Samyutta Nikaya XXXIV.6

Samadhimulakagocara Sutta

A Extensão com relação à Concentração

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Savatthi. “Bhikkhus, há quatro tipos de meditadores. Quais quatro?

“Aqui, bhikkhus, um meditador tem habilidade na concentração com relação à concentração, mas não tem habilidade na extensão com relação à concentração.[1]

“Aqui, um meditador tem habilidade na extensão com relação à concentração, mas não tem habilidade na concentração com relação à concentração.

“Aqui, um meditador não tem habilidade na concentração com relação à concentração e tampouco tem habilidade na extensão com relação à concentração.

“Aqui, um meditador tem habilidade, tanto na concentração com relação à concentração como na extensão com relação à concentração.

“Com respeito a isso, bhikkhus, o meditador que tem habilidade, tanto na concentração com relação à concentração como na extensão com relação à concentração, é o cabeça, o melhor, o principal, o supremo, o mais excelente de todos esses quatro tipos de meditadores.

“Da mesma forma, bhikkhus, como da vaca se obtém o leite, do leite o creme de leite, do creme de leite a manteiga, da manteiga a manteiga líquida e da manteiga líquida o creme da manteiga líquida, que é considerado o melhor dentre todos esses, assim também, o meditador que tem habilidade, tanto na concentração com relação à concentração como na extensão com relação à concentração, é o cabeça, o melhor, o principal, o supremo, o mais excelente de todos esses quatro tipos de meditadores.”

 


 

Nota:

 

[1] Não tem habilidade na extensão da concentração a ser produzida. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Outubro 2004

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.