Samyutta Nikaya XXXVI.22

Atthasatapariyaya Sutta

Cento e Oito Sensações

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, eu ensinarei para vocês um discurso do Dhamma sobre as cento e oito sensações.

“E qual, bhikkhus, é o discurso do Dhamma sobre as cento e oito sensações? Em uma exposição eu falei sobre dois tipos de sensações; em outra exposição eu falei sobre três tipos de sensações; eu falei de cinco tipos de sensações ... seis tipos de sensações ... dezoito tipos de sensações ... trinta e seis tipos de sensações ... cento e oito tipos de sensações.

“E quais, bhikkhus, são os dois tipos de sensações? Sensações corporais e mentais.

“E quais, bhikkhus, são os três tipos de sensações? Sensações prazerosas, sensações dolorosas e sensações nem dolorosas, nem prazerosas.

“E quais, bhikkhus, são os cinco tipos de sensações? A faculdade do prazer, a faculdade da dor, a faculdade da alegria, a faculdade da tristeza e a faculdade da equanimidade.

“E quais, bhikkhus, são os seis tipos de sensações? As sensações que nascem por meio do contato no olho, ouvido, nariz, língua, corpo e mente.

“E quais, bhikkhus, são os dezoito tipos de sensações? Seis examinações acompanhadas pela alegria, seis examinações acompanhadas pela tristeza, seis examinações acompanhadas pela equanimidade. [1]

“E quais, bhikkhus, são os trinta e seis tipos de sensações? Existem seis sensações de alegria baseadas na vida em família e seis sensações de alegria baseadas na renúncia; seis sensações de tristeza baseadas na vida em família e seis sensações de tristeza baseadas na renúncia; seis sensações de equanimidade baseadas na vida em família e seis sensações de equanimidade baseadas na renúncia.[2]

“E quais, bhikkhus, são os cento e oito tipos de sensações? São as trinta e seis sensações acima no passado; são as trinta e seis sensações acima no futuro e são as trinta e seis sensações acima no presente.

“Esse, bhikkhus, é o discurso do Dhamma sobre as cento e oito sensações.”

 


 

Nota:

[1] São examinações mentais que surgem em relação aos seis objetos dos sentidos. Veja também o MN 137. [Retorna]

[2] Novamente, cada tipo de sensação se transforma em seis em relação aos seis objetos dos sentidos. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Dezembro 2004

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.