Samyutta Nikaya XXXV.151

Antevasika Sutta

Discípulo

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


"Bhikkhus, esta vida santa é vivida sem discípulos e sem um mestre. Um bhikkhu que tem discípulos e um mestre permanece no sofrimento, não em conforto. Um bhikkhu que não tem discípulos e não tem um mestre permanece feliz, em conforto.

"Bhikkhus, como um bhikkhu que tem discípulos e um mestre permanece no sofrimento, não em conforto? Aqui, bhikkhus, quando um bhikkhu viu uma forma com o olho, surgem nele estados ruins e prejudiciais, memórias e intenções conectadas com os grilhões. Isso permanece no seu interior. Visto que esses estados ruins e prejudiciais permanecem no seu interior, ele é chamado aquele 'que tem discípulos'. Eles o atacam. Visto que esses estados ruins e prejudiciais o atacam, ele é chamado aquele 'que tem um mestre'.

"Além disso, quando um bhikkhu ouve um som com o ouvido ... conscientiza um objeto mental com a mente ... ele é chamado aquele 'que tem um mestre'. "Dessa forma um bhikkhu que tem discípulos e um mestre permanece no sofrimento, não em conforto.

"Bhikkhus, como um bhikkhu não tem discípulos e não tem um mestre permanece feliz, em conforto? Aqui, bhikkhus, quando um bhikkhu viu uma forma com o olho, não surgem nele estados ruins e prejudiciais, memórias e intenções conectadas com os grilhões. Isso não permanece no seu interior. Visto que esses estados ruins e prejudiciais não permanecem no seu interior, ele é chamado aquele 'que não tem discípulos'. Eles não o atacam. Visto que esses estados ruins e prejudiciais não o atacam, ele é chamado aquele 'que não tem um mestre'.

"Além disso, quando um bhikkhu ouve um som com o ouvido ... conscientiza um objeto mental com a mente ... ele é chamado aquele 'que não tem um mestre'.

"Dessa forma um bhikkhu que não tem discípulos e não tem um mestre permanece feliz, em conforto.

"Bhikkhus, esta vida santa é vivida sem discípulos e sem um mestre. Um bhikkhu que tem discípulos e um mestre permanece no sofrimento, não em conforto. Um bhikkhu que não tem discípulos e não tem um mestre permanece feliz, em conforto."

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 20 Dezembro 2014

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.