

•       Atthipunja Sutta (It. 24) - Pilha de Ossos. Uma ilustração de quanto tempo perambulamos no samsara.

•       Musavada Sutta (It. 25) – Mentira. Quem mente é capaz de todo mal.

•       Dana Sutta (It.26) – Generosidade. Se apenas os seres soubessem os resultados da generosidade.

•       Mettabhavana Sutta (It.27) – Cultivo do Amor Bondade. A realização de méritos comparada com a libertação da mente através do amor bondade.

II – Grupo dos Dois

•       Dukkhavihara Sutta (It. 28) - Permanece com o Sofrimento. Não guardar as portas dos sentidos e sem moderação ao comer.

•       Sukhavihara Sutta (It. 29) - Permanece com a Felicidade. Guardar as portas dos sentidos e moderação ao comer.

•       Tapaniya Sutta (It. 30) - Remorso. Duas coisas que causam remorso.

•       Atapaniya Sutta (It. 31) - Sem Remorso. Duas coisas que não causam remorso.

•       Sila (pathama) Sutta (It. 32) - Virtude. Duas coisas que conduzem ao inferno.

•       Sila (dutiya) Sutta (It. 33) - Virtude. Duas coisas que conduzem ao paraíso.

•       Atapi Sutta (It. 34) - Ardente. Condições para realizar a iluminação.

•       Nakuhana (pathama) Sutta (It. 35) - Enganação. O propósito da vida santa.

•       Nakuhana (dutiya) Sutta (It. 36) - Enganação. O propósito da vida santa.

•       Somanassa Sutta (It. 37) - Alegria. Duas coisas que conduzem à alegria e felicidade.

•       Vitakka Sutta (It. 38) - Pensamentos. Dois pensamentos freqüentes do Buda: a segurança para os seres e o isolamento.

•       Desana Sutta (It. 39) - Ensinamento. Dois ensinamentos do Dhamma.

•       Avijja Sutta (It. 40) - Ignorância. As conseqüências da ignorância.

•       Paññaparihina Sutta (It. 41) - Desprovido de Sabedoria. As conseqüências da falta de sabedoria.

•       Sukka Sutta (It. 42) - Puras. Duas condições que protegem o mundo.

•       Ajata Sutta (It. 43) - Não nascido. A natureza de nibbana.

•       Nibbanadhatu Sutta (It. 44) – Os Elementos de nibbana. Os dois elementos de nibbana.

•       Patisallana Sutta (It. 45) - Afastamento. A importância do afastamento.

•       Sikkhanisamsa Sutta (It. 46) - Benefícios do Treinamento. Os frutos da libertação ou não retorno.

•       Jagariya Sutta (It. 47) - Vigilância. Os frutos da vigilância.

•       Apayika Sutta (It. 48) - Plano Miserável. Dois tipos de pessoas destinadas a um plano miserável.

•       Ditthigata Sutta (It.49) - Suportados por Idéias. Dois pontos de vista.

III – Grupo dos Três

•       Mula Sutta (It.50) - Raiz. As três raízes prejudiciais.

•       Dhatu Sutta (It.51) - Elementos. Os três elementos.

•       Vedana (pathama) Sutta (It.52) - Sensação. Os três tipos de sensações.

•       Vedana (dutiya) Sutta (It.53) - Sensação. Como devem ser vistas as sensações.

•       Esana (pathama) Sutta (It.54) - Buscas. Os três tipos de buscas.

•       Esana (dutiya) Sutta (It.55 ) – Buscas. Os três tipos de buscas.

•       Asava (pathama) Sutta (It.56) - Impurezas. Os três tipos de impurezas.

•       Asava (dutiya) Sutta (It.57) - Impurezas. Os três tipos de impurezas.

•       Tanha Sutta (It.58) – Desejo. Os três tipos de desejo.

•       Maradheyya Sutta (It.59) - Domínio de Mara. As características de um arahant.

•       Puññakiriyavatthu Sutta (It.60) - Bases para o Mérito. As três bases para a realização de méritos.

•       Cakkhu Sutta (It.61) - O Olho. Os três tipos de olho.

•       Indriya Sutta (It.62) - Faculdades. As três faculdades.

•       Addha Sutta (It.63) – Metade. As noções de passado, presente e futuro.

•       Duccarita Sutta (It.64) - Conduta Ruim. Três tipos de conduta ruim.

•       Succarita Sutta (It.65) - Conduta Boa. Três tipos de conduta boa.

•       Soceyya Sutta (It.66) - Pureza. Três tipos de pureza.

•       Moneyya Sutta (It.67) - Perfeição. Três tipos de perfeição.

•       Raga (pathama) Sutta (It.68) - Raiva. Quem está atado por Mara.

•       Raga (dutiya) Sutta (It.69) - Raiva. Quem está atado por Mara.

•       Micchaditthi Sutta (It.70) - Entendimento Incorreto. As conseqüências do entendimento incorreto.

