Samyutta Nikaya XXXIV.10

Samadhimulakasappayakari Sutta

Adequabilidade com Relação à Concentração

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Savatthi. “Bhikkhus, há quatro tipos de meditadores. Quais quatro?

“Aqui, bhikkhus, um meditador tem habilidade na concentração com relação à concentração, mas não faz aquilo que é adequado relativo à concentração.[1]

“Aqui, um meditador faz aquilo que é adequado relativo à concentração, mas não tem habilidade na concentração com relação à concentração.

“Aqui, um meditador não tem habilidade na concentração com relação à concentração e tampouco faz aquilo que é adequado relativo à concentração.

“Aqui, um meditador é hábil, tanto na concentração com relação à concentração, como em fazer aquilo que é adequado relativo à concentração.

“Com respeito a isso, bhikkhus, o meditador que tem ambos, habilidade na concentração com relação à concentração e faz aquilo que é adequado relativo à concentração, é o cabeça, o melhor, o principal, o supremo, o mais excelente de todos esses quatro tipos de meditadores.

“Da mesma forma, bhikkhus, como da vaca se obtém o leite, do leite o creme de leite, do creme de leite a manteiga, da manteiga a manteiga líquida e da manteiga líquida o creme da manteiga líquida, que é considerado o melhor dentre todos esses, assim também, o meditador que tem habilidade em ambos, na concentração com relação à concentração e em fazer aquilo que é adequado relativo à concentração, é o cabeça, o melhor, o principal, o supremo, o mais excelente de todos esses quatro tipos de meditadores.”

 


 

Notas:

[1] Ele é incapaz de satisfazer as qualidades que ajudam, são adequadas, para a concentração. [Retorna]

 

 

Revisado: 2 Outubro 2004

Copyright © 2000 - 2017, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flávio Maia: designer.