Samyutta Nikaya XXXIII.1

Rupa-aññana Sutta

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Em Savatthi. Então o errante Vacchagotta foi até o Abençoado e ambos se cumprimentaram. Quando a conversa cortês e amigável havia terminado, ele sentou a um lado e disse:

“Mestre Gotama, qual é a causa e a razão porque estas várias idéias especulativas surgem no mundo: ‘O mundo é eterno’ ou ‘O mundo não é eterno’; ou ‘O mundo é finito,’ ou ‘O mundo é infinito’; ou ‘A alma e o corpo são a mesma coisa,’ ou ‘A alma é uma coisa e o corpo outra’; ou ‘O Tathagata existe depois da morte,’ ou ‘O Tathagata não existe depois da morte,’ ou ‘O Tathagata tanto existe como não existe após a morte,’ ou ‘O Tathagata nem existe, nem não existe depois da morte’?”

“Vaccha, é por não conhecer a forma, a sua origem, a sua cessação e o caminho que conduz à sua cessação que essas várias idéias especulativas surgem no mundo: ‘O mundo é eterno’ ... ou ‘O Tathagata nem existe, nem não existe depois da morte’ Essa, Vaccha, é a causa e a razão porque essas várias idéias especulativas surgem no mundo.


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Revisado: 2 Outubro 2004

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