Samyutta Nikaya XXXV.104

Yogakkhemi Sutta

Segurança contra o Cativeiro

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Savatthi. “Bhikkhus, eu farei para vocês uma exposição do Dhamma sobre aquele que declara o esforço para se tornar seguro contra o cativeiro. [1] Ouçam e prestem muita atenção àquilo que eu vou dizer.” – “Sim, venerável senhor,” os bhikkhus responderam. O Abençoado disse o seguinte:

“E qual, bhikkhus, é a exposição do Dhamma sobre aquele que declara o esforço para se tornar seguro contra o cativeiro? Existem, bhikkhus, formas conscientizadas através do olho que são desejáveis, agradáveis e fáceis de serem gostadas, conectadas com o desejo sensual e que provocam a cobiça. Elas foram abandonadas pelo Tathagata, cortadas pela raiz, feitas como com um tronco de palmeira, eliminando-as de tal forma que não estarão mais sujeitas a um futuro surgimento. Ele declara que o esforço [deve ser feito] para o seu abandono. Portanto, o Tathagata é chamado aquele que declara o esforço para se tornar seguro contra o cativeiro.

“Existem, bhikkhus, sons conscientizados através do ouvido ... objetos mentais conscientizados pela mente que são desejáveis, agradáveis e fáceis de serem gostados, conectados com o desejo sensual e que provocam a cobiça. Eles foram abandonados pelo Tathagata, cortados pela raiz, como um tronco de palmeira, eliminando-os de tal forma que não estarão mais sujeitos a um futuro surgimento. Ele declara que o esforço [deve ser feito] para o seu abandono. Portanto, o Tathagata é chamado aquele que declara o esforço para se tornar seguro contra o cativeiro.

“Essa, bhikkhus, é a exposição do Dhamma sobre aquele que declara o esforço para se tornar seguro contra o cativeiro.”

 

 


 

Notas:

[1] O cativeiro são os grilhões. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2013

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.