Samyutta Nikaya XXV.3

Viññana Sutta

Consciência

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Em Savatthi. “Bhikkhus, a consciência no olho é impermanente, se transforma, se torna diferente. A consciência no ouvido ... A consciência no nariz ... A consciência na língua ... A consciência no corpo ... A consciência na mente é impermanente, se transforma, se torna diferente. Aquele que deposita fé nestes ensinamentos e está decidido por eles é assim chamado um discípulo pela fé, aquele que entrou no caminho da retidão, entrou no plano das pessoas superiores, transcendeu o plano das pessoas mundanas. Ele é incapaz de cometer qualquer ação por força da qual ele poderia renascer no inferno, no reino animal ou no domínio dos fantasmas; ele será incapaz de falecer sem ter realizado o fruto de entrar na correnteza. [1]

“Aquele para quem estes ensinamentos foram aceitos depois de ponderados o suficiente através da sabedoria, é chamado um discípulo do Dhamma, aquele que entrou no caminho da retidão, entrou no plano das pessoas superiores, transcendeu o plano das pessoas mundanas. Ele é incapaz de cometer qualquer ação por força da qual ele poderia renascer no inferno, no reino animal ou no domínio dos fantasmas; ele será incapaz de falecer sem ter realizado o fruto de entrar na correnteza.

“Aquele que sabe e vê estes ensinamentos dessa maneira é chamado um que entrou na correnteza, não mais destinado aos mundos inferiores, com o destino fixo, tendo a iluminação como destino.”

 


 

Notas:

[1] O discípulo pela fé, (saddhanusari), e o discípulo do Dhamma, (dhammanusari), descrito mais abaixo, são os dois tipos de discípulos que praticam para a realização do fruto do entrar na correnteza. Além desses dois, há uma classificação dos nobres discípulos em sete tipos que pode ser encontrada no MN 70. [Retorna]

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Revisado: 2 Outubro 2004

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