Samyutta Nikaya XXXV.16

Assadapariyesana (dutiya) Sutta

Buscando Gratificação

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


“Bhikkhus, eu busquei a gratificação nas formas. Qualquer tipo de gratificação que possa haver nas formas - isso eu descobri. Eu vi com clara sabedoria até onde pode chegar a gratificação nas formas.

“Bhikkhus, eu busquei o perigo nas formas. Qualquer tipo de perigo que possa haver nas formas - isso eu descobri. Eu vi com clara sabedoria até onde pode chegar o perigo nas formas.

“Bhikkhus, eu busquei a escapatória das formas. Qualquer tipo de escapatória das formas que possa haver - isso eu descobri. Eu vi com clara sabedoria até onde pode chegar a escapatória das formas.

“Bhikkhus, eu busquei a gratificação ... o perigo ... a escapatória dos sons ... dos aromas ... dos sabores ... dos tangíveis ... dos objetos mentais. Qualquer tipo de escapatória dos objetos mentais que possa haver - isso eu descobri. Eu vi com clara sabedoria até onde pode chegar a escapatória dos objetos mentais.

“Enquanto, bhikkhus, não obtive o conhecimento direto da gratificação, do perigo, e da escapatória dessas seis bases externas, como na verdade elas são, não reivindiquei ter despertado para a insuperável perfeita iluminação neste mundo com os seus devas, maras e brahmas, esta população com seus contemplativos e brâmanes, seus príncipes e povo. Mas quando obtive o conhecimento direto da gratificação, do perigo, e da escapatória dessas seis bases externas, como na verdade elas são, reivindiquei ter despertado para a insuperável perfeita iluminação neste mundo com os seus devas, maras e brahmas, esta população com seus contemplativos e brâmanes, seus príncipes e povo. O conhecimento e visão surgiram em mim: ‘A libertação da minha mente é inabalável. Este é o meu último nascimento. Não há mais vir a ser a nenhum estado.’"

 


>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 20 Dezembro 2014

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.