Samyutta Nikaya XXXV.81

Sambahulabhikkhu Sutta

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Então um grande número de bhikkhus foram até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo sentaram a um lado e disseram: “Aqui, venerável senhor, errantes de outras seitas nos perguntam: ‘Por qual propósito, amigos, a vida santa é vivida sob o contemplativo Gotama?’ Quando somos assim perguntados, venerável senhor, nós respondemos aos errantes da seguinte forma: ‘Amigos, é para a completa compreensão do sofrimento que a vida santa é vivida sob o Abençoado.’ Venerável senhor, esperamos que ao responder dessa forma, tenhamos dito aquilo que foi dito pelo Abençoado e que não o tenhamos deturpado com algo contrário aos fatos. Esperamos ter explicado de acordo com o Dhamma, de tal modo que nada que dê margem à censura possa de forma legítima ser deduzido da nossa declaração.”

“Com certeza, bhikkhus, ao responderem dessa forma, vocês dizem aquilo que foi dito por mim e não me deturpam com algo contrário aos fatos; vocês explicam de acordo com o Dhamma, e não há nada que possa de forma legítima ser deduzido da sua declaração que dê margem à censura. Pois, bhikkhus, é para a completa compreensão do sofrimento que a vida santa é vivida sob mim.

“Mas, bhikkhus, se os errantes de outras seitas perguntarem a vocês: ‘O que, amigos, é esse sofrimento para cuja completa compreensão a vida santa é vivida sob o contemplativo Gotama?’ – sendo assim perguntados, vocês deveriam responder-lhes da seguinte forma: ‘O olho, amigos, é sofrimento: é para a completa compreensão disso que a vida santa é vivida sob o Abençoado. As formas são sofrimento ... a consciência no olho é sofrimento ... o contato no olho é sofrimento ... qualquer sensação que surja tendo o contato no olho como condição - experimentada como prazer, dor ou nem prazer, nem dor - isso também é sofrimento: é para a completa compreensão disso que a vida santa é vivida sob o Abençoado. O ouvido é sofrimento ... A mente é sofrimento ... qualquer sensação que surja tendo o contato na mente como condição - experimentada como prazer, dor ou nem prazer, nem dor - isso também é sofrimento: é para a completa compreensão disso que a vida santa é vivida sob o Abençoado. Esse, amigos, é aquele sofrimento para cuja completa compreensão a vida santa é vivida sob o Abençoado.’

“Sendo assim perguntados, bhikkhus, vocês deveriam responder a esses errantes de outras seitas dessa forma.”

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Dezembro 2004

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.