•       Sammaditthi Sutta (It.71) – Entendimento Correto. As conseqüências da prática de ações com base no entendimento correto.

•       Nissaraniya Sutta (It.72) – Escapatória. Os três tipos de escapatórias.

•       Santatara Sutta (It.73) - Mais Pacífico. O reino da forma, sem forma e a cessação.

•       Putta Sutta (It.74) - Filhos. Os três tipos de filhos.

•       Avutthika Sutta (It.75) - Nuvem sem Chuva. Não seja como uma nuvem que não chove.

•       Sukhapatthana Sutta (It.76) - Aspirando Felicidade. A conduta virtuosa pode conduzir à felicidade.

•       Bhidura Sutta (It.77) - Perecível. Contemplando a impermanência.

•       Dhatusosamsandana Sutta (It.78) - Igual aos Elementos. Escolha boas companhias.

•       Parihana Sutta (It.79) - Declínio. Três coisas que conduzem ao declínio de um bhikkhu.

•       Vitakka Sutta (It.80) - Pensamentos. Três tipos de pensamentos prejudiciais.

•       Sakkara Sutta (It.81) - Homenagem. A obsessão pelas homenagens.

•       Devasadda Sutta (It.82) - Palavras dos Devas. Três ocasiões nas quais os devas se rejubilam.

•       Pañcapubbanimitta Sutta (It.83) - Cinco Sinais de Presságio. O falecimento de um deva.

•       Bahujanahita Sutta (It.84) – Para o benefício de muitos. Os três tipos de pessoas que beneficiam a muitos.

•       Asubhanupassi Sutta (It.85) – Contemplação das Coisas Repulsivas. O treinamento de modo conciso.

•       Dhammanudhammapatipanna Sutta (It.86) - Prática de Acordo com o Dhamma. Como alguém pratica de acordo com o Dhamma.

•       Andhakarana Sutta (It.87) – Confusão. Três tipos de pensamentos.

•       Antaramala Sutta (It.88) - Contaminações Interiores. A cobiça, raiva e delusão são perigos interiores.

•       Devadatta Sutta (It.89) - Devadatta. O destino ruim de Devadatta.

•       Aggappasada Sutta (It.90) – Objetos de Pasada. Os três objetos supremos.

•       Jivika Sutta (It.91) - Modo de Vida. O modo de vida de um bhikkhu.

•       Sanghatikanna Sutta (It.92) – A Borda do Manto. Quem vê o Dhamma vê o Buda.

•       Aggi Sutta (It.93) - Fogo. Os fogos da cobiça, raiva e delusão.

•       Upaparikkha Sutta (It.94) - Exame. Um sumário sobre o treinamento da mente.

•       Kamaupapatti Sutta (It.95) - Obtenção dos Prazeres Sensuais. Três formas de obtenção dos objetos dos prazeres dos sentidos.

•       Kamayoga Sutta (It.96) - Grilhão do Prazer Sensual. O grilhão do prazer sensual e do apego a ser/existir.

•       Kalyanasila Sutta (It.97) - Bela Virtude. A bela virtude, bela conduta e bela sabedoria.

•       Dana Sutta (It.98) - Generosidade. Dois tipos de generosidade.

•       Tevijja Sutta (It.99) - O Conhecimento Tríplice. Os três conhecimentos verdadeiros.

IV – Grupo dos Quatro

•       Brahmanadhammyaga Sutta (It.100) - Oferta do Dhamma. Oferecer o Dhamma é superior a tudo.

•       Sulabha Sutta (It.101) - Ganhas Facilmente. Quatro insignificâncias, ganhas facilmente e não passíveis de crítica.

•       Asavakkhaya Sutta (It.102) - A Destruição das Impurezas. Como ocorre a destruição das impurezas.

•       Samanabrahmana Sutta (It.103) - Contemplativos e Brâmanes. Os verdadeiros contemplativos e brâmanes.

•       Silasampanna Sutta (It.104) - Exitoso na Virtude. É de grande ajuda contar com um mestre realizado.

•       Tanhuppada Sutta (It.105) - Estimulando o Desejo. As coisas que podem estimular o desejo num bhikkhu.

•       Sabrahmaka Sutta (It.106) – Vivem com Brahma. Como os filhos devem tratar os seus pais.

•       Bahukara Sutta (It.107) – Grande Ajuda. O suporte mútuo entre a comunidade leiga e a Sangha.

•       Kuha Sutta (It.108) - Enganadores. Estes não são discípulos do Buda.

•       Nadisota Sutta (It.109) - A Correnteza do Rio. Um símile que ilustra o desejo.

•       Cara Sutta (It.110) - Caminhando. Pensamentos de desejo sensual, má-vontade e crueldade.

•       Sampannasila Sutta (It.111) - Perfeito na Virtude. As características da virtude perfeita.

•       Loka Sutta (It.112) – O Mundo. Porque ele é chamado de Tathagata.


Revisado: 5 Julho 2014

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