Samyutta Nikaya XXV.4

Samphassa Sutta

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Em Savatthi. “Bhikkhus, o contato no olho é impermanente, se transforma, se torna diferente. O contato no ouvido ... O contato no nariz ... O contato na língua ... O contato no corpo ... O contato na mente é impermanente, se transforma, se torna diferente. Aquele que deposita fé nestes ensinamentos e está decidido por eles é assim chamado um discípulo pela fé, aquele que entrou no caminho da retidão, entrou no plano das pessoas superiores, transcendeu o plano das pessoas mundanas. Ele é incapaz de cometer qualquer ação por força da qual ele poderia renascer no inferno, no reino animal ou no domínio dos fantasmas; ele será incapaz de falecer sem ter realizado o fruto do entrar na correnteza. [1]

“Aquele para quem estes ensinamentos foram aceitos depois de ponderados o suficiente através da sabedoria, é chamado de discípulo do Dhamma, aquele que entrou no caminho da retidão, entrou no plano das pessoas superiores, transcendeu o plano das pessoas mundanas. Ele é incapaz de cometer qualquer ação por força da qual ele poderia renascer no inferno, no reino animal ou no domínio dos fantasmas; ele será incapaz de falecer sem ter realizado o fruto do entrar na correnteza.

“Aquele, que sabe e vê estes ensinamentos desse modo, é chamado aquele que entrou na correnteza, não mais destinado aos mundos inferiores, com o destino fixo, ele tem a iluminação como destino.”

 


 

Notas:

[1] O discípulo pela fé, (saddhanusari), e o discípulo do Dhamma, (dhammanusari), descrito mais abaixo, são os dois tipos de discípulos que praticam para a realização do fruto do entrar na correnteza. Além desses dois, há uma classificação dos nobres discípulos em sete tipos que pode ser encontrada no MN 70. [Retorna]

 

 

Revisado: 2 Outubro 2004

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