Samyutta Nikaya XXXV.72

Chaphassayatana (dutiya) Sutta

As Seis Bases para Contato

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, se um bhikkhu não compreende como na verdade é a origem e a cessação, a gratificação, o perigo e a escapatória no caso dessas seis bases para contato, então, ele não viveu a vida santa; ele está distante deste Dhamma e Disciplina.”

Quando isso foi dito, um certo bhikkhu disse para o Abençoado: “Nesse caso, venerável senhor, eu estou perdido, pois não compreendo como na verdade é a origem e a cessação, a gratificação, o perigo e a escapatória no caso dessas seis bases para contato.”

“O que você pensa, bhikkhu, você considera o olho assim: ‘Isso não é meu, isso não sou eu, isso não é o meu eu?’”

“Sim, venerável senhor.”

“Muito bem, bhikkhu! E aqui, bhikkhu, você deve ver com clareza o olho como na verdade ele é, com correta sabedoria, assim: ‘Isso não é meu, isso não sou eu, isso não é o meu eu.’ Assim essa primeira base para o contato será abandonada para que não exista uma futura renovada existência.

“Você considera o ouvido assim ...? Você considera a mente assim: ‘Isso não é meu, isso não sou eu, isso não é o meu eu?’”

“Sim, venerável senhor.”

“Muito bem, bhikkhu! E aqui, bhikkhu, você deve ver com clareza a mente como na verdade ela é, com correta sabedoria, assim: ‘Isso não é meu, isso não sou eu, isso não é o meu eu.’ Assim essa sexta base para o contato será abandonada para que não exista uma futura renovada existência."

 


>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 20 Dezembro 2014

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.