Samyutta Nikaya XXXVI.10

Phassamulaka Sutta

Enraizadas no Contato

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, essas três sensações nascem do contato, estão enraizadas no contato, têm o contato como sua fonte e condição. Quais três? Sensações prazerosas, sensações dolorosas, sensações nem dolorosas, nem prazerosas.

“Na dependência de um contato para ser experimentado como prazeroso, bhikkhus, surge uma sensação prazerosa. Com a cessação daquele contato para ser experimentado como prazeroso, a correspondente sensação - a sensação prazerosa que surgiu na dependência daquele contato para ser experimentado como prazeroso – também cessa e é aplacada.

“Na dependência de um contato para ser experimentado como doloroso, bhikkhus, surge uma sensação dolorosa. Com a cessação daquele contato para ser experimentado como doloroso, a correspondente sensação - a sensação dolorosa que surgiu na dependência daquele contato para ser experimentado como doloroso – também cessa e é aplacada.

“Na dependência de um contato para ser experimentado como nem doloroso, nem prazeroso, bhikkhus, surge uma sensação nem dolorosa, nem prazerosa. Com a cessação daquele contato para ser experimentado como nem doloroso, nem prazeroso, a correspondente sensação - a sensação nem dolorosa, nem prazerosa que surgiu na dependência daquele contato para ser experimentado como nem doloroso, nem prazeroso – também cessa e é aplacada.

“Bhikkhus, assim como o calor e o fogo são produzidos pela junção e fricção de dois gravetos de madeira, mas quando os gravetos são separados e postos de lado o calor resultante cessa e é aplacado, da mesma maneira aquelas três sensações nascem do contato, estão enraizadas no contato, têm o contato como sua fonte e condição. Na dependência do contato apropriado, a sensação correspondente surge; com a cessação do contato apropriado, a sensação correspondente cessa.”

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Dezembro 2004

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.