Sutta Nipata I.6

Parabhava Sutta

Ruína

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Assim ouvi. Em certa ocasião o Abençoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. Então, quando a noite estava bem avançada, uma certa devata com belíssima aparência que iluminou todo o Bosque de Jeta, se aproximou do Abençoado. Ao se aproximar ela homenageou o Abençoado e ficando em pé a um lado a devata disse:

“Nós lhe perguntamos Gotama, sobre o declínio do homem. Qual é a causa para a ruína?”

O Buda:

“É fácil de distinguir aquele que progride, fácil de distinguir aquele que declina. Aquele que ama o Dhamma progride; aquele que é adverso ao Dhamma, declina.”

A devata:

“Nós entendemos isso tal como foi explicado; essa é a primeira causa para a ruína. Diga, Abençoado, qual é a segunda causa para a ruína?” [1]

O Buda:

“Os depravados são amados por ele, ele não gosta dos virtuosos; ele aprova os ensinamentos dos depravados – essa é uma causa para a sua ruína.

“Ele gosta de dormir, aprecia as companhias, indolente, preguiçoso e irritadiço – essa é uma causa para a sua ruína.

“Embora sendo opulento, ele não sustenta pai e mãe que são idosos e deixaram para trás o vigor da juventude – essa é uma causa para a sua ruína.

“Ele engana com a mentira um brâmane ou contemplativo ou qualquer outro mendicante – essa é uma causa para a sua ruína.

“Ele tem muita riqueza, muito ouro e comida, mas desfruta disso tudo sozinho – essa é uma causa para a sua ruína.

“Ele tem orgulho do seu nascimento, da sua riqueza ou seu clã, e despreza os próprios parentes – essa é uma causa para a sua ruína.

“Ele é um devasso, um bêbado, um jogador, que desperdiça tudo que ganha – essa é uma causa para a sua ruína.

“Ele não está satisfeito com as esposas que tem, [2] e ele é visto entre prostitutas e as mulheres dos outros – essa é uma causa para a sua ruína.

“Tendo deixado para trás a juventude, ele toma como esposa uma jovem adolescente e é incapaz de dormir devido ao ciúme – essa é uma causa para a sua ruína.

“Ele coloca numa posição de autoridade uma mulher que tem o hábito da bebida e do desperdício, um homem com comportamento semelhante – essa é uma causa para a sua ruína.

“Ele nasce um nobre, com muita ambição mas parcos recursos, e ambiciona governar – essa é uma causa para a sua ruína.

“Compreendendo bem essas causas para a ruína no mundo, o nobre sábio dotado com o insight, desfruta da bem-aventurança.

 


 

Notas:

[1] Esta linha é repetida depois de cada estrofe a seguir com a respectiva numeração. [Retorna]

[2] Ao que parece na época do Buda, na sociedade Indiana, um homem poderia legalmente ter mais de uma esposa se ele pudesse sustentá-las. Os reis tinham harém. [Retorna]

Nota de Thanissaro Bhikkhu: Enquanto que o Mangala Sutta trata do modo de vida que conduz ao progresso e a felicidade, o Parabhava Sutta o complementa indicando as causas para a ruína. Aquele que permite ser maculado por essas impurezas de conduta bloqueia o seu próprio caminho para o progresso moral e espiritual e diminui tudo aquilo que é verdadeiramente nobre e humano no homem. Mas aquele que está atento a esses perigos mantém aberto o caminho para todas as trinta e oito bênçãos que a natureza humana é capaz.

 

 

Revisado: 13 Maio 2006

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